Prefeito avalia como positivo o resultado das eleições em Ilhéus
Na visão do prefeito, a vitória expressiva de Rui Costa simboliza a consolidação de projetos fundamentais para o desenvolvimento de Ilhéus e região, como o Porto Sul, a Ferrovia, a duplicação da BR-415, o saneamento da Bacia do Pontal, a construção do Hospital Costa do Cacau e a segunda ponte Centro-Zona Sul.
Após fazer uma avaliação positiva das eleições 2014 em Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro elogiou a demonstração de maturidade cívica dada pela população durante a realização do primeiro turno neste último domingo, 5 de outubro. “Mais uma vez, tivemos no município uma festa da democracia, marcada por uma votação civilizada e sem qualquer incidente”, comentou o chefe do Executivo ilheense durante entrevista ao radialista Gil Gomes, pela manhã, no Programa Alerta Geral, na Rádio Santa Cruz AM.
Mesmo lamentando a alta abstenção de 28%, Jabes Ribeiro afirmou que Ilhéus sai fortalecida das eleições este ano. “A vitória do companheiro Rui Costa foi importantíssima para o futuro da nossa cidade. A consagração de Rui, já no primeiro turno, representa a consolidação de projetos fundamentais para o desenvolvimento de Ilhéus e região, como o Porto Sul, a Ferrovia, a duplicação da BR-415, o saneamento da Bacia do Pontal, a construção do Hospital Costa do Cacau e a segunda ponte Centro-Zona Sul, entre outros”, pontuou.
Na oportunidade, Jabes lembrou que o governador eleito da Bahia foi vencedor em Ilhéus, a exemplo dos demais candidatos apoiados pelo PP (Partido Progressista) municipal. “O novo senador do Estado, Otto Alencar, por exemplo, teve em Ilhéus 6 mil e 500 votos a mais que o segundo colocado. Já os companheiros Mário Negromonte Jr., candidato a deputado federal, e Eduardo Salles, candidato a uma vaga na Assembléia, ambos vitoriosos, também obtiveram boas votações, ficando em segundo lugares no município, respectivamente”, comentou o prefeito que destacou, ainda, o êxito expressivo da presidente Dilma Rousseff que conquistou 38.547 votos, 13 mil a mais que a segunda colocada na cidade, Marina Silva.
Eleito no primeiro turno, o novo governador da Bahia, Rui Costa, conquistou 54,53% dos votos válidos (3.558.975). Já o senador eleito Otto Alencar venceu com 55,88% (3.341.111). Segundo mais votado em todo o Estado, o deputado federal eleito Mário Negromonte Jr. obteve 169.215 votos (2,55%), enquanto que Eduardo Salles, 13º lugar na Bahia para a Assembléia Legislativa, teve 78.331 votos (1,15%). Por fim, a presidente Dilma Rousseff venceu o primeiro turno das eleições gerais 2014 com 43.267.668, o que corresponde a 41,59%.
Governo – Ao falar sobre o apoio pontual de alguns secretários municipais a outras candidaturas, o prefeito Jabes Ribeiro lembrou que lidera um governo de coalizão, com a participação dos partidos que o apoiaram em 2012. “O meu vice, por exemplo, o companheiro Cacá Colchões, é do PMDB. Já o meu secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, é filiado ao PSB. Em certos momentos, visando o fortalecimento político de um governo, é fundamental entender essas situações”, disse.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)