Por Hans  Schaeppi 

Hans Schaeppi

A PONTE ILHÉUS-PONTAL

     O governador Rui Costa vem surpreendendo positivamente a Bahia e em especial a região cacaueira com suas recentes ações. Defendendo a construção do Porto Sul “com Bamin ou sem Bamin”; lutando junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para evitar a redução de cerca de dois terços da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), reduzindo-a de mais de 1.500 quilômetros para apenas 500 (trecho Caeteté-Ilhéus); e agora resolvendo que o governo baiano assumirá a conclusão da ponte ligando o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal. O governador está em Ilhéus nesta segunda-feira, dia 9, para  lançar o novo edital para construção da ponte e também para assinar a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional da Costa do Cacau. Em Itabuna assinará também a ordem de serviço para construção da aguardada obra de construção da barragem do Rio Colônia.

CRUZEIROS MARÍTIMOS

     Está prevista para o próximo dia 20 deste mês de novembro, a primeira parada dos navios que farão a temporada de cruzeiros marítimos 2015/2016. O já nosso conhecido MSC Lirica, vale lembrar, é um navio com a elegância italiana, possuindo 795 cabines, capacidade para cerca de 1.560 passageiros e 732 tripulantes. Piscina com competições aquáticas, boate com shows, lojas, teatro  e cassino, são algumas das suas atrações. O MSC Lirica, como outros da MSC Cruzeiros têm como receptivo em Ilhéus, a Encantur. A visita à fábrica do Chocolate Caseiro é uma das atrações mais procuradas pelos turistas.

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO

     È provado em todo o mundo, que o turismo é uma mola mestra de arrecadação, havendo alguns países, estados e municípios que dele vivem ou têm apoio substancial para atingir suas metas Entre esses, podemos citar: França, Espanha, Portugal, algumas pequenas ilhas do Pacífico, Rio de Janeiro e Gramado. No Ceará, hoje líder do turismo no Nordeste, o segmento já é responsável pela arrecadação de 11,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Baseado nesse dado, o governador do Ceará acaba de lançar dois planos voltados para o turismo: “Ceará Receptivo” e “Ceará: Descubra essa Alegria”. A cadeia produtiva do Turismo envolve dezenas de segmentos, que geram milhares de empregos.

Ilhéus precisa ser vista!

TURISMO NÁUTICO

     Em debates na Agenda Bahia, em Salvador, evento promovido pelo jornal CORREIO, o Turismo Náutico foi considerado como “excelente filão para regiões com amplos litorais como a Bahia”. Ilhéus, com o maior litoral baiano, cerca de 86 quilômetros, ainda não acordou para explorar esse segmento. Além desse grande litoral, Ilhéus tem a Baia do Pontal,a Lagoa Encantada e rios, que poderiam ser agregados ao turismo náutico.

B I T S  –  T U R

Recife, Natal e Fortaleza disputam a escolha do grupo LATAM, controladora brasileira da  TAM e da chilena LAN, para sediarem seu HUB, terminal de conexões da holding no Brasil *** Os aeroportos terão que fazer muitas adaptações para atender as exigências do grupo *** Um dos maiores eventos nacionais voltados para o turismo  aconteceu na semana passada na cidade de Gramado (RS) : o FESTURIS – Festival de Turismo de Gramado *** Folders dos hotéis Ilhéus Praia e Pontal Praia foram levados ao Festuris pelo jornalista Edmundo Lemos, para distribuição entre os agentes de viagens *** Gramado também começa a promover seu Natal Luz, evento que no ano passado atraiu 2 milhões de pessoas *** O governador da Bahia prometeu lançar neste mês de novembro uma campanha para atrair turistas para o Verão da Bahia *** Em dezembro lançará outra campanha visando atrair os visitantes das Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro *** Modernizar o Aeroporto de Salvador e de Ilhéus é muito  importante para a atração de turistas *** Parabéns à artista, cordelista e atriz Janete Lainha por ter sido eleita pelo Ministério da Cultura para representar Ilhéus na Câmara Setorial de Livro, Literatura e Leitura *** O último cordel feito por Janete Lainha foi em homenagem aos 30 anos do Chocolate Caseiro Ilhéus, a primeira fábrica de chocolates da Região e a primeira de chocolates artesanais da Bahia e do Nordeste do Brasil.