WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


outubro 2010
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








Ilhéus

Caros amigos Ilheenses, devemos estar atentos mais para nossa cidade.

Nossa cidade anda esburacada, as ruas abertas, os Poderes Legislativo e Executivo degladiando entre si, os empresários sem muita perspectiva de melhoras, as entidades se desentendendo…..e as incertezas pairando no ar.

O que precisamos entender e compreender é que necessitamos nos unir, todos os cidadãos ilheenses. Brigar pelos nossos direitos, não fechar os olhos para o que está acontecendo.

Precisamos ter discernimento, opiniões, críticas construtivas (e não destrutivas) sobre as coisas que vem acontecendo na nossa cidade. Ilhéus começará a crescer e precisamos estar preparados para isso. Acreditamos e esperamos por isso há tempos….

O Porto Sul, o Intermodal, o aeroporto estão a caminho e ainda existem Ilheenses contra o desenvolvimento da cidade. Sabemos que sofreremos um impacto ambiental, mas para todo crescimento urbano existe um dano, porem surportável, claro.

Os comerciantes vivem se degladiando por falta de turistas na cidade. Mas todos devem fazer sua parte e não ficar só esperando do poder Executivo. É óbvio que a administração de Ilhéus tem o dever de fato, e sabemos disso, mas não podemos ficar de braços cruzados.

Devemos sempre estar apoiando os acontecimentos que se realizam em nossa cidade, pois todos se beneficiam de modo direto ou indireto.

Podemos dar exemplo dos shows onde acontecem no teatro, na concha, no centro de convenções; nas feiras que acontecem em Ilhéus, como a infoIlheus, a Expoilheus, a do Cacau, do Camarão.., enfim devemos prestigiar, pois são feitas para todos, dando empregos, movimentando a economia local, fazendo Ilhéus ser conhecida.

Os acontecimentos dão motivos para os jornais, blogs, Fms e, Ams tudo movimenta, há novidades para divulgarem, fazer seu papel e ganhar seu dinheiro.

Todos estes eventos vendem nossa cidade lá fora, trazem visitantes, hospedam pessoas nos hoteis, pousadas, comem em restaurantes, compram nas lojas, nos supermercados, fazem acontecer, melhora a economia da cidade.

As pessoas precisam abrir mais a cabeça e os corações para querer o crescimento dos outros e da cidade, e não querendo destruir o pouco que temos.

Vamos olhar para estes dois ultimos acontecimentos. A Macro e o Atacadão, que são situados em Ilhéus. Geograficamente falando, porque foi construido perto de Itabuna e não perto da nossa cidade. Vejamos que não conseguimos colocar nada relevante dentro ou ao lado da nossa cidade, estamos ficando esquecidos.

Não temos nem um shopping Center, uma cidade como Ilhéus em torno de 220.000 habitantes, e é uma cidade turistica. Os jornais estão divulgando que pela estatistica do IBGE Ilheus perdeu nos últimos tempos quase 40.000 habitantes. Talvez alguns foram embora da cidade, outros imigram para o campo, ninguém sabe.

Outro acontecimento recente porém pequeno, mas de grande importância local, foi o dia da criança que não vimos nenhum acontecimento no comércio, nenhum palhaço, nenhum ornamento com balões, nenhuma bandinha pelas ruas, nada para alegrar a criançada, afinal são elas que neste dia levam os pais para comprarem brinquedos, elas deveriam ser privilegiadas. E é disso que falo, temos que fazer nosso papel, se cada um fizer um pouco seremos muito mais adiante.

Agora, o que não podemos fazer é destruir o que não ajudamos a construir.


Márcia _ SAC.

4 respostas para “Ilhéus”

  • antonio says:

    Grande alerta.
    Mas, eu receio que a ferrovia, por exemplo, teima em rasgar um dos mais importantes trecho de mata atlântica do mundo, que pertence a todos, só para passar em Itabuna. O pool de empresas que podem advir disso, a exemplo do Macro e Atacadão, se instalarão em Itabuna, receio. Lá há mais infraestrutura e, pela geografia, congrega mais mercado consumidor. O gasene, também, já está lá. Aqui, ficamos (?) com um porto de minérios a espalhar pó “a miguel”, e só. Somos azarados, senão, vejamos: botaram uma elevatória de cocô na pralça Dom Eduardo; botaram um IML bem no centro; e, agora, vão botar um terminal pesqueiro numa das mais belas baías do país, onde bioarão barcos, sucatas de barcos e muito lixo, ou seja, lá se vai mais uma tração turística. Isso não é crescimento.
    Abs

  • tarcicio neto says:

    Antonio? Quanta discriminação com o terminal pesqueiro, saiba que muitos pais de familia estão á espera deste, pois nós da pesca dependemos de apoio e o terminal irá nos dar este suporte e irá trazer muitos beneficios para toda a Bahia com nosso a exploração de nosso vasto e rico litoral bahiano

  • Pereira says:

    TIREM ESTA DÚVIDA.
    A PREVISÃO É DE 170.000 HABITANTES NO MUNICÍPIO OU NA CIDADE (ÁREA URBANA)?
    NO MUNICÍPIO INCLUI A ZONA URBANA E RURAL DAÍ MINHA PERGUNTA.

  • ROBERTO says:

    Ilhéus precisa de lideranças!
    . esperamos muito pelo centro de convenções: ele veio com localização e arquitetura que mais parece um anexo do porto.
    . toda a reivindicação pelo DPT, terminou sendo atendida: será no centro da cidade , ao lado do shoping de artesanato.
    . terminal de pesca, importância fundamental: precisava ser numa área nobre da cidade (será que fica mais prático para doar peixe na semana santa?) onde se poderia instalar um grande passeio público com estacionamentos, jardins e outros equipamentos de lazer e turismo. Fico feliz em saber que em Salvador não escolheram o Porto da Barra.
    . a praça D. Eduardo não merecia aquele “ânus de dragão” dando boas vindas aos turistas.
    . a cidade precisa de outra ponte, onde estão nossas lideranças? os patrocinadores de babas e feijoadas, os doadores de peixe, os agentes funerários, os compradores de …?

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia