AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Mutirão da Secretaria de Infraestrutura contempla o bairro Hernani Sá
IME-Centro passa por grande obra de reforma
União e estado atrasam repassam para o Samu
Prefeitura disponibiliza informações e imagens sobre delimitações de bairros
Ilhéus mobilizada na campanha solidária da tragédia do Rio de Janeiro

***

Mutirão da Secretaria de Infraestrutura contempla o bairro Hernani Sá

A rua Bela Vista, localizada ao lado do cemitério do bairro Hernani Sá, na zona sul de Ilhéus, foi a primeira receber a equipe da secretaria municipal de Infraestrutura que inicia no local mais um mutirão. Na manhã desta quinta-feira (20) o titular da pasta, Marconi Queiróz, acompanhado do secretário de Fazenda, Jorge Bahia, visitou as ruas do bairro e também a Central de Abastecimento local que nos próximos dias deve receber reforma total, visando a padronização dos boxes e a regularização do sistema elétrico, que são uma antiga reivindicação daqueles comerciantes.

No que diz respeito à recuperação das vias do Hernani Sá, Marconi Queiróz salientou que será feita a revitalização da pavimentação com manutenção dos paralelepípedos que na antiga gestão haviam sido colocados com material de má qualidade, o que vinha facilitando sua retirada, causando o risco de acidentes. “A zona sul tem sido um dos focos dos nossos mutirões que já passaram inclusive pelo bairro Nossa Senhora da Vitória, onde parte dos serviços continua”. No Hernani Sá as melhorias ainda segundo o secretário, se estendem até o alto do Mambape, atendendo a outro pedido feito pelos moradores locais.

No caminho 28, o Setor de Parques e Jardins da Secretaria de Desenvolvimento Urbano inicia na próxima semana a construção de uma praça num local já utilizado pela população como espaço de lazer. De acordo com a chefa do Setor, Kátia Farias, essa ação conjunta vai permitir ainda a celeridade de outros serviços, como a manutenção das três praças do bairro, inclusive a conhecida como “Pracinha da Urbis”, importante centro de lazer e alimentação da zona sul da cidade. Os serviços de manutenção também serão reiniciados na próxima semana.

Tapa-Buracos – O mutirão iniciado pela prefeitura no bairro Hernani Sá também contempla a execução do tapa-buracos, que já vem melhorando as condições de tráfego em vários bairros da cidade e desta vez segue desde o bairro Iguape até o Centro Social Urbano (CSU), na Barra de Itaípe. De acordo com Marconi Queiroz até o fim desta semana as ações do ‘tapa-buracos’ estarão concentradas no Parque Infantil e depois chega até o bairro Malhado.

IME-Centro passa por grande obra de reforma

O Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, que completa 72 anos de existência em 2011, passa por obra de reforma. Um dos espaços educacionais mais importantes do município, o IME é beneficiado com a execução de várias intervenções, como pintura interna e externa, recuperação do telhado, conserto do piso e reforma dos sanitários e do auditório, além de revisões nos sistemas elétrico e hidráulico. A secretária da Educação, Lidiney Campos, informa que apesar do ano letivo começar no dia 28 de fevereiro os alunos que estudam no IME-Centro, cuja reforma deve terminar no início de março não serão prejudicados em virtude da elaboração de calendário especial.

No ano passado, o projeto “Dever de Casa”, formatado para dinamizar os serviços prestados pela rede municipal de ensino recuperou diversas unidades escolares na sede e na zona rural de Ilhéus. O projeto inclui a execução de melhorias na infraestrutura das escolas, a agilização da merenda e a contratação de professores e demais servidores públicos. Lidiney Campos disse que “é importante enfatizar que além das reformas, o ‘Dever de Casa’ também promove consertos de pequeno custo para o município, mas de grande importância para o dia-a-dia de alunos e professores”.

Entre as unidades beneficiadas em 2010 com intervenções físicas variadas, melhorando as condições gerais do processo de ensino/aprendizagem, podem ser citadas as escolas municipais Barão de Macaúbas, Nova Jerusalém, Colégio Odete Salman (sede e anexo), Paulo Freire, Dom Valfredo Teppe, Temístocles Andrade, Dom Eduardo, José Haroldo, Pequeno Príncipe, IME-Pontal, Pequeno Davi, Vovô Isaac, Heitor Dias e Nucleada do Banco da Vitória, além das escolas do Couto e de Maria Jape.

História – Na obra “Estórias da história de Ilhéus”, Arthur Brandão e Milton Rosário informam que “em 1º de janeiro de 1939, o engenheiro Osório de Carvalho entregou ao prefeito Mário Pessoa o edifício do ginásio municipal, que teve a sua construção iniciada em julho de 1935, durante o governo de Eusínio Lavigne. O edifício foi projetado pelo arquiteto Lélio Landucci e custou 778 contos de réis ao município”. Durante anos, lembra o fotógrafo e chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, José Nazal, o IME-Centro foi chamado de Ginásio Municipal, passando mais tarde a se chamar Instituto Municipal de Educação. “Mais de meio século depois o espaço passou oficialmente a ser denominado Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, em uma justa homenagem ao seu idealizador e construtor”.

União e estado atrasam repassam para o Samu

O atraso no repasse dos recursos federais e estaduais referentes ao custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem provocado uma crise generalizada nestes serviços em diversos municípios brasileiros. Os problemas acarretam dificuldades no cumprimento de obrigações que vão desde atraso de salários a deficiências nos equipamentos e estrutura física. Diante dessas dificuldades, o Samu de Ilhéus também sofre com o atraso no repasse desses recursos, atingindo principalmente o pagamento salarial dos servidores.

O município não recebe os repasses dessas verbas há três meses e a soma neste período equivale a cerca de R$ 400 mil. Com o intuito de equilibrar a situação, a Secretaria da Saúde tem envidado esforços para realizar o pagamento através de recursos próprios. O secretário Jorge Arouca informou que dentro das providências adotadas já quitou o 13º salário e o pagamento referente ao mês de dezembro será totalmente pago até sexta-feira (21).

O secretário municipal de Saúde entrou em contato com a Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde cobrando a regularização dos repasses. Jorge Arouca explicou que “a alegação da coordenação é que os atrasos nos repasses dos recursos se devem a problemas orçamentários, devido a prestação de contas do governo que se encerrou”. A previsão é de que só a partir de fevereiro o repasse seja realizado normalmente, inclusive o retroativo.

Prefeitura disponibiliza informações e imagens sobre delimitações de bairros

O município de Ilhéus teve os seus 27 bairros delimitados e definidos através da Lei número 3.476, de 30.12.09, o que possibilita ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informar os dados populacionais por bairros relativos ao último censo realizado m 2010, uma vez que até agora informações eram apenas por distritos. Para os interessados, o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Nazal Pacheco, informa que já se encontra veiculado no site da prefeitura – www.ilheus.ba.gov.br – cópia da lei na íntegra e imagens de todos os bairros da cidade, com a discrição do perímetro.

A própria lei exige que no prazo de 2 anos as poligonais sejam geo-referenciadas. Para isso, por orientação do prefeito Newton Lima, o município contratou a empresa Base Aerofotogrametria que irá realizar todo o levantamento, com prazo de 120 dias para entrega do serviço. Com isso, além do resultado, o município contará com o mapa cadastral atualizado e ortorretificado (correção geométrica de alta precisão) na escala de 1:1.000, o que facilita a elaboração do planejamento urbano da cidade, além da atualização da base cadastral. O último trabalho desse porte foi realizado foi realizado 1997, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Até a aprovação da lei número 3.476, apenas o alto da Conquista tinha o seu perímetro legal definido pela Câmara de Vereadores. Com o objetivo de organizar os dados e proceder a atualização, foi protocolado junto aos Correios o levantamento das leis municipais que denominam logradouros públicos, abrangendo o período de 1960 a 2010, para que seja procedida a atualização do cadastro e colocação dos CEPs nos logradouros que ainda não são atendidos. Após a conclusão dos trabalhos pelos Correios o resultado final será encaminhado às concessionárias de serviços de energia elétrica, água e telecomunicação, além dos estabelecimentos bancários.

Algumas correções serão feitas, a exemplo da praça Barão do Rio Branco, na Cidade Nova, que desde 1980 passou a denominar praça Antonio Vianna; o eixo principal do Hernani Sá, que tem a denominação legal de avenida Silvio Silva; o acesso à BA-001 (Ceplus) tem a denominação de avenida Oduvaldo Bacelar; a rua dos Cometas, que agora tem a denominação de rua Jornalista Paulo Pinheiro; a rua Clemente Mariani, hoje denominada rua Radialista Evaldo Tabajara, entre inúmeras outras atualizações.

Para que toda a população tenha conhecimento das mudanças ocorridas com as delimitações dos bairros e a atualização dos nomes dos logradouros, o prefeito Newton Lima já decidiu que assim que todo o trabalho for concluído seja confeccionado um folder para distribuição da população, pois é importante que todos conheçam as mudanças e se adaptem a elas.

Ilhéus mobilizada na campanha solidária da tragédia do Rio de Janeiro

A população de Ilhéus e diversos segmentos organizados do município estão mobilizados na campanha solidária para enviar doações às vítimas da tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro. Para isso, alguns moradores estão engajados nessa ação para arrecadar roupas, alimentos não-perecíveis e materiais de higiene e de limpeza que podem sendo entregues no restaurante Sabor & Arte, no Clube Social de Ilhéus. Os itens arrecadados serão encaminhados para a sede da Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro. Também doações em dinheiro devem ser depositadas na conta da Cruz Vermelha, no Banco do Brasil. A agência é 0080-9 e o número da conta é 76000-5.

Com o intuito de ampliar o número de doações os organizadores da campanha montaram outro ponto de arrecadação no centro histórico com a colocação de estandes no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal. No local, artistas e músicos regionais farão shows na tentativa de chamar a atenção da população para a ação solidária. Já na zona sul, a associação de moradores do bairro Hernani Sá (Ex-Urbis) se dispôs a realizar idêntica atividade para ajudar os desabrigados do Rio de Janeiro.


Apoio da prefeitura e empresários
– Depois de estocado e separado todo o material arrecadado empresários locais vão emprestar caminhões que irão fazer o transporte até a sede da Cruz Vermelha, em Salvador. De lá, os donativos seguem de avião para a central de distribuição, no Rio de Janeiro. A ação solidária também contou o apoio da Prefeitura der Ilhéus.