1) 55 ANOS DEPOIS…

2) SEU LUNGA E JOSÉ LEITE.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

1) 55 ANOS DEPOIS…

Para se Construir uma Ponte, de porte médio ou grande, na década de 1960, a Tecnologia comparada com a de hoje era quase ZERO. Cimento, Ferro e muita Madeira. Muita madeira mesmo. Naquele tempo, as leis trabalhistas não protegiam o trabalhador como agora e tinha de ser “na mão grande” mesmo. Botas, Luvas, Capacete e Cintos de Segurança só no sonho, e olhe lá. Observe nas fotos abaixo, a construção da antiga PONTE ILHÉUS-PONTAL e a construção da PONTE ATUAL, e observe também a coragem daqueles trabalhadores de 55 anos atrás.

Observe os trabalhadores de 55 anos atrás, fazendo uma armação de madeira. Parecem até trapezistas de um Circo. A maioria de shorts, trabalhando na antiga PONTE LOMANTO JÚNIOR. No lado direito, a Construção da NOVA PONTE.

O que impressiona mesmo, são os trabalhadores na maior tranquilidade e sob a proteção de JESUS CRISTO. Na foto da Direita, outra visão da Construção da NOVA PONTE ILHÉUS-PONTAL.

Observe os trabalhadores lá no alto com uma mão segurando na madeira e a outra na mão de DEUS. Na segunda foto, mais outro visual da Construção da Nova PONTE ILHÉUS/PONTAL.

Observe na primeira foto, a proteção na cabeça eram Chapéus para se proteger contra o sol e a chuva. Na segunda foto, o Vice-Prefeito JOSÉ NAZAL numa visita a NOVA PONTE, teve de ser protegido com Capacete, Cintos de Segurança, Botas e um Segurança ao seu lado.

2) SEU LUNGA E JOSÉ LEITE.

Apresentamos para vocês, O SAUDOSO SENHOR JOAQUIM DOS SANTOS RODRIGUES, conhecido mais como SEU LUNGA. Antigo Comerciante em JUAZEIRO DO NORTE, segundo uma pesquisa realizada na cidade, foi constatado que a pessoa mais conhecida depois do PADRE CÍCERO em JUAZEIRO DO NORTE é SEU LUNGA. JOSÉ LEITE saiu ao lado de SEU LUNGA em várias fotos. Observe nas fotos abaixo.

SEU LUNGA faleceu no dia 22 de Novembro de 2014, mas antes, sempre que JOSÉ LEITE viajava para JUAZEIRO, era fotografado com SEU LUNGA. Na primeira foto, SEU LUNGA vestido com uma camisa que JOSÉ LEITE lhe deu de Presente.

Mais duas fotos de JOSÉ LEITE com SEU LUNGA.

Na primeira foto, SEU LUNGA vestido com outra CAMISA que JOSÉ LEITE lhe presenteou.

1ª Foto: JOSÉ LEITE E SEU LUNGA.

2ª Foto: A Loja do SEU LUNGA fechada. Tempos depois da morte do SEU LUNGA, o Prédio foi DEMOLIDO e atualmente funciona um ESTACIONAMENTO.

A Loja de SEU LUNGA num DIA DE PROMOÇÃO.

Observe a ARRUMAÇÃO e as VARIEDADES DE MERCADORIAS.

1ª Foto: Cartão de Lembrança distribuído na MISSA DE 7º DIA DO FALECIMENTO DE SEU LUNGA.

2ª Foto: Arte de um Modelo da ESTÁTUA DE SEU LUNGA que será construída e futuramente será inaugurada pela Prefeitura Municipal de JUAZEIRO DO NORTE.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

Veja as diferenças de Preços que acontece nesse País.

Na primeira foto: JOSÉ LEITE com um MAMÃO comprado por UM REAL no mês de JULHO na cidade de BARBALHA.

Na segunda foto: Na mesma semana, OLHA O PREÇO DO MAMÃO NA FEIRA DO GUANABARA EM ILHÉUS!

Na última terça feira (10-09-2019) JOSÉ LEITE recebeu a visita do amigo Português e Ilheense de coração, ANTÔNIO SERRALHEIRO, que a muitos anos atrás, foi presidente do ILHÉUS ESPORTE CLUBE. Uma novidade que JOSÉ LEITE não sabia, ANTÔNIO SERRALHEIRO, em 1969 (há 50 anos atrás), visitou JUAZEIRO DO NORTE e tem o maior respeito pelo PADRE CÍCERO. SEMPRE SEJA BEM VINDO, AMIGO!

Na foto: JOSÉ LEITE e o amigo LIBÉRIO MENEZES FILHO, os dois preocupados para a BARRIGA NÃO CRESCER! (Foto: 07-09-2019).

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA!

Edição do Jornal DIÁRIO DA TARDE DE ILHÉUS com data de 12 de Setembro de 1945 com a notícia de como chegou o CACAU na Região SUL DA BAHIA. Três observações nessa notícia: 1ª A Fazenda CUBÍCULO ainda existe no município de CANAVIEIRAS e pertence ao amigo VANDERLEI ROCHA OLIVEIRA, Piloto aposentado e residente em ILHÉUS. 2ª Observação: Observe a cor do papel em que foi impresso o Jornal. Isso porque em 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial, o BRASIL ainda estava sentindo a falta de produtos industrializados e nesse dia, faltou o Papel tradicional e foi preciso imprimir com esse da cor Rosa. No dia seguinte, chegaram os pedidos de Papel original. JOSÉ LEITE é um dos privilegiados que tem um exemplar do DIÁRIO DA TARDE na cor Rosa. A 3ª observação: observe a data da edição do Jornal acima, 12-09-1945, por coincidência hoje é 12-09-2019, nessa data, essa Notícia está fazendo 74 anos que foi publicada. A Fazenda CUBÍCULO onde foi plantado o 1º pé de Cacau em 1746 está comemorando, nesse ano de 2019, 273 anos.

E NO MAIS…

É sempre muito bom passar um Final de Semana em JUAZEIRO DO NORTE e participar das FESTAS EM LOUVOR A PADROEIRA DA CIDADE NOSSA SENHORA DAS DORES que acontece nesse domingo (15-09-2019) e também se encontrar com o Primo Irmão FRANÇA LEITE (foto).

Nesse final de semana, estarei me encontrando com dois ilustres amigos Juazeirenses, Médicos formados em SALVADOR, Dr. ARNON BEZERRA (de Paletó) Prefeito de JUAZEIRO DO NORTE, e Dr. IDERVAL REGINALDO TENÓRIO, residente em SALVADOR onde é dono de uma importante Clínica (CLÍNICA SÃO GABRIEL). Vai ser uma viagem Maravilhosa!

PARA CONFERIR O BAÚ ANTERIOR, CLICK AQUI

Texto e fotos: José Leite de Souza

[email protected]

(73) 3634-3134