‘Vou mandar este beijo para minha querida Dilma’, disse Hugo Chávez.
Sarkozy mandou ‘cálidas felicitações’ por meio de comunicado.

Logo após a definição da eleição, na noite deste domingo (31), líderes de diferentes países começaram a se manifestar saudando a primeira mulher a chegar à presidência no Brasil, Dilma Rousseff.

França

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, manifestou suas “muito cálidas felicitações” a Dilma em um comunicado emitido logo após a divulgação dos resultados oficiais. Para Sarkozy, a eleição reflete o “reconhecimento do povo brasileiro pelo considerável trabalho feito pelo presidente Lula para fazer do Brasil um país moderno e mais justo”.

“França e Brasil compartilham os mesmos valores e uma visão comum do mundo”, disse o francês. Além disso, para Sarkozy, os dois países “estão convencidos de que é urgente combater as mudanças climáticas” e “acreditam em um multilateralismo renovado para organizar o mundo multipolar, levando em consideração as realidades do século XXI”. Ele afirmou que Dilma “poderá continuar contando com a amizade e o apoio indefectível da França”.

Venezuela

Já o presidente venezuelano Hugo Chávez chamou Dilma de “companheira”. “Vou mandar este beijo para minha querida Dilma, Dilma Rousseff. (Você) vem de longe companheira, te conheço, sabemos de onde você vem, das batalhas pelo Brasil: uma mulher de grande coragem, uma mulher patriota”, disse Chávez em seu programa de domingo de rádio e televisão “Alô, presidente’.

El Salvador

O governo salvadorenho divulgou mensagem de parabéns a Dilma e foto do presidente diante da bandeira do PT. (Foto: Divulgação)O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, não só escreveu mensagem cumprimentando Dilma, publicada no site oficial de seu governo, como aparece na mesma página numa foto à frente da bandeira do PT. Ele é o primeiro presidente de esquerda eleito por aquele país. “O Brasil é hoje a vanguarda mundial de uma nova ordem democrática, popular, progressista e humanista”, afirmou na mensagem, após apontar que o governo petista soube, até aqui, conciliar os interesses de diferentes classes sociais.

Funes é casado com a brasileira Vanda Pignato. “Em meu nome, e no da primeira-dama da república, minha querida esposa Vanda, e de meu filho Gabriel, que também é cidadão brasileiro, assim como em nome do povo e do governo de El salvador, faço chegar nossas felicitações e mostras de afeto à presidente eleita do Brasil”, disse Funes.

Portugal

O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, assina comunicado oficial em que diz estar certo de que o mandato de Dilma “constituirá uma renovada oportunidade de aprofundamento do nosso relacionamento e da nossa concertação estratégica. Pode, Vossa Excelência, contar com o meu firme empenho pessoal nesse sentido.”

Silva convidou a presidente para ser recebida em breve em Portugal. “Peço-lhe que aceite os votos que formulo pela felicidade pessoal de Vossa Excelência e pela continuada prosperidade e progresso do povo irmão brasileiro”, concluiu o presidente. De acordo com o site do jornal “Público”, o primeiro-ministro português, José Sócrates, também já parabenizou a presidente eleita.

Espanha

Segundo informações da agência Europa Press, que cita fontes da sede do governo espanhol, o presidente José Luis Rodríguez Zapatero mandou um telegrama de parabenização a Dilma em que ressalta que seguirá trabalhando para manter as boas relações entre os dois países.

Argentina

O governo da Argentina publicou comunicado desejando sucesso a Dilma. “Este triunfo afirma a continuidade das políticas que vêm sendo desenvolvidas, tanto no Mercosul como na Unasul, para o bem-estar dos nosso povos e de toda a comunidade latinoamericana”, diz a mensagem da chancelaria argentina. O país vizinho ainda destacou a importância do desenrolar da eleição brasileira na consolidação da democracia no continente.

Cristina Kirchner, presidente do país vizinho, telefonou à brasileira recém-eleita, segundo informa a agência oficial Telam, e lhe deu boas vindas “ao clube das companheiras de gênero”. Cristina também falou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem parabenizou pelo desempenho do PT.

Do G1, com informações de agências