WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


outubro 2010
D S T Q Q S S
    nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE


1) SOCORRO! A SANTA SUMIU…

2) OS PEQUENOS CONTRASTES DE ILHÉUS

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA

***

SOCORRO! A SANTA SUMIU…

Corria o ano de 1942, quando nessa época, o Prefeito de Ilhéus, Dr. MÁRIO PESSOA, arrematou as imagens de NOSSA SENHORA DE LOURDES e da jovem BERNADETE em um Leilão em PORTUGAL. Já em Ilhéus, essas imagens ganharam uma gruta muito bonita onde corria uma pequena fonte. Localizada na AVENIDA DOIS de JULHO, em frente ao OBELISCO (Homenagem ao Dois de Julho). Porém, como acontece em dias atuais, naquela época havia também VÂNDALOS que “BADOCAVAM” as imagens e faziam suas necessidades na GRUTA DE LOURDES e por tais motivos os moradores do OUTEIRO SÃO SEBASTIÃO, motivados por DONA CATARINA LAVIGNE DE LEMOS (DONA CATITA) e DONA JOVENITA SANTANA (DONA UVINHA) senhoras católicas e de famílias tradicionais da cidade, iniciaram uma jornada que durou cerca de 14 meses. Foi a construção da CAPELA toda em PEDRAS a qual receberia as imagens de LOURDES e da jovem BERNADETE.

A CAPELA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES edificada no OUTEIRO SÃO SEBASTIÃO, recebeu a edificação de IGREJA em 11 de fevereiro de 1949.

Imagem de NOSSA SENHORA DE LOURDES na gruta da Avenida Dois de Julho. Foto: (começo da década de 1940)

Outra foto da Gruta de Lourdes (Av. Dois de Julho) com acabamento em PEDRAS. Observe que nesse dia, que foi clicada essa foto, estava acontecendo uma solenidade Religiosa com a presença de muitas pessoas. Foto: (década de 1940).

AGORA VAMOS FALAR DO MAIS INTERESSANTE DESSA HISTÓRIA.

Esta foto é da imagem “original” que estava na Gruta.

Essa outra foto é da imagem atual que está no altar da Igreja do Outeiro São Sebastião. Olhe para uma e para outra e veja que são DIFERENTES. O que aconteceu com a primeira imagem?

Comenta-se que no período da construção da CAPELA a IMAGEM foi guardada na residência de uma senhora religiosa do OUTEIRO, e num acidente a ESTÁTUA quebrou-se e foi feita uma restauração. História que não é verdadeira porque os formatos das ESTÁTUAS são completamente diferentes.
Outro comentário é que a ESTÁTUA foi roubada e construída outra para substituir a primeira.
UMA COISA É CERTA, A IMAGEM ORIGINAL DA SANTA SUMIU.

OS PEQUENOS CONTRASTES DE ILHÉUS

A partir de hoje, vamos falar de alguns pequenos contrastes que acontecem em Ilhéus, mas, primeiramente avisando que não se trata de uma crítica, pois são coisas que podem acontecer em qualquer outra cidade deste grande país.

LIONS CLUBE ILHÉUS – CENTRO, sua sede própria fica na ZONA SUL, localizada no bairro do Pontal, na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, a 50 metros do Aeroporto de Ilhéus.

LIONS CLUBE ILHÉUS NORTE tem sua sede no Centro, localizada na Avenida Dois de Julho, de frente com a Linda baia do Pontal.

AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA

Descubra nesta foto, onde está CARLINHOS FREITAS? Bloco “OS MASCARADOS” no Carnaval da Avenida Soares Lopes. Foto: final da década de 1960. Acervo: Raildo Nascimento

ILHÉUS! LINDA NO PASSADO, NO PRESENTE E NO FUTURO.

Quatro companheiros no feijão da CDL. PAULO CÉSAR, HANS SHAEPPI, JOSÉ LEITE e QUINTO DE SOUZA. (24-07-2010)

POPOF: “Esse é o cara!”. POPOF e CARLINHOS FREITAS no Carnaval dos “RM”. Foto: 02/2008.

Quem se lembra? Nota de 1 real em circulação.


Texto de Fotos: José Leite de Souza.

2 respostas para “DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE”

  • Suzana Patury says:

    Como sempre,você nos traz fatos desconhecidos por muitos ilheenses, principalmente os mais jovens.
    Lendo sobre os ” OS PEQUENOS CONTRASTES DE ILHÉUS” você abordou sobre a localização dos Lions Norte e o Centro.Acontece que esses clubes de serviços pertencentes ao Lions Internacional, único que tem assento na ONU, sobrevivem do pagamento de pequenas mensalidades pagas pelos sócios, para manutenção e recolhimento de taxa distrital e internacional, para cobrir os gastos da revista “The Lion” em Português, despesas administrativas e despesas semelhantes do distrito e do clube.Como a quantia que arrecadamos com promoção de eventos somente podem ser utilizadas em obras sociais, logicamente nossa receita ainda não nos permitiu termos uma sede própria, desde que fui eleita Presidente, ocupamos provisoriamente um imóvel de nossa família, até a aquisição de uma área na zona norte, sonho acalentado desde nossa fundação sob as bênçãos de São Jorge,em 23/04/1997.
    Assim, amigo Zé, contamos com seu prestígio pessoal para nos apadrinhar, já que as promessas feitas até agora para nos doar uma área, não foram cumpridas…
    Um abração.
    Suzana Patury

  • Ze viu ai o recado da Suzana? Vamos ajuda-la. Outra coisa sao as fotos da Gruta N S Lourdes que apresenta agora. Coincidentemente estava procurando essa foto, que o nosso ilustre Ilheense Dr.Mario Pessoa menciona no seu artigo sobre a mudança do Cristo Redentor. Procurei ate com Nazal e o mesmo sabia da existencia da Gruta, mas nao tinha a foto e agora voce nos dar este presente, uma nao, duas… ja vou guarda-la nos meus arquivos e com certeza Nazal tambem. Tenha um domingo.

    Eduardo – Siri

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia