Ilhéus comemora Dia de São Sebastião com celebrações religiosas

A programação católica contempla missa, às 9 horas, com o padre Aldemiro Sena, caminhada de fé pelas principais ruas da cidade, às 17 horas, e uma segunda celebração eucarística, às 19 horas, com o padre Gerson Santos

 

Os ilheenses comemoram o Dia de São Sebastião nesta quarta-feira, 20 de janeiro, com uma vasta programação religiosa, organizada pela Paróquia de São Jorge, que encerra o novenário iniciado no último dia 11, com o tema “Alegremo-nos em Jesus, O Rosto Misericordioso do Pai!”. Às 9h, na Catedral de São Sebastião, uma celebração eucarística será presidida pelo padre Aldemiro Sena; às 17h, haverá procissão pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade, e às 19h, segunda celebração eucarística, desta vez presidida pelo padre Gérson Santos.

Em Ilhéus, São Sebastião é o santo padroeiro da Catedral e dos Estivadores locais. Durante muito tempo, a data de 20 de janeiro foi feriado no município. Como o santo padroeiro oficial da cidade é São Jorge, os comerciantes locais reivindicaram o fim de mais um feriado religioso. Mas a influência de São Sebastião na comunidade local é comemorada desde a festa popular da Puxada do Mastro, realizada no segundo domingo de janeiro, na Estância de Olivença, até a Festa da Lavagem das Escadarias da Catedral, ocorrida no último sábado, 16.

O padre Aldemiro Sena, vigário geral de Ilhéus, lembra que São Sebastião, um dos cristãos assassinados pelo império romano, “é um belo exemplo de vida cristã. Apesar de ter sido brutalmente martirizado, ele nunca negou suas crenças e sua fé inabalável. Durante sua existência e por meio dela, o amor de Cristo foi permanentemente derramado na vida de milhares de pessoas”, conta.

Catedral – A imponente Catedral de São Sebastião é considerada um dos pontos turísticos mais visitados de Ilhéus e um dos principais–cartões postais da cidade. A professora e historiadora Maria Luiza Heine explica que, em 1927, “no apagar das luzes do primeiro governo de Mário Pessoa, foi determinada a demolição da capela de São Sebastião visando à construção de uma catedral em seu lugar. Em estilo considerado eclético, o projeto foi feito pelo arquiteto Salomão da Silveira e Dom Frei Eduardo José Herberold, bispo recém-chegado, benzeu o terreno em 1931.”

Este templo da igreja católica representou o sonho da comunidade ilheense por mais três décadas. Ele simboliza o sonho do bispo Dom Eduardo, que iniciou as obras, tendo sido sepultado na própria igreja. Até hoje, é motivo de idolatria e admiração, sendo considerado santo por muitos fiéis. A catedral foi inaugurada em 1967, após mais de 30 anos de construção.

A festa em homenagem ao padroeiro da Catedral Diocesana e dos Estivadores do Município é realizada desde meados da primeira década do século XX. Com o passar do tempo, além da procissão e da missa solene, o evento passou a incorporar uma série de manifestações profanas, informa Maria Luiza.