A difícil definição de afinidades entre as pessoas se esbarra no inicio da existencia humana, portanto, digamos que ao nascer o homem vem com a inclinação para o bem ou mal do ser humano. No lar deve começar a necessidade do cultivo da educação para o entendimento do amor. Quantas crianças se tornam adultos num ambiente familiar vendo péssimos exemplos,  sendo propagado a inútil existência do desamor! É preciso exterminar os alicerces arcaicos para uma nova estrutura humana no Brasil que vivemos.

Quando observamos uma criança brincando, vários pensamentos bons vêm à nossa mente. É simplesmente porque toda criança tem a noção exata do belo. Difilmente uma criança nascida num ambiente afinando seus bons exemplos, deixa de atingir os sentimentos puros do amor. Ela necessita de amparo e abrigo para se sentir segura. Portanto, só necessita de um caminho para o desenvolvimento de sua vida.

Eis a grande evolução dos mais puros sentimentos humanos expirada nos designios de Jesus Cristo. Resulta do amor em sua supremacia de gradeza,  a busca da união e a paz, e somente tem proporções de realidade quando é inteligente e alegre. O amor quando esmagado pela tristeza, está sendo consumada a sua existência, deixando de ser eterno na trajetória da conquista do seu infinito poder de resistencia para a vida.

As paixões do coração humano, como as divide e enumera Aristóteles, são onze; mas, todas elas se resumem a duas chamadas capitais: AMOR e ÓDIO! Dessa forma não devemos confundir amor com paixão que é uma doença que traz muitas dores, angustias, desesperos e tragédias na vida humana. O amor tem que ter intensidade de sacrifícios, profundas habilidades na compreensão da existencia de todas as coisas. Sua força reside na paciência da escuta e da busca da união e não importam os meios, vale o fim encontrado em que tudo seja recíproco e verdadeiro.

Almejando definir o que é o amor e ter um real sentido para a vida, não consigo um esclarecimento concreto. Busco os caminhos da paz e da felicidade, pensando que aí o amor está contido. Percorro estradas onde faço uma doação espontânea dos meus mais puros sentimentos, achando existir dentro de mim esse amor que procuro e seja universal. Adiante encontro várias pessoas sorrindo entre si, mãos estendidas e corações abertos para um diálogo cordial e amigo, no entando, muitos sufocados pela pouca parcela de lealdade nos momentos atuais em nosso país. Não desisto, continuo e imagino ideas sobre o amor presente!

Seguindo minhas caminhadas pelo mundo verifiquei uma senhora, mãe, oferecendo de forma dócil, o peito ao seu dileto filho, proporcionando-lhe a oferta da alimentação perfeita, pensando ser um momento de amor. De repente, verifico crianças sendo levadas pelos pais ao colégio, numa esperança de que em breve sejam capazes de entenderem a forma da vida em sociedade, podendo se chamar esse gesto de amor!

Eduardo Afonso (73) 8844-9147 – Ilhéus-Bahia


PARA LER A 83ª PARTE CLIQUE AQUI.