O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Saúde vai ocorrer no auditório da Receita Federal das 8h30 às 17 horas, e vai promover uma Capacitação Conjunta sobre Abordagem Sindrômica e descentralização de Testes Rápidos de DST/AIDS/HV para os profissionais da rede municipal de Ilhéus.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promove nos próximos dias 24, 25 e 26 de setembro, através do Programa Municipal de Combate à DST/AIDS/HIV e a área técnica de Saúde da Mulher, um evento voltado para a Capacitação Conjunta sobre Abordagem Sindrômica e Descentralização de Testes Rápidos para enfermeiros da rede municipal de Ilhéus. O encontro vai ocorrer no auditório da Receita Federal das 8h30 às 17 horas, com a finalidade de aperfeiçoar cada vez mais os serviços oferecidos à população em geral.

De acordo com o secretário Antônio Ocké, várias Organizações Não Governamentais (ONGs) foram convidadas a participarem deste evento “importante para o desenvolvimento das ações de prevenção das DST/AIDS/HV e promoção da saúde entre as populações alvos das ONGs parceiras”. Para tanto, continua o secretário, será disponibilizada uma vaga para cada ONG, que deverá ser o multiplicador das informações na entidade. Com isso, Antônio Ocké acredita que os objetivos serão alcançados, pois para o efetivo combate a essas doenças, um dos passos mais importantes é somar parceiros que colaborem na multiplicação de ações de esclarecimentos públicos.

Abordagem sindrómica – A abordagem sindrômica é baseada na identificação de grupos de sintomas e de sinais chamados “síndromas”, fáceis de reconhecer a partir dos dados do interrogatório e do exame físico. Esta alternativa para o tratamento dos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) baseia-se na identificação e no tratamento de um dado problema de saúde.

Os sintomas e os sinais das diferentes IST podem ser facilmente reconhecidos e agrupados em síndromas clínicos. Estes sinais que podem ser causados por um ou vários gérmenes são os seguintes: Corrimento uretral no homem, Corrimento vaginal, Ulceração genital, Bubão inguinal, Tumefacção do escroto, Dor abdominal baixa na mulher, Vegetações venéreas e Conjuntivite do recém-nascido.

A abordagem sindrômica orientada para o problema, consiste em basear-se na frequência do aparecimento dos agentes etiológicos do síndroma, e em administrar os medicamentos disponíveis mais eficazes para tratá-los em simultâneo. A abordagem sindrómica permite realizar um diagnóstico presuntivo rápido e administrar um tratamento imediato desde a primeira consulta.


Secretaria de Comunicação Social – Secom