Ontem, dia 17/01/2012, por volta das 11h 30, aproximadamente, o pesquisador Dr. Célio Kersul do Sacramento e sua filha Maiara, sofreram acidente automobilístico dentro da CEPLAC,quando retornavam de uma visita a amigos que trabalham no CEPEC. Transitando na pista que dá acesso a saída da CEPLAC, na metade percurso da entrada do local denominado Matinha, uma cobra caninana de mais ou menos dois metros de comprimento, atravessou o asfalto, ao desviar o veículo da serpente, o seu condutor perdeu o controle do veículo, dando mais de duas capotadas, indo de encontro ao um poste localizado na entrada do local conhecido por matinha, causando escoriações, pancada na cabeça e região cervical e lombar do Dr. Célio Kersul, e a sua filha saiu com leves contusões.

Foi socorrido pelos colegas da CEPLAC que por ali passavam no momento do acidente, sendo retirados do carro e conduzidos imediatamente pela a ambulância do órgão até o Hospital Santa Cruz, em Itabuna. Somente quem sofreu ferimentos de maior gravidade foi o Dr. Célio Kersul, que passou por uma cirurgia na mão direita, recebeu alta do hospital hoje pela manhã, contudo, após o meio-dia de hoje, sentiu-se mal e seus familiares foi obrigado a levá-lo novamente para o hospital e estando sob observação médica.

O Dr. Célio Kersul do Sacramento é um pesquisador muito estimado por todos servidores da CEPLAC. Sempre exerceu com muita dedicação e desvelo seus trabalhos no CEPEC – Centro de Pesquisas do CEPEC, SEFIS – Setor de Fisiologia e nas Estações Experimentais do SECEX, na tarefa de pesquisas na área de fruticultura, e atualmente exerce suas atividades de professor da UESC.

CASO INUSITADO – No momento do acidente as pessoas que estavam prestando socorro às vítimas, solicitaram o atendimento de urgência do SAMU de Itabuna, por estar mais próximo ao local do acidente. Ao que fomos informados, porém, de forma nenhuma foi atendido. A informação foi que as pessoas que precisavam dos socorros se encontravam em solo que abrange o município de Ilhéus. Então, diante da inusitada notícia, foram obrigados a pegar uma ambulância da CEPLAC, a qual no momento não se encontrava em estado muito apropriado para tal serviço, como problema de bateria descarregada e outros problemas mecânicos, a fim de oferecer os socorros urgentes e necessários para salvar as pessoas que se encontravam correndo perigo de vida.

ATENDIMENTO HOSPITALAR – Quando a ambulância chegou ao Hospital Santa Cruz, em Itabuna, os condutores das vítimas tiveram algumas dificuldades, pois não foram logo atendidos por tratar-se de caso de extrema urgência. A princípio não foram observadas às condições do paciente, no caso da existência de fraturas com risco de vida. Em resumo final, apesar de o atendimento médico ter sido realizado de forma satisfatória, registra-se ainda a necessidade (ou reivindica-se) uma maior agilidade (eficiência) nos serviços essenciais para melhor atendimento de pronto socorro.

OUTRAS PROVIDÊNCIAS – O percurso dessa estrada onde ocorreu o acidente, entre o CEPEC e a Administração da CEPLAC, tem 3 km de asfalto com uma compactação um pouco irregular do solo, cheia de pequenas saliências, e quando chove forma  algumas poças de água na pista, dando margem a que o motorista desatencioso possa perder a direção do carro. Os servidores da CEPLAC comentam que esse local precisa ser sinalizado com placa de orientação, solicitando a velocidade máxima em todo seu percurso para 40 km. Claro que esse acidente teve outra qualidade de ação e foi um acontecimento meramente acidental.
O momento requer uma reflexão sobre acidentes dessa natureza, pois já foram mais de dois trágicos acontecimentos com colisões de veículos dentro da CEPLAC, e graças a Deus sem vítimas fatais.


A.E./Itajuípe.