SEMÁFORO SAPETINGA/JARDIM PONTAL
Os semáforos que permitem o controle de saída e entrada de veículos para a Sapetinga e Jardim Pontal, de algum tempo não estão funcionando regularmente, causando sérios transtornos aos moradores, principalmente nos finais de semana.
Procuramos razões daqui e dali e finalmente conseguimos algumas informações através de conversas que tivemos com pessoas envolvidas com o problema.
Seguem os diálogos mantidos com um Agente de Trânsito e um funcionário da empresa, que segundo se comenta, é a responsável pela manutenção dos semáforos da cidade.
Vamos aos fatos, primeiro com o Agente de Trânsito, em seguida com o funcionário da tal firma que nem sei o nome.
Cidadão Zécarlos Jr.: Senhor, bom dia! Sou morador da Sapetinga e gostaria de saber porque os semáforos estão sempre sem funcionar, notadamente nos finais de semana quando o trânsito dobra a sua intensidade? É uma alternativa da SETRANS para que o fluxo de veículos tenha mais mobilidade?
Agente: Não senhor! Os semáforos estão com defeito e precisam de conserto/manutenção, são antigos, com peças que sofrem a ação do tempo e daí apresentam estes defeitos.
Cidadão Zécarlos Jr.: Obrigado pela informação. Com licença.
Cidadão Zécarlos Jr.: Senhor, boa tarde! O senhor poderia me ensinar como mexer nesse semáforo para que o mesmo funcione normalmente? Ninguém aguenta mais esse problema, tanto para quem está dirigindo, como quem quer atravessar a pista.
Funcionário: Senhor! Não posso fazer isso pois o aparelho é movido por energia elétrica e sem conhecimento e prática o senhor pode levar um grande choque.
Cidadão Zécarlos Jr.: E quando é que vamos ver os semáforos funcionando?
Funcionário: Senhor! São aparelhos antigos e que precisam de manutenção permanente, inclusive de peças, só que depende da prefeitura. Tô aqui tentando fazer alguma coisa, mas não garanto que vá funcionar normalmente.
Cidadão Zécarlos Jr.: Obrigado pela informação. Com licença.
Senhores e senhoras! Estes foram os diálogos travados com pessoas que trabalham nesse caótico trânsito da nossa bela e sofrida cidade.
Em algumas oportunidades os agentes da SETRANS colocam as motos sobre o passeio para usá-las no sentido de acionar o semáforo, ou seja, sobem na moto para tentar acionar o aparelho.
O único acesso Centro/Zona Sul/Centro, é um caos total, quem vive o seu dia a dia sabe perfeitamente o problemão que se enfrenta com os seus congestionamentos.
Sinceramente, não acredito que a construção da nova ponte venha resolver este problema, a transformação que se está operando na Zona Sul é de um tamanho que o poder público sequer pode imaginar.
E uma última pergunta sem querer ofender ninguém: porque a SETRANS ainda não colocou um adesivo visível nas portas laterais do veículo S10, preta cabine dupla, identificando-o para os condutores de veículos, que a referida viatura está a serviço da prefeitura municipal no controle do trânsito? Seria a maneira correta numa viatura que está em missão oficial.
Obrigado! Com licença.
ZÉCARLOS DE JUNIOR
Mau caro ZéCarlos Jr,
Mais um exemplo da “filosofia do jeitinho”. O pobre coitado tem que usar a moto como escada pra fazer uma gambiarra no semáforo, pra daí ver ainda se vai funcionar. Falta dinheiro para peças e manutenção? Falta dinheiro até para uma escada? É lamentável.
Um abraço.
Parabéns Zé Carlos pela matéria, a GCT empresa q presta manutenção nos semáforos de Ilhéus está ganhando o dinheiro do município sem nada fazer, quando quebram não há peças de reposição como é o semáforo da praça Cairu a quase um ano quebrado e o da entrada do Malhado, o prefeito anunciou no aniversário da cidade a compra de novos equipamentos já são quase 6 meses e até o presente momento nada, será q ele está deixando pra comprar próximo as eleições de 2016?