WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


outubro 2010
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








Câmara Municipal de IIlhéus

Coordenador local do IBGE responde a questionamentos na Câmara

O coordenador local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sandoval Manciola, esteve na Sessão realizada ontem (20) na Câmara de Vereadores de Ilhéus respondendo aos questionamentos feitos pelos vereadores sobre o Censo 2010 que está sendo feito no município.

No início do Censo a estimativa era de que fossem visitados 64.439 endereços, mas, foram registrados pelos recenseadores do IBGE 78.800 endereços até o último registro. Aproximadamente 80% dos domicílios já foram visitados em Ilhéus e a soma total é de 170.056 habitantes, dos quais 82.327 são homens e 87.718, mulheres. “Faltam recensear apenas 86 setores no município. Acredito que ao final do Censo Ilhéus terá entre 175 mil e 180 mil habitantes”, afirmou Manciola.

O coordenador local do IBGE apresentou ainda algumas justificativas para a estimativa da população de Ilhéus estar entre 175 mil e 180 mil habitantes. A primeira é a vassoura de bruxa, que ainda é muito forte ainda no município. As fazendas tinham cerca de 10 domicílios, mas hoje em dia existe apenas 1, as outras 9 estão lá abandonadas. Manciola ainda lembrou que os recenseadores que vão até os distritos estão constatando que a diminuição daqueles que residem nas fazendas é drástica.

Outro fator que estimula a estimativa é de que o IBGE tinha feito um cálculo de que cada residência teria 4,11 habitantes, mas o Censo em andamento apresentou 3,31 moradores por casa. A última justificativa apresentada pelo coordenador local do IBGE foi de que o município de Ilhéus perdeu território para algumas cidades circunvizinhas. “Ilhéus perdeu território pra Una, Uruçuca, Itabuna e Buerarema, isso diminui consideravelmente a população da cidade. Porém, não é o IBGE que faz a lei, o IBGE só faz cumprir as definições estabelecidas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)”, ressaltou Manciola.

O IBGE tem até o dia 31 de outubro para finalizar o Censo no município de Ilhéus e o prazo não será estendido. Ainda que o trabalho vá até o final do mês, os recenseadores estão tendo algumas dificuldades como a ausência dos moradores em sua residência. “Tem recenseador que já foi em uma casa mais de 10 vezes e o morador não tem o intuito de colaborar. Apesar dos percalços acredito que a coleta de dados está sendo bem feita e o resultado divulgado será o mais rápido possível”, concluiu Sandoval Manciola, coordenador local do IBGE.

6 respostas para “Câmara Municipal de IIlhéus”

  • Domingos D. Santos says:

    O recenseamento é feito por amostragem ou todas as residências devem ser visitadas? Como é feito?
    Domingos D. Santos

  • Silvio Luis says:

    Que triste governo este de Newton. A cidade está abandonada e pelas perspectivas apontadas pelo censo, Ilhéus vai terminar virando uma CIDADE FANTASMA, pois até os moradores estão abandonando-a.
    Também com um Prefeito deste e uma Câmara de Vereadores como a que temos, não poderia ser diferente.

  • Ilheense says:

    O site do IBGE informa que em Ilhéus já foram recenseados 79% dos domicilios e foi contada uma população de 174.229 habitantes. Fazendo uma regra de tres simples a expectativa é que Ilhéus tenha 220.543 habitantes. Já em Itabuna foram contados 94% ds domicílios e foi contada uma população de 198.003 habitantes. Fazendo também uma regra de tres, Itabuna deve ter 210.641 habitantes.
    Acredito que este Manciola está fazendo uma análise equivocada.
    É esperar e ver.

    • Meus amigo nao é bem assim que funciona. Nao se aplicar regra de 3 simples nesta questao, pois tem que se analisados outros fatores e nem a regra de 3 composta teremos uma projeção mais ou menos aproximada do valor final. O problema é que Ilheus tem 16000 domicilios fechados, vagos e ocasionais. So para voce ter uma ideia destes cerca de 2600 sao de moradores de Itabuna, que nao sao computados como moradores de nossa cidade. Os tecnicos do IBGE sabem o que estao dizendo sim!

      • Ilheense says:

        Se acreditarmos naquilo que você escreveu, a situação de Ilhéus é ainda pior do que pensávamos.
        Você diz que Ilhéus tem 16.000 domicílios fechados e destes 2.600 são casas de praia de itabuneses. Então 13.400 domicilios estão fechados em Ilhéus e isto quer dizer que seus proprietários foram embora e não conseguiram sequer alugar as suas casas, que agora se encontram fechadas, sem gerar renda e sofrendo o desgaste do tempo.
        Triste constatação: ILHÉUS ESTÁ VIRANDO UMA CIDADE FANTASMA.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia