1) PROCURA-SE UM HERÓI.
2) AS REUNIÕES DE ANTIGAMENTE.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

************************************************************
1) PROCURA-SE UM HERÓI.
A pergunta é, por que no BRASIL não existe mais HERÓIS como antigamente? Por que não existe um HERÓI para combater a CORRUPÇÃO, a FOME, a MISÉRIA, a LADROAGEM. Um herói para livrar o BRASIL da POBREZA, da SECA, do DESEMPREGO. O BRASIL já teve tantos HERÓIS e hoje não tem nenhum. Vamos citar apenas um!

JOAQUIM MARQUES LISBOA era seu nome, mas era conhecido como MARQUÊS DE TAMANDARÉ. Participou das lutas da INDEPENDÊNCIA DO BRASIL na BAHIA, da CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR e de várias repressões às revoltas ocorridas durante o período Regencial. O MARQUÊS DE TAMANDARÉ nasceu em 13 de dezembro de 1807 e faleceu em 20 de março de 1897. Na próxima segunda feira (20-03-2017) faz 120 anos da sua morte. Na foto acima, JOSÉ LEITE ao lado do BUSTO em homenagem ao MARQUÊS DE TAMANDARÉ numa das Praças em JUAZEIRO DA BAHIA. (Foto: 04-06-2016).

2) AS REUNIÕES DE ANTIGAMENTE.
Há 40 anos atrás, as reuniões das Entidades que representam as Classes empresariais, eram muito prestigiadas com a presença de Autoridades, Comerciantes e das representações das Classes Produtoras. O prestígio da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS e do CLUBE DE DIRETORES LOJISTAS DE ILHÉUS (CDL), na época, era muito grande. Observe nas duas fotos abaixo.

Reunião Festiva da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS sob a presidência do saudoso JOSÉ ALVES DOS SANTOS (camisa preta). Podemos identificar, da esquerda para a direita, sentados: o terceiro é o saudoso Dr. LEONEL CRISTO, o saudoso Dr. PAULO PINTO (advogado), o sexto é o saudoso JOSÉ HAROLDO CASTRO VIEIRA, com os saudosos PAULO ALVIM, ANTÔNIO OLÍMPIO (Prefeito de ILHÉUS na época), o saudoso DOM WALFREDO TEPE (Bispo de ILHÉUS) e o saudoso SALOMÃO MUNIZ. (Foto: 1977).

Reunião Festiva do CLUBE DE DIRETORES LOJISTAS DE ILHÉUS (CDL) no CLUBE SOCIAL DE ILHÉUS. Da esquerda para a direita, os seis primeiros já faleceram, são eles: HENRIQUE CARDOSO e HERVAL SOLEDADE (Ex. Prefeitos de ILHÉUS), JOSÉ SOARES PINHEIRO, Dr. PAULO PINTO, ARISTON CARDOSO e ISRAEL MENDONÇA, o barbudo é JOAQUIM FONSECA JÚNIOR, CLÉRISTON ANDRADE (Candidato ao Governo do Estado da BAHIA, mas morreu antes num trágico acidente aéreo), o saudoso MOISÉS BOHANA (Presidente do CDL na época), ?, ? e o último é o saudoso ANTÔNIO LINO.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

ILHÉUS espera e precisa muito, para o seu engrandecimento, que o Deputado Federal BEBETO GALVÃO (FILHO DE ILHÉUS) consiga muitas emendas parlamentares. Um exemplo: A Av. Bahia (atual Av. Vereador Marcus Paiva) e suas transversais precisam ser asfaltadas, como também as ruas transversais onde fica o Estádio MÁRIO PESSOA. NÃO DA MAIS PARA ESPERAR!! Na foto, JOSÉ LEITE e BEBETO GALVÃO segurando uma foto pedindo a proteção do PADRE CÍCERO.

E falando em Deputado Federal, por onde anda o meu amigo companheiro Lojista e ex. Deputado Federal GERSON GABRIELLI (lado direito)?

No dia quatro de Setembro de 1929, aconteceu um bonito espetáculo, RECITAL DE PIANO E CANTO num dos primeiros Cinemas de ILHÉUS, o CINE THEATRO PERY, localizado no primeiro andar do prédio de esquina da Rua Marquês de Paranaguá com a Rua Prado Valadares, onde atualmente funciona o BERIMBAU LANCHES.

Foto de MARIA ADELAIDE e MARIA CAROLINA tirada para espetáculo no CINE THEATRO PERY em 1929. O show foi dedicado ao Prefeito, na época, Dr. DURVAL OLIVIERI e á Imprensa.

Dr. DURVAL OLIVIERI – PREFEITO DE ILHÉUS NA ÉPOCA.
(Registro do Livro: MINHA ILHÉUS, do Escritor e atual Vice-Prefeito de ILHÉUS JOSÉ NAZAL).

Uma vista da Praça J. J. Seabra em ILHÉUS. No centro, o Palacete PARANAGUÁ (Prefeitura Municipal), ao lado direito, outro Palacete, residência do Coronel HENRIQUE W. CARDOSO (Pai do ex. Prefeito de ILHÉUS, o saudoso HENRIQUE CARDOSO). (Foto: década de 1910).

Foto do Antigo Porto de ILHÉUS na Baia do Pontal. Observe os SACOS DE CACAU sendo embarcados em Navios para os ESTADOS UNIDOS e EUROPA.
(Foto: 1937).

80 ANOS DEPOIS (2017), O Navio SIRIUS atracado no PORTO DE ILHÉUS, procedente de GANA (ÁFRICA) desembarcando 240 MIL SACOS DE CACAU.
(Foto clicada por JOSÉ LEITE em 15-03-2017).

Na Colina do Horto em JUAZEIRO DO NORTE: BEATA ao lado de imagens do meu PADIM PADRE CÍCERO.
Foto clicada por JOSÉ LEITE em 05-06-2016.

JOSÉ LEITE em JUAZEIRO DO NORTE ladeado pelos amigos RAIMUNDO ARAÚJO e DANIEL WALKER.

JOSÉ LEITE em JUAZEIRO DO NORTE com os amigos Cel. GERALDO DIAS (lado direito) e LUIZ com sua linda RURAL WILLYS antiga.

CASA CHEIA! Aconteceu na última terça feira (14-03-2017), na ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS a Posse do amigo ANDRÉ ROSA como Presidente.

E NO MAIS…

Palavras de JOSÉ LEITE: “Um dia ainda vou morar nesse PALÁCIO ALI ATRÁS. POR QUE NÃO? Um Pernambucano já morou, um Cearense também pode!”.


Para ver o BAÚ da semana passada clique AQUI.


Texto e fotos: José Leite de Souza
jleitesouza@hotmail.com
(73) 3634-3134.