A solenidade de adesão ocorreu nesta quarta-feira 18, no encerramento da Xª Oficina Estadual de Agentes de Crédito do CrediBahia.

(C) Reinaldo Alcântara

(C) Reinaldo Alcântara


Mais 11 prefeitos baianos assinaram, nesta quarta-feira 18, o Termo de Adesão ao Programa Estadual de Microcrédito com o compromisso formal de implantar em seus respectivos municípios, o CrediBahia. Criado em abril de 2002, o programa está presente em 184 municípios nos 27 Territórios de Identidade que dividem a Bahia.
A solenidade de adesão ocorreu nesta quarta-feira 18, no encerramento da Xª Oficina Estadual de Agentes de Crédito do CrediBahia. O encontro, com duração de dois dias, foi realizado no Hotel Bahia Sol, em Patamares (Salvador).

Representando o governador Rui Costa na solenidade, o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, destacou a importância do CrediBahia como ferramenta de inclusão social, que gera emprego e renda e alavanca o desenvolvimento do município.

“Através do CrediBahia estimulamos o empreendedorismo individual e as associações e cooperativas. Precisamos andar pra frente, avançar e melhorar a vida do nosso povo. O programa é especial porque realiza o sonho daquelas pessoas que mais precisam”, destaca o titular da Setre.

Além da assinatura do Protocolo de Compromisso de Adesão ao CrediBahia houve, em paralelo, as premiações aos prefeitos e Agentes de Crédito dos municípios que obtiveram uma melhor performance. “Os agentes de crédito são os principais responsáveis pelas conquistas dos municípios”, declara o superintendente de economia solidária, Milton Barbosa.

PROGRAMA ESPECIAL

Coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) o programa tem parceria da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), do Serviço Brasileiro de Apoio a Micros e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-Ba) e dos municípios.

Da sua criação, em 2002, até setembro deste ano, o CrediBahia já liberou 155.713 contratos, financiando mais de R$317 milhões e beneficiando mais de 66 mil empreendedores com forte presença nos municípios que integram as Manchas de Pobreza no Estado (definição utilizada no PPA 2016-19). Em carteira ativa (contratos em processo de pagamento de suas parcelas) tem mais de 20 mil contratos, correspondendo a um valor financiado de mais de R$44 milhões.