Quantas pessoas já fizeram essa pergunta: “onde foi parar a minha encomenda postal”?  Tem momentos que ficamos desapontados com muitas coisas no Brasil que não funcionam com responsabilidade! A desatenção com a população e a falta de coerência em decorrência das confusões nas entregas de correspondências e objetos que devem ser recebidos via Correios e Telégrafos, adquiridos através internet. Existem casos em que podem ocasionar sérios prejuízos aos seus usuários, mesmo quando usam o sistema de SEDEX. Estamos falando do Departamento de Correios e Telégrafos da cidade de Ilhéus que está fazendo algumas entregas desordenadas e às vezes alguns carteiros trocando os destinatários.

Fiz uma compra pela internet no valor de 179,00 e passei mais de um mês esperando essa entrega. Consultei a firma a firma que eu havia adquirido o produto e fui informado que já havia sido enviado há algum tempo. Resolvi fazer um rastreamento e descobri que foi entregue a uma senhora em outro endereço perto da rua em que resido, e por minha sorte no rastreio que fiz constava o nome dela.

Fui até lá e a principio notei essa senhora estava procurando ser indiferente ao assunto, e de imediato, afirmei que constava o nome dela como recebedora da minha encomenda. Ela ainda tentou dizer, como alguns dizem, que não sabia da nada. Foi quando tive que acionar a forma da lei comunicando que iria fazer uma queixa policial sobre o sumiço do que me pertencia, e procurar o Correio comunicando a irregularidade do carteiro o qual efetuou a entrega de forma irresponsável, tirando do seu legitimo dono os seus direitos, quase me causando prejuízo.

No dia 28/12, ocorreu novamente outra façanha dessa natureza comigo, só que vinha acompanhando o rastreamento da minha encomenda. Engraçado que no rastreamento estava uma observação dizendo que o carteiro fora três vezes fazer a entrega. Para o Correio e o Carteiro anotavam que era sempre: “DESTINATÁRIO AUSENTE”, mesmo existindo gente na minha residência!

Nesse mesmo dia resolvi verificar no Departamento de Correios de Ilhéus, afinal vendo como evitar que minha encomenda retornasse para São Paulo, Capinas e com certeza teria que pagar novamente o envio através do SEDEX. Fiquei de plantão em minha casa aguardando o tal carteiro. Por volta o meio-dia finalmente chegou um carteiro cheio de pose e quando procurei verificar sobre às vezes em que não foi entregue, de forma arrogante e de ar de quem não estou ai, que não tinha nada com isso, ordenando que eu procurasse ligar para o 0800 e que o Correio determinou que esperasse apenas 2 minutos na porta do destinatário, e que fora disso fosse imediatamente embora após esse tempo, deixando de fazer a entrega, e foi deselegante a falta educação do cara.

Fiquei pensando: Se nessa residência no ato da entrega estiver apenas uma pessoa e que no momento esteja tomando banho, trocando de roupa, ou mesmo fazendo outras necessidades, como poderia sair de qualquer jeito para atender um carteiro apressado, arrogando e despreparado com eu tive o desacerto de encontrá-lo no recebimento da minha encomenda? E, sobre o fato de entregas de encomendas em endereços errados, ou às pessoas que não são seus legítimos donos, ficam por conta de quem essas atitudes inusitadas?

PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia