WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


outubro 2010
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








Ângela pede empenho de Wagner para solucionar conflito agrário

Gov. Wagner, Pref. Newton Lima, Dep. Angela, Senador Pinheiro, Luis Uaquim.


A deputada estadual reeleita Ângela Sousa (PSC) quer que o Governo do Estado se empenhe de maneira efetiva na busca de soluções para o conflito agrário na região sul da Bahia, na área reivindicada pela tribo tupinambá. Neste sábado, 23, Ângela acompanhou o presidente do Sindicato dos Pequenos Produtores Rurais de Ilhéus, Una e Buerarema, Luiz Henrique Uaquim, na entrega de um documento que formaliza a solicitação de empenho do gestor.

Segundo a deputada, Wagner prometeu intermediar, junto ao Governo Federal, as negociações para resolver o impasse que se instalou entre índios e produtores rurais na região. Os tupinambás reivindicam a posse de uma área de 47 mil hectares, que abrange parte dos municípios de Ihéus, Una e Buerarema. Uma portaria da Funai (Fundação Nacional do Índio) define a área como sendo historicamente habitada pela etnia tupinambá, o que é contestado pelos pequenos produtores rurais. Muitas famílias de agricultores vivem há gerações na região, que também é conhecida pela grande quantidade de hotéis, pousadas e resorts.

“Desde 2009, eu dedico uma atenção especial a esse problema e tenho defendido uma solução pacífica, que preserve os direitos de quem há tanto tempo vive e trabalha naquelas terras”, afirma a deputada ilheense. Ângela acredita que o governador está sensível à questão e irá se empenhar para resolvê-la.

Para a deputada, as soluções precisam ser urgentes, haja vista o clima de acirramento do conflito. Ângela salienta que no mês de outubro foram registradas mais de dez invasões de propriedades rurais na área reivindicada pelos tupinambás. “É preciso que o Estado tome logo alguma medida preventiva, para que o pior não aconteça”, afirma. A deputada participou de um protesto dos pequenos agricultores, na sexta-feira, 22, em Buerarema.


ai/dep.

1 resposta para “Ângela pede empenho de Wagner para solucionar conflito agrário”

  • ANNE PACHECO says:

    Esse gravíssimo problema tem que ser resolvido imediatamente. Não vai demorar a acontecer invasões nas Associações Receativas existentes no local, bem como nas pousadas, hoteis, resorts e até mesmo nas residências de pessoas honestas que deram duro para obter e manter os seus bens.
    Que o nosso Governador tome urgentes providencias antes que seja tarde demais.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia