Itacaré do Almada, Guaraci, Coaraci

José Manoel Peruna, que ocupou na vila, criada em 1933, o cargo de arrecadador municipal, subdelegado de polícia e cacauicultor, foi um dos desbravadores das matas onde hoje está situada esta cidade, e foi quem lhe deu o seu primeiro nome, Itacaré do Almada.

Em 1938 o Dr. Mário Pessoa da Costa e Silva, Prefeito do Município de Ilhéus, tendo em vista a observação da Interventoria Federal no Estado, quanto à conveniência de evitar-se a mesma denominação para diferentes populações do Estado, e achando-se neste caso o distrito de Itacaré do Almada, deste Município, em relação ao antigo Município de Barra do Rio de Contas, que passou a chama-se Itacaré, resolveu mudar a denominação do distrito ilheense para Guaracy, por escolha dos seus próprios habitantes.

Em 1943, pelo mesmo motivo de duplicidade de nomes, no estado de São Paulo havia uma cidade com o mesmo nome, Guaraci teve que trocar de nome outra vez. Em uma grande reunião no Cine Rio Branco, sob a presidência do administrador municipal, escolheram três nomes a serem apresentados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Toda a população teve o direito de opinar livremente sobre a escolha dos novos nomes, tendo sido estabelecido que fossem somente aceitos os nomes que lograssem apoio unânime da maioria. Após calorosos debates, foram aprovados por unanimidade os seguintes nomes: “Almadina”, em homenagem ao antigo nome da vila e ao Rio Almada, apresentado pelo Dr. Juvêncio Pery, administrador municipal, “Brasilandia”, apresentado pelo Sr. Nelson Leal Leão, e “Ibiassú” (Terra Grande), apresentado pelo Sr. Durval Torres, comerciante nesta vila.

Nenhum dos nomes foi aprovado, resolvendo-se colocar o nome de Coaraci pelo motivo de ter o mesmo significado de “Guaraci”.

Coaraci, do tupi Kwara’sy, na mitologia tupi-guarani é a representação ou deidade do sol. No idioma nheengatu, o sol é Coaraci, de coá, dia e ci, mãe. A mãe do dia, responsável pela luz diurna.

Segundo classificação do indianista Couto de Magalhães, Coaraci, também chamado Quaraci, Guaraci, Coraci, Goaraci e Goraci, é um dos três deuses superiores da teogonia tupi. Representa o sol, criador de todos os seres e o encarregado de dirigir o reino animal. Sob seu comando respondem diretamente o Uirapuru, Jurupari e a Uiara. Sua esposa e irmã é Jací, a lua. Mas esta sistematização é questionada por diversos pesquisadores.

O município de Coaraci foi fundado em 12 de dezembro de 1952, e instalado em 7 de abril de 1955.

Existindo neste município uma localidade com o nome de Itacaré, o que vem estabelecer confusão com a vila do mesmo nome, o governo do estado resolveu mudar a denominação daquele distrito ilheense.

Por escolha dos próprios habitantes de Itacaré do Almada, o novo nome daquele distrito será Guaracy.


D. T. 24.05.1938 n.º 2999 1ª pg.