Guilherme Albagli de Almeida

A lixarada em torno da Praca Sao Joao, no Pontal, fez-me comprar passagens e reservar um hotel para conhecer o Uruguai, pais vizinho  onde nunca estive e onde o meu colega Enio me disse ser uma beleza de lugar e de sociedade.

Cheguei aqui há alguns dias, hospedando-me num bom quatro estrelas bem junto da Praca Artigas, onde esta o Palácio do Governo e a Morada Presidencial que o socialista Presidente Mujica disponibilizou aos muitos moradores de rua do local.
Montevidéu, Montevideo, em espanhol, deve o seu nopme a uma antiga indicaçao de marinheiros que do mar avistavam seis montes quando por aqui velejavam do Leste ao Oeste. Monte VI de E (este) a O (oeste). Assim nasceu o nome da aldeia de homens mestiços na ponta de um cabo apontando ao Mar del Plata. Como todas as cidades coloniais espanholas, a urbanizaram  com ruas se recortando em angulo reto.
Pensava em náo encontrar por aqui lixo nas ruas, mas me enganei redondamente. Me parece que em Ilhéus se joga menos lixo nas ruas que por aqui.
Mesmo assim, o turismo é intenso e dizem ser este a base da economia local. O custo de vida é alto e um prato feito nao sai por menos de R$ 25, 35, 45 . As porçoes todavia, sao bem  maiores que na nossa terra. O arroz é cozido aqui na água pura, sem qualquer tempeiro. O purê é industrial, feito com batatas em pó. Nao imita em nada o nosso purê de batatas caseiro, tradicional. Comem batata frita como acompanhamento praticamente de todos os pratos, sanduiches, etc.
A maioria da populaçao local é de origem européia, mas temos gente morena, muito pouca, nas ruas. Nao existe uma comida típica local; tudo é comida européia, principalmente mediterrânea.
Ladroes, como em toda parte, arrombam carros e lojas à noite. Dizem que a corrupçao nao difere da nossa. A Canabis é liberada e a fumam tranquilamente junto aos palácios do governo. E ninguém sai dali quebrando nada… Bem na ponta da península, está o Mercado Central, com restaurantes onde um PF nao sai por menos de R$ 50.  Quase todos andam nas ruas com uma garrafa térmica enganchada no sovaco e uma cuia para chimarrao com a bomba de metal na mao direita.
No Sul do Brasil é uma tradiçao encerrar o consumo do mate às tres da tarde, para evitar insônia, mas aqui o bebem até a noite fechada, às 21 ou 22 h.
Punta del Este é o refúgio dos ricos e milionários argentinos, com arranha-céus na orla e uma urbanizaçao muito cuidada, com de ruas curvas e jardins com árvores, arbustos e plantas menores. Tudo muito, muito  caro, por lá. E um calor de se fritar ovos nas calçadas. Me disseram que esta temperatura, ali,é novidade, depois do recente porcesso de aquecimento global.
19, 20, 23 graus sao temperaturas comuns por aqui, na capital..
O nome do país veio do rio Uruguay que, em Tipi-Guarani, significa “Rio onde se Reunem os Pássaros (Uyrá-Gua-Y)”.
A gente local é mui distinta e fala com frequencia aquelas palavras mágicas pouco usadas na nossa terra: Olá, Por Favor, Desculpe, Obrigado, Com Licença.
Ouvir estas palavras pode ser o melhor motivo de toda esta viagem.