ILHÉUS / Prefeitura busca melhorias na saúde junto ao Governo do Estado
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, busca melhorias nos serviços prestados á população junto ao governo do Estado. Nesta quarta-feira, dia 6, a secretária Ledívia Espinheira recebe, em seu gabinete, o diretor de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Ricardo Heinzelmann, para apresentar os dados coletados pelo corpo técnico da secretaria municipal, após vistorias às unidades de atenção básica realizadas desde o mês passado. Com isso, a secretária pretende ampliar a parceria para melhor atender aos ilheenses e turistas.
“Durante a reunião discutiremos com a equipe de atenção básica do Governo do Estado, diversos temas importantes para o avanço do setor, em Ilhéus. Entre eles, as melhorias físicas que precisam ser implementadas, a contratação emergencial de profissionais, os programas que podem ser executados e a captação de recursos necessários para a reforma, ampliação e construção de novas unidades”, comenta Ledívia Espinheira.
Segundo a secretária, as visitas aos postos de saúde são importantes para que a secretaria identifique as unidades que, além de problemas físicos, também possuem carência de pessoal. “Não podemos exigir o bom funcionamento de uma unidade de atenção básica se ela não contar com os profissionais necessários”, enfatiza, acrescentando que “a contratação emergencial será fundamental para a completa reativação do setor”.
OMS – Também conhecida como atenção primária, a atenção básica à saúde foi definida, em 1978, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “atenção essencial à saúde, baseada em métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias presentes nas diversas comunidades. A atenção básica é parte integral do sistema de saúde, sendo um dos enfoques principais do desenvolvimento social e econômico global das populações. É o primeiro nível de contato dos indivíduos com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo, assim, o primeiro elemento de um processo de atenção continuada.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 05.02.2013