Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
ELA É DILMAIS!
Como diz o jingle que fiz para a presidenta Dilma, “ela é Dilmais”. Apesar da PTfobia que estava tomando conta de muita gente, a presidenta ganhou as eleições até nas Minas Gerais, terra do candidato tucano. Não adiantou a sujeira jornalística da revista Veja, que vai responder a processo pelo seu ato vergonhoso. Para Ilhéus e a Bahia como um todo, foi um alívio. Pode-se dizer que nenhum, repito, nenhum município brasileiro foi tão agraciado pelo Governo Federal como Ilhéus. Repetindo as obras concedidas: Complexo Intermodal Porto Sul (com Ferrovia de Integração Oeste-Leste, dois portos Sul, aeroporto internacional, ZPE); Escola Técnica Federal, Hospital Regional, Universidade Federal da Costa do Cacau, ponte Ilhéus-Pontal, duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna e Saneamento Básico do Pontal. Ainda bem que Dilma venceu as eleições, pois não teremos mais o medo de que essas obras não se concretizassem.
TURISMO DE ESPORTES
Um dos segmentos apontados pela OMT-Organização Mundial de Turismo, e que mais poderia desenvolver a atividade em Ilhéus seria o Turismo de Esportes. Com 86 quilômetros de praias, rios e a baía do Pontal, bastaria para que se desenvolvesse todas atividades afins, como a Pesca de Praia, Pesca Oceânica, corrida de regatas e de caiaques, surf, windsurf, stand up, e outras modalidades afins. Mas o fato, é que nada se faz. Itacaré e Canavieiras estão semanalmente nas manchetes dos jornais regionais, estaduais e nacionais. Na semana passada lemos que os municípios de Itacaré e Camaçarí ganharam do Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual, embarcações de pesca oceânica construídos com recursos do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste).
Porque será que IIhéus não se mexe? Será porque o Turismo não é prioritário? Ou falta competência de alguém, ou de muitos…?
OUTROS SEGMENTOS
Mas não é somente no Turismo de Esportes que Ilhéus está parado. Também nos outros segmentos onde tem potencial e não sabe ou não quer desenvolver, como o Turismo Cultural, o Turismo de Eventos (apesar de sermos um dos poucos municípios com o equipamento Centro de Convenções), o Turismo Religioso (apesar de termos igrejas em vários estilos arquitetônicos, a terceira capela rural mais antiga do Brasil, três padroeiros, etc). Volto a insistir: PRECISAMOS NOS MEXER!
CASACOR
Lembrando que o evento Casacor Ilhéus-Itabuna já começou e irá até o dia 30 de novembro, no Clube Cidadelle, situado no Km 24 da Rodovia Jorge Amado, e aberto ao público de quinta-a domingo. É importante que se prestigie esse evento, já que ele sempre foi realizado nas capitais e pela primeira vez vem a Ilhéus e Itabuna. Os profissionais de arquitetura e decoração apresentam vários espaços ambientados de acordo com sua criatividade e aguardam sugestões dos visitantes.
MORTE NA PRAIA DO CRISTO
No próximo dia 7 de novembro, sexta-feira às 19 horas, será lançado na Academia de Letras de Ilhéus o segundo livro deste colunista, denominado “Morte na Praia do Cristo e outros contos”. Diferentemente do seu livro anterior, “O Velho Adolpho – a história de uma tocaia”, ambientado nas matas da região cacaueira, o livro a ser lançado apresenta quatro contos diferenciados em estilo e locais onde acontecem. Sintam-se desde já convidados, meus amigos e leitores, também em nome da Editora Mondrongo, e da Academia de Letras de Ilhéus.
EVENTOS
Neste mês de novembro estão previstos outros eventos, além do Casacor Ilhééus-Itabuna. No dia 15 de novembro vai acontecer em Ilhéus, a segunda etapa do Campeonato Baiano de Pesca, na modalidade “pesca de robalo com iscas artificiais”. A pesca será disputada na Praia do Cristo, próximo à cabana de Badaca. O evento está sendo organizado pelo Rei do Mangue e Pesca Itacaré e as inscrições podem ser feitas pelo site www.baianodepescaesportiva.com.br.
Nos dias 28, 29 e 30 de novembro acontece também em Ilhéus, o 17º Encontro Baiano de Capoeira, com abertura prevista para as 17 horas na sede da Entidade Tengão, no bairro da Conquista. O evento terá a participação de vários municípios baianos e de outros estados, e terá na programação show folclórico, palestras, apresentação afro, troca de cordel e formatura.
B I T S – T U R
Neste mês de novembro teremos apenas a visita de um transatlântico, o MSC Lirica, que chegará no próximo dia 11 *** Na temporada passada, foram quatro navios no mês de novembro… *** Vão começar as desapropriações e reassentamentos para implantação do Porto Sul *** A empresa Queiroz Galvão mostrou interesse junto ao Governo, na construção do Aeroporto Internacional de Ilhéus *** Parece que a coisa agora vai *** Só o turismo é que não vai…