Desafio da Seplan é preparar Ilhéus para novo ciclo de desenvolvimento

Secretário de Planejamento, Tecnologia e Orçamento – Joaquim Bastos – Foto Gidelzo Silva – Secom Ilhéus
Entre as propostas específicas da Seplan, Joaquim Bastos destaca o início das discussões do Plano Plurianual (PPA), peça que define as metas e objetivos a serem alcançados pelos governos municipais, estaduais e federal, durante quatro anos. “Neste primeiro momento, as diversas secretarias municipais estão discutindo, internamente, as necessidades e perspectivas de cada setor. Na sequência, com a participação da sociedade organizada, esse levantamento preliminar será debatido no Fórum Compromisso com Ilhéus, que deverá acontecer entre junho e julho”, afirma.
Outra proposta da Seplan é retomar a discussão sobre o Plano Diretor de Ilhéus, instrumento fundamental para orientar a política de ordenamento da expansão urbana. “Precisamos projetar o crescimento sustentável do município para os próximos 20 anos. Para isso, é elementar fazermos uma ampla revisão nas leis complementares do atual Plano Diretor, visando atualizar questões cruciais, como o uso e a ocupação do solo, na tentativa de definir paradigmas capazes de nortear o desenvolvimento da cidade”, diz Bastos.
Saneamento – Como propostas prioritárias, o secretário Joaquim Bastos cita, ainda, a elaboração de um Plano Municipal de Saneamento Básico, incluindo as áreas de esgotamento sanitário, coleta de lixo e abastecimento de água; a revitalização do Centro Histórico de Ilhéus, cujo projeto encontra-se em fase final de adequação, envolvendo aspectos variados, como jardins, iluminação e novo mobiliário e um amplo debate sobre a ocupação do solo de determinadas áreas nobres da cidade, como a avenida Soares Lopes.
O secretário acrescenta que é fundamental otimizar o trabalho do Conselho da Cidade e do Comitê Gestor do Projeto Orla. “O conselho é um fórum consultivo que auxilia a revisão e o acompanhamento dos planos estratégicos da Prefeitura e o comitê desempenha um papel decisivo no processo de implementação das ações do Projeto Orla, que abrange as zonas Sul, Centro e Norte”, explica.
A Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Orçamento tem como missão prioritária a coordenação das ações de governo, através de atividades de planejamento e de gestão pública, com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável do município e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 20.02.2013