COLUNA POUCAS & BOAS  EDUARDO KRUSCHEWSKY
PREÂMBULO – Iniciar coluna é fogo!! Sou ilheense, fora de minha cidade  há mais de quarenta anos e devo levar em consideração que vocês, da minha região cacaueira são, para mim, novos leitores. Assim, tenho que pisar devagarzinho em terreno que não conheço. De toda maneira, aqui, no R2CPRESS, estaremos publicando a coluna “Poucas & Boas” que (modéstia à parte!)é bem lida aqui no sertão (Feira de Santana) há mais de 15 anos. Gostaria de lhe apresentar três companheiros que me ajudam a escrever: Chiquinho de Babau, Zé de Maricotinha e Soarinho, o Esclerosado. Chiquinho é um tremendo malandro, gozador. Adora falar através de metáforas e silogismos. O Zé de Maricotinha é o típico homem do povo, parceiro velho de Chiquinho. O Soarinho, como o nome já diz, é esclerosado e solta cada petardo!… Na verdade, nossos leitores andam comentando que ele diz o que nós, os “normais”, não temos  coragem de declarar.  Mas, chega de conversa! Vamos às Poucas e Boas?

ESTE RENAN É “SABIDO” DEMAIS. – Estávamos no botequim,  mordendo uma quente, quando Chiquinho de Babau chegou e já foi disparando: “-Sabe, seu Edu, por que o Renan não queria de jeito nenhum o juiz Luiz Fachin  no STF?   Não foi oposição a dona Dilma, não. Ele tava era com medo do homem herdar os processos que estavam com Lewandowski que agora assumiu a presidência. Como o novo ministro age  com retidão…  No meio desses processos, está um que envolve Renan  e um empreiteira (leia-se Lava Jato) que andou pagando pensão de filha fora do casamento dele. Mas, foi derrotado. Agora, ele vai ter que dar um jeito de abafar o caso!”…

LUIZ FACHINSoarinho, o Esclerosado, entrou na conversa e disse: – “Mas, esse tal de Luiz “Fachina” num é do serviço de limpeza, não?” – para riso de todos. O duro foi explicar ao bom velhinho que “Fachin” é sobrenome de magistrado, se ele pretende fazer “faxina”, esta será moral…

LÁ VEM AUMENTO! – A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou projeto que dá aumento de 53% a 78,5 % para o pessoal da Justiça. Num jeitinho brasileiro, pretende que o projeto vá para o plenário sem passar por outras comissões. Chiquinho de Babau ficou fulo: “- Porreta! Na porcaria do meu salário ninguém mexe, para ajudar. Já o dos “meus senhores” toda hora aumenta! Quer dizer: aumento só é justo para a Justiça. Para nós?  Top, top!”

SEGURO DESEMPREGO: – “-Eu tou virado num mói de coentro! Como é que esse povo lá de Brasília não para de complicar a vida do trabalhador? Querem cortar, diminuir e complicar benefícios e, depois, com a cara descarada vão pedir voto à gente. Já chega!”.- desabafou Zé de Maricotinha.

XINQUILINQUE– Não é só no comércio de roupas, eletrodomésticos, sapatos, utensílios, etc. que se tem sentido a presença chinesa no Brasil, não! Eles, os orientais, estão investindo em usinas, ferrovias, parques eólicos, automóveis. É uma interrogação. Afinal, nosso país precisa consumir menos, poupar mais e ampliar os investimentos de infraestrutura para não crescer mais desordenadamente… Será que esta parceria com o Planeta China vai dar certo?

AJUSTE FISCAL – O Brasil, depois de mil promessas de eleição, está precisando de um Ajuste Fiscal. Pena que só descobriram isto agora e querem resolver o problema do país de uma vez, castigando o povo que nada tem a ver com os desmandos… Quem melhor define a coisa é Soarinho, o Esclerosado, que, vez por outra, tem momentos de lucidez:  “- Ora, ora, corta os super salários, as mordomias, pune a roubalheira, acaba com o apadrinhamento, que esta zorra tem jeito sem apertar demais o  povo. Esta corda vai terminar quebrando…”  – Este articulista considera que o Brasil precisa, antes de mais nada, de reformas Política e Jurídica (leis mais duras que punam, de verdade). Zé de Maricotinha comentou que as leis brasileiras têm mais buracos que nossas avenidas e que estão velhas e ultrapassadas…

POUPANÇA E RECESSÃO -É ilusão achar que a poupança possa voltar aos antigos patamares de aplicação. O povo sacou muito com a falta de dinheiro e a alta de preços. Enquanto a verdadeira inflação não ceder (esta que se pode ver nas prateleiras, não estes índices que anunciam nos jornais, mascarados e mentirosos) e os juros não baixarem, passando o  crédito a fluir mais facilmente, o pessoal não aplicará com regularidade na poupança. Quem viver, verá!

FALEI E DISSE!