O Departamento de Polícia Técnica (DPT) informou, por meio de nota oficial, que o artefato encontrado no final da noite desta segunda-feira, 7, na região da Piedade, não era uma bomba. O objeto foi encontrado por volta de 23h, no trecho compreendido entre a Praça da Piedade e o Relógio de São Pedro, embaixo do posto elevado da Polícia Militar, localizado em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Após a análise físico-descritivo do material, realizada pelo DPT, foi constatado que apesar do artefato ter componentes internos similares aos de uma bomba, não haveria explosão, pois o equipamento não possuía detonador.

Ainda segundo informações do órgão, o material vai passar por uma análise química, para que sejam identificadas as propriedades dos componentes internos. Um inquérito policial já foi aberto para investigar os responsáveis pela fabricação do material.

Padrão – Seguindo o procedimento padrão em caso de suspeita de bomba, o local foi isolado, nesta segunda-feira, e o material detonado pelo Comando de Operações Especiais (COE). Por conta da ação, o bloco Ilê Aiyê, que realizava o seu desfile no horário, foi obrigado a interrompê-lo.

Segundo o presidente do bloco, Antônio Carlos dos Santos, Vovô, o desfile foi interrompido por cerca de duas horas. “A segurança informou que tínhamos que parar o bloco e só depois de duas horas o desfile continuou”.

A ambulante Carolina Ferreira, de 31 anos, conta que a ação policial também interrompeu temporariamente o trabalho dos ambulantes, que foram impedidos de retornar ao local até 3h desta terça-feira, 8. “O local estava cheio de gente e a Polícia chegou afastando todo mundo de perto”, diz a ambulante.


*Com redação de Laís Ferreira, do A TARDE On Line.