O mundo em que vivemos realmente é uma terra do “faz de conta”! Faz de conta que temos muitas escolas bem elaboradas, tem merenda escolar para todos os alunos e estão obtendo um aprendizado de primeira qualidade; faz de conta que a nossa cidade tem o menor índice de desemprego no Brasil e não existe ninguém pelas ruas sem fazer nada, uns usando drogas, outros passando fome e com frio debaixo das marquises públicas; faz de conta que os nossos representantes políticos são fortemente organizados em administração e possuem ilibados exemplos de honestidade em todo nosso Estado; faz de conta que os hospitais e casas de saúde, não estão fechando, como a Maternidade Santa Isabel, o hospital São José não está passando por sérias dificuldades e outro que deixamos de declinar o nome, mas que, pode não fechar as suas portas a qualquer momento, também por crises financeiras e desencontros de ideias dos planos de saúde que insistem numa falta de união, esquecendo quem levará desvantagem é a população da nossa cidade; faz de conta que tudo em nossa cidade e em todo o Estado da Bahia está maravilhoso, principalmente, as estradas e a segurança pública; faz de conta que pacientes quando procuram atendimento médico são bem tratados e nunca ficam esperando horas e horas nas filas do SUS e dos hospitais com atividades às vezes precárias dos serviços emergenciais, e mesmo assim, até pessoas que representam o poder público também não morem como indigentes; faz de conta que tudo isso não é porque somente o dinheiro, o cheque de fiança para caução é muito mais urgente, porque esse ou aquele plano de saúde naquele hospital é aceito; faz de conta que não é assim que acontece quando as pessoas necessitam de cuidados médicos aqui no Brasil, pois a Lei existe e funciona, sempre é cumprida respeitando à Constituição Brasileira.
É isso que os nossos representantes querem que a gente pense? Então faz de conta que eles estão muitíssimo preocupados com a população brasileira, não existem tantos desmandos, vão resolver todos esses inusitados estados de coisas ruins, são amigos do seu povo, adoram vê-los satisfeitos na comunidade em que residem e essas chamadas autoridades promotoras de tudo isso, são homens honestos e trabalhadores!

A população dos nossos Municípios bahianos precisa acordar desse trágico sono cheio de inercia e viver a plenitude da sua coragem de defender sua Terra e obrigar aos algozes que estão destruindo-a, e obrigá-los a desocupar esse espaço demolidor criado por eles. Há muitos anos a nossa população não ouve ou ver a prefeitura anunciar alguma obra de grande vulto concluída com recursos próprios. São cobrados impostos e não observamos a transparência na informação aonde foram investidos. E os prejudicados somos nós mesmos, porque a maioria dos nossos políticos, principalmente, os vereadores nem sempre estão preocupados com o bem-estar social, querem apenas o poder de aparecer nas colunas sociais, se locupletarem, agindo como os mocinhos da corte, sem nenhum propósito de ver nossa cidade com dinamismo e prosperidade. Os munícipes têm a obrigação de conhecer o Artigo 31 da Constituição Brasileira que dispõe sobre a fiscalização do município a ser exercida pela Câmara Municipal da forma da Lei. O que existe é uma omissão de responsabilidade deixando que a desordenada farra com erário público provoque desajustes orçamentários e nada vai acontecer que traga a força do trabalho com serviços de obras e programas sociais em benefício da população.

Então faz de conta que em nossa cidade quem administra e manda é o poder executivo; faz de conta que existem várias secretarias bem organizada; faz de conta que as secretarias têm vários prepostos devidamente remunerados para executarem os serviços básicos e necessários para que a sua comunidade e associações de classes se sintam bem; faz de conta que em todo perímetro urbano, bairros e distritos estão sempre recebendo todas as assistências necessárias para o seu desenvolvimento; faz de conta que na cidade, nos bairros e distritos existe pleno atendimento médico ambulatorial e nos postos é encontrada grande quantidade remédios gratuitamente oferecidos pelo governo; faz de conta que tudo que foi escrito é uma eterna quimera transformada em metáfora, coisas escritas apenas para chamar a atenção das pessoas de bem que ainda residem e querem ver tudo aqui na mais perfeita ordem. Finalmente faz de conta que a população ilheense não existe e não existindo, eles é que estão certos.

Se o mundo fosse uma brincadeira de faz-de-conta faríamos de conta que tudo que acontece em toda a nossa Nação Brasileira é sempre bonito! Todos têm que admitir que sempre sejamos enganados. Assim vamos fazendo de conta que está tudo bem. E chega um dia onde não encontramos mais saída. E a gente se aborrece e vai ficar sentindo que estamos perdidos mesmo quando queremos fazer de conta que não. Entretanto, apesar de muitas proibições e Leis que os homens são obrigados a cumprir, ainda temos a liberdade de escolha. Somos nós quem escolheu os nossos representantes nas comunidades e associações, por exemplo, e com os políticos jamais foi diferente. Somos adultos e donos da nossa vida, das nossas vontades, embora intimamente sintamos a necessidade de pedir que alguém decida por nós para nos livrar do peso da responsabilidade da escolha. É preciso enfrentar a realidade, mesmo que doa; é preciso ter a coragem de tomar uma decisão e fazer escolhas, mesmo se daqui a muitos anos percebamos que nos enganamos de caminhos num erro de percurso!

Todos precisam ser fortes e assumirem a máscara do faz-de-conta e viverem de cara lavadas, mesmo se no momento não for o melhor que possamos apresentar ao mundo. Com o tempo haveremos de aprender que tudo fica mais fácil, buscando um alívio e assumindo todos nossos atos de insensatez e a falta de possuir um poder crítico sobre nós mesmos. Não se pergunte o que vai fazer depois: aprenda com seus erros e dê o melhor de si. Dê a você mesmo uma chance de ser feliz, porque ninguém vai fazer isso por você! Aprenda a gostar de si próprio, e se você não gostar do que é, sentirá muita falta quando for enfrentar as tarefas do seu dia a dia para buscar de volta o seu ideal tragicamente perdido com passar do tempo. Juízo meus amigos ilheenses brasileiros. Nunca deixe de exercitar a busca dos seus padrões ideológicos, você faz parte de tudo que se passa no mundo e merece ser feliz, basta gostar de si próprio, da sua família, do seu trabalho, da sua honra e a sua comunidade o respeitará somente ao vê-lo sorrindo em paz com a sua própria consciência.


Eduardo Afonso