Ibama concede licença para estaleiro de R$2 bi na Bahia
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu, nesta quinta-feira (28), a licença de implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que será instalado na cidade de Maragogipe, às margens do Rio Paraguaçu, no Recôncavo. As obras devem empregar quatro mil pessoas de forma direta. Segundo o órgão, foram atendidas todas as condicionantes socioambientais impostas ao projeto, que contará com investimentos de R$ 2 bilhões.
“A obtenção desta licença representa um importante passo para a consolidação da indústria naval da Bahia, porque permite a construção efetiva deste estaleiro e a reinserção do estado na construção de plataformas de petróleo”, afirmou o secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin.
O estaleiro, a ser construído em data ainda não definida pelas empresas Odebrecht, UTC e OAS, será totalmente voltado para a produção de plataformas de petróleo, dentro de um terreno de 3 milhões de metros quadrados.
Entre as principais condicionantes respeitadas pelo empreendimento está o Projeto Básico Ambiental (PBA). “Consiste num conjunto de iniciativas relativas à alfabetização e capacitação da comunidade local, esgotamento sanitário, destinação de efluentes e resíduos sólidos, garantindo qualidade de vida ao entorno do estaleiro”, explicou o coordenador-executivo de Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Eracy Lafuente.
Somam-se a essas iniciativas a promoção de ensino profissionalizante para trabalhadores da região, cursos para pescadores extrativistas e aprimoramento das atividades exercidas pelos quilombolas, entre outras ações educativas.
Agência A TARDE
No A TARDE Online