WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


outubro 2010
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE


1) ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS, 98 ANOS DE HISTÓRIA
2) ANOS DOURADOS NO CLUBE SOCIAL DE ILHÉUS
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA

***

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS, 98 ANOS DE HISTÓRIA

Nesta segunda-feira, 1º de novembro de 2010, a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS comemora mais um aniversário. São 98 anos de bons serviços prestados ao Comércio, Indústria, Lavoura Cacaueira e outros assuntos de interesse de ILHÉUS e Região.
A ACI foi fundada no dia 1º de novembro de 1912 em reunião que contou com representantes do comércio, lavoura, indústria e imprensa de Ilhéus. A mesa provisória foi constituída pelo coronel Domingos Adami de Sá, Amando de Lemos Peixoto e Justino Andrade, respectivamente, presidente, 1º e 2º secretários. Naquela mesma reunião foram eleitos os membros da diretoria, da Assembléia Geral e suplentes, para um exercício que findaria no dia 31 de dezembro de 1913.
A primeira diretoria da Associação Comercial foi formada por Amando de Lemos Peixoto, Hugo Kauffmann, José Gomes do Amaral Pacheco, Noé Nunes, Ramiro de Araújo Castro, G. H. Duder, Antônio Braz Bomfim, Francisco Andrade, Henrique Kruschewsky, Bento Berilo de Oliveira e Virgílio Amorim.
Para Suplentes: Alberto Massader, Aníbal Amorim, Augusto Juvenal da Silva, Antero Alves Valle, Elias de Freitas Almeida e Manoel Portela.
A Assembléia Geral, o presidente foi Rodolfo Melo Vieira, 1º Secretário, Justino Andrade e 2º Secretário José Victorino Júnior.

1ª Sede Própria da ACI, localizada na Rua Coronel Paiva. O Prédio foi demolido e construído outro onde hoje funciona o Sindicato dos Comerciários. (Foto: P. Pinillos – 1925 – Acervo: José Nazal)

Novo Prédio da ACI, construído na Praça JJ Seabra. (Foto 1934)

Salão Nobre da ACI em estilo Neo Clássico. (Foto 1934)

Foto da Biblioteca da Associação Comercial de Ilhéus clicada no dia da inauguração do novo Prédio, mas a Biblioteca já existia na sede do Prédio Antigo. (Foto 14-07-1934)

Foto clicada depois de uma Reunião de Diretoria, com participantes da FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DA BAHIA. Identificados nesta foto: JOSÉ ALVES DOS SANTOS (Presidente), ANTONIO LINO, NAPOLEÃO CARILO, ANANIAS MENEZES, BENITO MEIRINO, JOSÉ SOBRAL, RENATO LEITE, RODOLFO M. VIEIRA,DR. MARQUES NETO (SALVADOR). (FOTO DÉCADA DE 1970)

Prédio da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS EM NOITE FESTIVA. (Foto: Julho/2007)

ANOS DOURADOS NO CLUBE SOCIAL DE ILHÉUS

Todos jovens, alegres, elegantes e felizes. Cada um se cuidava da melhor maneira, roupas impecáveis, sapatos de marca, perfumes franceses, whisky importado, tudo isso para chamar a atenção das garotas da época. O CLUBE SOCIAL DE ILHÉUS tinha uma programação de muitas festas durante o ano e era o “QUARTEL GENERAL” dos brotos Ilheenses. Foi também naquele CLUBE que começou o namoro de muitos jovens que se transformou em noivado e depois casamento. HOJE, a maioria estão vivos e são todos Vovôs.

Jovens Ilheenses antes de uma festa no CLUBE SOCIAL DE ILHÉUS. Da esquerda para direita: CARLOS OLIVEIRA, OMAR SÁ (MAZINHO), NICOLAU SIUFFO NETO, OSVALDO FÁCIO CUNHA, JURACI CARDOSO, FERNANDO MÁRIO RHEM DA SILVA, AYMONE BADARÓ E CLÁUDIO SILVEIRA (agachado). (Foto: Final da década de 1950)

AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA

DOM FERNANDO PANICO E JOSÉ LEITE DE SOUZA em ROMA. Nesse feriado de finados estarei fazendo uma visita ao amigo DOM FERNANDO, BISPO DIOCESANO da cidade do CRATO – CEARÁ. Aparecem na foto três turistas Cearenses (Foto: 31-05-2006).

CDL DE ILHÉUS entregando Prêmios da Promoção DIA DAS MÃES. Da esquerda para direita: GILSON SERAFIM, JOÃO BRITO, QUINTO DE SOUZA, MOISES BOHANA, JOSÉ LEITE e os dois Premiados. (Foto década de 1980)

Avenida Princesa Isabel ainda em construção, no governo do Prefeito MÁRIO PESSOA. (Foto: 1942)

Obras Hidráulicas na AVENIDA SOARES LOPES (1942)

Outra foto de obras hidráulicas na AVENIDA SOARES LOPES (1942)


Texto e fotos: José Leite de Souza.

1 resposta para “DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE”

  • Eduardo Carvalho (Siri) says:

    Zé valeu meu filho e muito mais porque me parece que Dilma perdeu um voto e Serra deixou de ganhar. Epa! O voto. Quem descobre por quem Zé torce nesta eleição? Outra coisa não deixe de justificar o seu titulo, exerça seu papel de cidadão e curta bem o Ceará.

    É pena que você não vai estar para presenciar minha mãe votar e ta difícil aqui em casa saber em que ela vota. Salo 13 e eu 45.

    Eduardo – Siri

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia