Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
Por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
VISITA IMPERDÍVEL
Mais de 20 ônibus, além de vans e taxis, levaram à fábrica do Chocolate Caseiro Ilhéus, os turistas dos dois primeiros navios a aportarem em Ilhéus neste mês de dezembro, o Costa Favoloza e o MSC Preziosa. Eles tiraram fotos com a “Gabriela” e o “Nacib”, fotografaram e filmaram a fazendinha de cacau, o monumento em formato de tablete de chocolate que marcou os 25 anos da empresa, as plantas, os pés de cacau, e se deliciaram com os chocolates mais gostosos do Brasil. Os estrangeiros tornaram a elogiar o sabor do nosso chocolate, considerando-os mais saborosos que os europeus, confirmando assim o que os professores das Universidades de Versailles e de Coimbra disseram há alguns anos. Ficou confirmado o que vários jornais e revistas já publicaram: que a visita à fábrica do chocolate caseiro é imperdível.
AINDA, A PONTE
Seria bom, se fosse como o diretor do Derba informa, mas na realidade não é bem assim. Mesmo que a Constran tenha feito as obras da parte terrestre ( o que não dá para ninguém ver), dificilmente as obras serão reiniciadas em março. Acontece que tendo a construtora sido enquadrada na última etapa da Operação Lava Jato, a decisão vai ficar por conta da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU). Todos os contratos em execução pelas empresas envolvidas serão revistos e poderão ser cancelados. Havendo uma nova licitação, a Constran e demais empresas envolvidas na Operação não poderão participar. E aí a coisa complica, e Ilhéus sofre…
HOTÉIS SUSTENTÁVEIS
Apenas 10 hotéis brasileiros conseguiram receber o “selo de sustentabilidade”. O projeto criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em 2006 para meios de hospedagem esperava selecionar 400 hotéis para receber o selo de sustentabilidade, mas somente 10 foram escolhidos. O sistema exige uma gestão sustentável dos empreendimentos para que consigam manter um desenvolvimento ecológico, econômico e social. Os hotéis que conseguiram conquistar o selo, foram: em primeiro lugar o Hotel Pousada Canto das Águas, em Lençóis(BA), seguindo-se o Hotel Lençóis, também em Lençóis(BA); o Hotel Ville de Plage, em Búzios (RJ); Mabu Resort, em Foz do Iguaçu(PR); Spa Dom Ramon, Hotel Pousada Encantos da Terra e Pousada Blumenberg, em Canela(RS); Summerville Beach Resort e Mar Hotel, em Recife.
Para que uma cidade tenha um hotel sustentável é necessário em primeiro lugar, que seu turismo seja considerado prioritário.
ARRUMAR A CASA!
Em Salvador, quando ACM Neto observou que a prata da casa não tinha capacidade para melhorar a cidade, contratou um arquiteto de São Paulo, que está mexendo com a cidade para melhor, como nunca foi feito. Guilherme Bellintane foi nomeado Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura e está tocando a capital para melhor. Segundo ele, “um destino turístico não se desenvolve apenas por suas belezas e atrativos locais. Não dá para ter casa cheia sem cuidar de detalhes básicos, como pavimentação, iluminação e limpeza”. Os dois primeiros anos do secretário foram usados para uma ampla reforma da cidade. Agora está partindo para a criação de novos equipamentos e revitalização dos já existentes.
ARRUMANDO A CASA – 2
Bellintane está fazendo em Salvador, aquilo que temos batido e rebatido nesta coluna. Em primeiro lugar fazer bem feito o dever de casa, ou seja: pavimentação, limpeza e iluminação. Depois, ou paralelamente, formatar bem os atrativos existentes, como a Lagoa Encantada, Rio do Engenho, Mata da Esperança e um cuidado especial com as praias. Festas como o Reveillon e Carnaval têm que se destacar com a apresentação de artistas e bandas de renome nacional.
Somente para lembrar: o Carnaval Antecipado realizado em Ilhéus nos dias 16 a 19 de janeiro de 1997, teve como atrações, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Netinho, Cheiro de Amor, Araketo, Timbalada, Jeremias e Márcia Freire!
B I T S – T U R
41,9% do PIB baiano é sustentado por cinco municípios baianos segundos dados do IBGE publicados recentemente. São eles: Salvador, Camaçarí, Feira de Santana, Candeias e Simões Filho *** Também foi destaque o município de São Desidério, no Oeste do estado, graças à sua agropecuária com seu algodão herbáceo *** O cacau de Ilhéus que já liderou o PIB baiano nem foi citado *** Na próxima segunda-feira, 22, acontecerá na Academia de Letras de Ilhéus, o lançamento do livro “Qui nem jiló: a saudade do lugar de origem” do escritor e psicólogo Victor Palomo
FRASE NO CAMINHÃO
“É NA ENTRADA DA CIDADE QUE SE CONHECE O PREFEITO”