PORTO DE ILHÉUS E OS NAVIOS
Já dissemos em nossa coluna e voltamos a repetir, que com o Porto de Manaus fechado aos transatlânticos por ordem da Justiça, com Fernando de Noronha também proibido pelo Ministério Público Federal, em Pernambuco, e as ações ambientalistas contra a atracação dos navios em cidades que não possuem porto, como Búzios, Angra dos Reis, Porto Seguro e Ilhabela, o Porto de Ilhéus poderia receber mais de 100 navios a cada temporada de cruzeiros. Poderia, mas não pode, pois seu cais é pequeno e seu calado de 10 metros deixa a desejar.

PORTO DE ILHÉUS – 2

Teria sido bem diferente, se a Codeba tivesse cumprido o que postou em seu site há mais de 15 anos, ou seja: “As primeiras ações já contemplam a construção de um dolphin de atracação na extremidade norte do cais. A curto prazo, ampliação da retro-área com mais de 100.000 m2, prolongamento de mais 80 metros de cais e aumento do calado de 10 para 12m. A partir da nova retro-área o porto estará potencializado para ampliação de cais em mais 600m, podendo alcançar 1200m, otimizando seu potencial interno de expansão, sem necessidade de avançar ao mar”.
Tudo isso estava lá no site da Codeba até três semanas atrás, tendo sido retirado, após nossas críticas nesta coluna. O fato é que durante todo esse tempo, nada do prometido foi feito. e todos os recursos continuam indo para os portos de Aratu e Salvador.

AGRADECIMENTO
Gostaríamos de agradecer a todos os convidados que nos honraram com suas presenças na festa do Jubileu de Prata do Chocolate Caseiro Ilhéus, no dia 05 de outubro. A presença do representante do prefeito, Alisson Mendonça que inaugurou o Marco dos 25 anos; presidente da Fundação Cultural de Ilhéus; representantes da Ceplac e Infraero; confrades de Academia de Letras; presidente da Associação Comercial de Ilhéus; companheiros jornalistas, amigos da RM, familiares e amigos de um modo geral. Agradecer as palavras de elogios e incentivo do presidente da Associação Comercial de Ilhéus; de jornalistas; da representante das funcionárias; da minha neta, representando a família. A todos, amigos, funcionários e familiares, muito obrigado, mesmo! À confrade Maria Luiza Heine, um agradecimento especial, pelas palavras de carinho, publicadas em seu artigo nas páginas do Diário de Ilhéus.

INFOILHÉUS
Começou na quarta-feira passada, dia 20, no Centro de Convenções de Ilhéus, a Infoilhéus- Feira de Informática de Ilhéus, considerada a mais importante do Nordeste, reunindo além das principais empresas do Pólo de Informática de Ilhéus, empresas e empresários do ramo de informática de outros estados. Paralelamente acontece o 3º Congresso de Tecnologia e Informática-Contec, que debaterá temas inovadores e oportunidades de investimentos. A Infoilhéus, que terminou neste sábado, 23, é promovido pelo Sintec – Sindicato das Indústrias do Pólo de Informática e sua tendência é crescer a cada ano. Dois gargalos dificultam esse crescimento segundo o presidente do Sintec, Gentil Pires: a falta de um Pavilhão de Feiras e Exposições e as dificuldades criadas para o Aeroporto Jorge Amado.

CONGRESSO DA ABRAJET
Aconteceu nos dias 17 a 19 em Angra dos Reis(RJ), o XXVII Congresso Nacional da Abrajet, no Resort Angra Galé. No dia 18 teve uma Reunião do Conselho Nacional e na terça-feira, 19, Assembléia Geral, quando foi eleita a nova Diretoria. . A partir do dia 20, opcionalmente, os associados continuaram suas reuniões durante o Congresso da Abav – A Feira das Américas.

ABAV 2010
Foi aberta oficialmente às 13 horas da última quarta-feira, dia 20, pelo presidente nacional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Carlos Alberto Amorim Ferreira, e autoridades, o Congresso da entidade, e sua maior atração, a Feira das Américas. O evento que acontece numa área de 35 mil metros quadrados no Riocentro(RJ) e que se encerrrou neste sábado, 23, projetou 800 expositores, 24 mil visitantes e a participação de 40 países. A Bahiatursa teve um dos maiores estandes da Feira, que abrigou representantes de várias cidades turísticas baianas, inclusive Ilhéus, que lá esteve representada pela Atil, diversos hoteleiros, e agentes de viagens.

B I T S – T U R
Vem recebendo grande adesão por parte dos comerciantes, a Campanha Natal Mágico de Ilhéus, que terá início no dia 1º de novembro, com sorteio de muitos prêmios, inclusive um carro 0Km *** A Caravana Cultural continua a rodar levando alegria e cultura a bairros e distritos da cidade. Na próxima semana, dias 26 e 27, ela estará visitando o distrito de São José *** Na próxima quinta-feira, dia 28, tem show de Bebeto, no Teatro Municipal de Ilhéus, com a participação de vários artistas convidados *** Pelo segundo ano consecutivo, Salvador vai sediar a Fispal Bahia, feira voltada para o setor de alimentação e bebidas. O evento acontece nos dias 26 a 29 da próxima semana *** O TororombaResort lançou seu informativo Vila Socó News, para os próximos três meses. Na capa, o justo abaixo-assinado pedindo às autoridades, a relocação do ponto de ônibus de Olivença para Águas de Olivença *** Espera-se que no próximo Natal, Ilhéus tenha uma iluminação digna de uma cidade que receberá milhares de visitantes no período *** Ta na hora também de Ilhéus pensar em Reveillon e Carnaval