As atividades voltadas para a elevação da autoestima dos idosos incluíram sessão de cinema, caminhada, dia de beleza e visitas ao abrigo São Vicente de Paulo.

O Cras comemorou o Dia do Idoso com a promoção de diversas atividades interativas - Foto SDS

O Cras comemorou o Dia do Idoso com a promoção de diversas atividades interativas – Foto SDS

Em comemoração ao dia do Idoso, nesta quarta-feira, 1º de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), a através das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizou durante a última semana várias ações voltadas para a elevação da autoestima. Os atendidos pelo centro dos bairros Nossa Senhora da Vitória e Olivença, participaram de uma sessão de cinema e visitaram o Abrigo São Vicente de Paulo.

A equipe do Cras da Barra realizou um café da manhã com caminhada na orla do bairro do Malhado, para os cidadãos que participam do grupo de convivência junto com a Associação de pré-idosos do Sul da Bahia. Os idosos do Cras do Teotônio Vilela também visitaram o Abrigo São Vicente e participaram de um dia de beleza.

Para o titular da SDS, Jamil Ocké, “é importantíssimo resgatar a autoestima dessa população. Através dos nossos programas e serviços, esses idosos participam de atividades lúdicas e esportivas, passeios, além de ações que estimulam o desenvolvimento pessoal”. Ainda de acordo com o secretário, é possível que as pessoas nessa faixa etária adquiram a Carteira do Idoso através dos Cras e também da sede da SDS, localizada na Rua Mário Alfredo, s/n, Conquista.

O Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de bairros do seu espaço de abrangência. Em Ilhéus, as unidades estão localizadas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória e sua extensão no Salobrinho.

O programa funciona como a “porta de entrada” para os serviços prestados pela SDS, oferecendo serviços de orientação e proteção básica em áreas de maior risco social, além de disponibilizar para os usuários da rede socioassistencial atendimento psicossocial, encaminhamento para diferentes tipos de serviços na sede da secretaria. O programa também possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)