Por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

A PONTE

     A informação fornecida, salvo engano pela casa Civil do Governador, de que é normal essa paralisação dos trabalhos de construção da ponte Ilhéus-Pontal a partir do dia 19 de dezembro, retornando os trabalhos em março do próximo ano, não é verdadeira. Essa interrupção somente ocorre, quando há mudança do presidente da República., o que não é o caso. Quando há mudança de presidente, os três meses seriam para avaliação das obras em andamento. No caso, a demora acontecerá por estar a empresa Constran , envolvida na operação Lava Jato e em processo de responsabilização pela Controladoria Geral da União (CGU). Não somente a Constran, mas as outras sete empresas envolvidas no processo, terão seus contratos reavaliados, para constatação se houve, ou não, superfaturamento na licitação das obras. Se o recomeço será em março ou outro mês, não se sabe. O que se sabe é que essa é mais uma obra importante de Ilhéus a se eternizar,…

CRUZEIROS MARÍTIMOS

     Mais um transatlântico, talvez o maior que visita o Brasil na presente temporada, estará em Ilhéus na próxima terça-feira, dia 16. Trata-se do MSC Preziosa, navio com capacidade para 4.345 passageiros e 1.370 tripulantes. De suas 1.751 cabines, 1.258 são com varanda. Tem 19 bares e salas, 5 restaurantes, 5 piscinas, 12 jacuzzi,  cinema, teatro, cassino, lojas e muitas outras atrações. Se a cidade de Ilhéus ficou alegre e movimentada na semana passada com o Costa Favolosa, vai ficar melhor ainda com o MSC Preziosa, que tem a Encantur como empresa encarregada do receptivo em Ilhéus. As lojas do Chocolate Caseiro Ilhéus dobraram o número de vendedoras para bem atender aos turistas. O MSC Preziosa ainda fará mais 5 paradas em nossa cidade.

E POR QUE NÃO, MAIS NAVIOS?

    Há alguns anos, Ilhéus chegou a receber a visita de 42 navios durante a temporada de cruzeiros. Desta vez caímos para 21, ou seja 50% a menos. E por que? Em entrevistas com os diretores das principais empresas que fazem o receptivo dos navios em Ilhéus, eles esclareceram, que os altos preços cobrados para atracação no Porto de Ilhéus, que custam cerca de US$ 10 mil dólares; e a Codeba que cobra ainda R$ 57,00 por cada passageiro desembarcado, acaba inviabilizando as visitas. Em países como a Espanha, China e outros, nada é cobrado, pois eles sabem que os turistas vão movimentar o comércio e gerar renda e impostos para a cidade.

Seria o caso do Prefeito e presidentes de entidades ligadas ao Comércio e ao Turismo, solicitarem do Governador eleito, a redução ou extinção dessas taxas, em benefício geral.

TURISMO DE ESPORTES

     A Prefeitura de Ilhéus parece que ainda não entendeu a importância do Turismo de Esportes para uma cidade com 86 quilômetros de praias, Baía do Pontal, além de outros esportes que independem da água, como o esporte olímpico, que pode ser incentivado com corridas, saltos em distância, saltos triplos e de altura, lançamentos de peso, disco e dardos, além de natação nas suas várias modalidades. Podemos ter ao lado do nosso apartamento, um campeão de salto em distância, ou dos 100 metros rasos; mas nunca lhe foi dada a oportunidade de testar sua capacidade , com a realização de torneios intermunicipais ou outros. Estão aí permanentemente nas manchetes, Canavieiras com seu campeonato de pesca, e itacaré com seus torneios de surf e corrida de caiaques. E Ilhéus onde está?  Não está!

DESTINOS QUE FAZEM A DIFERENÇA

     A última edição do evento Agenda Bahia, realizada pelo jornal Correio, abordou o problema Turismo Sustentável. Mostrou exemplos como o de Gramado, onde parte dos 34 mil habitantes vive direta ou indiretamente do turismo, atraindo 6 milhões de visitantes/ano, que geram 85% do ISS municipal. No curso fundamental e no ensino médio, além das disciplinas básicas, o turismo tem seu lugar de destaque. A cidade criou um calendário turístico confiável com seu Natal Luz, Festival de Cinema e o Festuris.

Outros destinos sustentáveis que fazem a diferença foram citados, como Fernando de Noronha, Paraty, Bonito, e Lençóis. Foram considerados o clima, a natureza, a diversidade e a infraestrutura dos destinos.

Ilhéus poderia ter sido citada, se ainda fosse a cidade de 34 anos atrás, quando chegou a ser considerada “uma das 10 melhores cidades para se viver”…

NATAL

     Ao encerramos esta coluna ainda não tínhamos visto a iluminação natalina, nem a pavimentação natalina, nem a limpeza natalina. Mas a alegria já toma conta da cidade com a realização dos corais como o das crianças da Escola Afonso Carvalho que se apresentou na quarta-feira, dia 10, nas escadarias da Catedral, e os que se apresentaram na sexta-feira nas escadarias da Palácio Paranaguá, e voltarão a se apresentar na próxima sexta, dia 19.