INFOILHEUS RENOVA OTIMISMO PELO PÓLO DE INFORMÁTICA
Participaram da solenidade também o vice-prefeito Mário Alexandre Sousa, o presidente da Câmara de Vereadores, Jailson Nascimento, o representante da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEBa), Max Muniz, o representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ajalmar Gusmão, a deputada estadual Ângela Sousa e o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Orlando Oliveira.
Gentil Pires lembrou que o Pólo de Informática tem 15 anos e que o SINEC procurou, ao longo desse tempo, apoiar, representar institucionalmente e promover as ações das indústrias que o compõem. “Apesar de a crise econômica ter atingido o Brasil, o mercado de informática (Tecnologia da Informação) teve um crescimento de 17% sobre o ano anterior, sendo que a previsão era um crescimento acima de 23%”, disse.
Segundo ele, “a consolidação do Pólo de Informática de Ilhéus é uma realidade, entretanto, se faz necessário que algumas ações sejam de fato efetivadas”, a exemplo da qualificação e a especialização da mão-de-obra. E repetiu, como há cinco anos, os principais problemas do Pólo: logística, infraestrutura e legislação adequada. No entanto, confirmou que está em fase final a discussão com o Estado sobre alterações no Decreto 4316/95, que regula os benefícios das indústrias do Pólo de Informática de Ilhéus, “de forma que possa criar as condições de atração de novas empresas e dar mais competitividade às empresas instaladas no Estado e, ainda, através da SUDIC a recuperação do nosso Distrito Industrial”, acrescentou.
Esforços – O vice-prefeito Mário Alexandre Sousa destacou a importância do Pólo – hoje com cerca de 60 empresas, segundo ele -, a coragem e o empreendedorismo dos empresários e trabalhadores a ele vinculados. Ao reconhecer as dificuldades encontradas pelo Pólo de Informática, disse acreditar que, “com o advento do projeto intermodal – com a construção de uma ferrovia, de um novo aeroporto internacional e de um porto off-shore -, a mudança em nossa economia irá se refletir certamente no pólo de informática com a expansão dos investimentos e a facilidade nas importações e exportações.”
Por sua vez, o representante da FIEBa, Max Muniz, revelou ter ficado surpreso, no ano passado, quando veio participar deste evento: “fiquei abismado. Eu não imaginava o nível de tecnologia e de progresso que aqui se encontra e acredito que a maioria dos baianos também não tem esse conhecimento. Infelizmente, o valor desse Pólo não está sendo reconhecido devidamente pelas autoridades municipais, estaduais. Meus amigos, infraestrutura e logística são elementos basilares, essenciais, para implantação do desenvolvimento de qualquer empreendimento industrial. Não está se pedindo privilégio não, está-se pedindo direito, respeito aos direitos elementares industriais”, ressaltou.
Contec – O 3º Congresso de Tecnologia e Informática prossegue nesta sexta-feira, dia 22, às 17 horas, com a palestra “A Importância do Porto Seco na Logística da Bahia”, a ser proferida pelo diretor de Operações e Negócios da Columbia/Eadi Salvador, Murilo Mello. Às 18 horas, o professor doutor Gesil Amarante Segundo, coordenador do Núcleo de Inovações Tecnológicas da UESC, fala sobre “Oportunidades de Colaboração Universidade-Empresa”.
Feira – A Feira de Tecnologia e Informática da INFOILHEUS 5.O funciona aberta ao público das 14 horas às 21 horas, na área de exposições do centro de convenções Luiz Eduardo Magalhães, com exposição e vendas de produtos das principais empresas do Pólo de Ilhéus, além de importantes indústrias nacionais que atuam no ramo da Informática, eletrônica, logística e transportes, embalagens, e de outros segmentos do universo tecnológico, incluindo novos parceiros, como AMD e Positivo, e instituições ligadas ao setor. A visitação é gratuita. No sábado, a feira funcionará das 9 às 14 horas.
Veja fotos by Clodoaldo Ribeiro clicando AQUI e depois na seta para avançar.