Prefeito afasta secretário e cria comissão para apurar denúncias
Instalação de internet banda larga beneficia várias escolas de Ilhéus
Mostra Cultural da Escola Nucleada de Olivença teve meio ambiente como foco
Odontomóvel em novembro atende distritos e zona rural de Ilhéus

***

Prefeito afasta secretário e cria comissão para apurar denúncias

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou na manhã desta quarta-feira (3), decretos de números 52 e 53, afastando temporariamente o secretário de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo e cria comissão de sindicância. A finalidade da comissão é apurar rigorosamente as denúncias que pesam contra a gestão do secretário. Para o prefeito, é imprescindível o afastamento do gestor durante o período de investigação até apresentação do relatório final, “pois não podemos pré-julgar e nem tampouco deixar o ocupante do cargo respondendo pela pasta no decorrer das apurações”.

A decisão do prefeito deve-se ao fato de nas últimas duas semanas o secretário afastado, Augusto Macedo, ter sido alvo de denúncias de ordem financeira, má gestão e falta de postura na condução da pasta. “Diante disso, para manter total transparência em nosso governo e ao mesmo tempo oferecer uma resposta à sociedade, abrimos esta sindicância interna, procurando conhecer as verdades dos fatos, com a observância dos princípios constitucionais”.

A comissão de sindicância está composta por José Eduardo Santana Salomão, presidente; Pedro Sanches de Oliveira, vice-presidente e Júlio Cezar de Oliveira Gomes, secretário. “É bom frisar – continuou Newton Lima -, o afastamento do secretário e a abertura da sindicância contou com total apoio e respaldo da deputada estadual Ângela Sousa, que inclusive enviou ofício fazendo estas solicitações”.

Instalação de internet banda larga beneficia várias escolas de Ilhéus

Ilhéus é um dos municípios beneficiados com o convênio assinado em Salvador entre o governo do estado e a operadora de telefonia Oi. Após a assinatura do termo de adesão pelo prefeito Newton Lima, 27 escolas da zona urbana do município serão favorecidas com a instalação de internet banda larga. O convênio dá continuidade ao programa Banda Larga nas Escolas, do Ministério da Educação e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que visa possibilitar a conexão à internet banda larga a todas as escolas públicas urbanas do país cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Para o prefeito Newton Lima, a banda larga implantada nas escolas contribui para o processo de expansão da internet no município. Afirmou que “muitos dos alunos não tinham acesso à rede. Agora, com esta ferramenta, alunos e professores vão buscar um novo aprendizado, construído através de importante instrumento de estudo, pesquisa e conhecimento. O resultado dessa realidade será a melhoria do ensino público”. A estimativa é que o programa Banda Larga nas Escolas beneficie mais de 50 milhões de alunos, ou seja, 86% dos estudantes brasileiros.

Na opinião do secretário de Infraestrutura, Wilson Brito, “a internet é mais uma ferramenta para o aprendizado dos estudantes, permite a interatividade e o contato com o conhecimento. Por meio da rede, os alunos terão mais facilidade em suas pesquisas escolares, além de estar incluídos digitalmente”. Por sua vez, o diretor-comercial da Oi, Magno Vilas-Boas, lembrou que a empresa de telefonia disponibiliza o serviço em todas as escolas urbanas da rede pública estadual. “As concessionárias vão fornecer o modem para a instalação inicial sem qualquer ônus para as escolas”. Além de Ilhéus, participam do convênio, entre outros municípios, Itajuípe, Itamaraju, Itacaré, Eunápolis, Itagimirim, Curaçá, Dário Meira, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibirapitanga, Inhambupe, Irará, Itamari, Itaparica e Itaquara.

Pelo termo de adesão, entre outros benefícios, a Oi faz a doação em caráter irrevogável e irretratável, ao município de Ilhéus dos terminais de comunicação (modems), nos casos em que forem necessários para atender às instalações inaugurais nas escolas municipais que receberão a prestação do SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), por meio da tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line). O termo vigora de sua assinatura até 31 de dezembro de 2025. Das 5.255 escolas da rede pública de ensino da Bahia, 4.644 já tem o projeto banda larga em funcionamento, restando apenas 611 serem beneficiadas.

Escolas – As unidades beneficiadas com a instalação de internet banda larga são: Caic, centros comunitários do Iguape, Nelson Costa e do Basílio, Centro Educativo Fé e Alegria, escolas Cantinho do Recreio, Comunitária Vila Palmares, Heitor Dias, Salobrinho, Pequeno Príncipe, Perpétua Marques, Pinóquio, Princesa Isabel, Batista Memorial, Dom Walfredo Tepe, Marianne Eckes, Memorial Batista Nova Jerusalém, Banco da Vitória, do Pontal, Nazaré, Osvaldo Ramos, Paulo Freire, Themístocles Andrade e Vovô Isaac, Pequeno David, Grupo Escolar Herval Soledade e IME-Centro).

Mostra Cultural da Escola Nucleada de Olivença teve meio ambiente como foco

Em sua sexta edição, a Mostra Cultural da Escola Nucleada de Olivença trouxe novamente para a sociedade o debate sobre a importância de preservar o meio ambiente. Para isso, alunos, professores e pais promoveram sexta-feira (29) uma programação cultural com mostra de desenhos, estandes com trabalhos artesanais, apresentações teatrais e de dança. A secretária de Educação, Lidiney Campos, visitou o Centro de Cultura de Olivença – palco da mostra – e parabenizou o empenho da comunidade.

Para a secretária, “a dedicação dos alunos e professores mostra o quanto a escola está comprometida em melhorar a qualidade de vida da comunidade, promovendo ações de conscientização ambiental com um público que varia desde crianças do fundamental até ao programa de Educação para Jovens e Adultos (Eja). Outro destaque são os pais, cuja participação também ressalta o comprometimento da população local em promover ações que reforcem a preservação do meio ambiente, através do aproveitamento e reciclagem de materiais diversos”.

A diretora da escola, Maria Aparecida Ferreira, afirmou que o evento já está consolidado dentro do cronograma de eventos da área de educação. “E que por isso, toda a comunidade escolar já se prepara para o evento. Todos os anos, novas atividades são incorporadas à programação fixa”.

A aluna da 2ª série, Juliana Suzi Venâncio, de 8 anos, que fez pinturas com tinta guache, disse que “essa foi a melhor forma de mostrar a todos a importância de valorizar a natureza”. Já a mãe da estudante da 3ª série, Yasmim, de 9 anos, Juliana Oliveira, afirmou que todos os anos participa do evento. “A mostra ajuda também a integrar a comunidade local, fazendo com os pais possam participar, mais ativamente, do desempenho escolar de seus filhos”.

Odontomóvel em novembro atende distritos e zona rural de Ilhéus

Uma das estratégias encontradas pela atual gestão para facilitar o acesso de serviços de saúde para a população que vive em locais mais distantes do centro da cidade é através de programas como a unidade móvel odontológica (Odontomóvel). A iniciativa tem a principal função de levar serviços odontológicos de qualidade e gratuito para bairros e localidades distantes do centro

A programação deste mês inicia nesta quarta-feira (3), com atendimento no Programa de Erradicação Infantil (Peti) do Banco da Vitória. Já na quinta-feira (4), os atendimentos odontológicos serão realizados no posto de saúde do bairro São Miguel. Na segunda-feira (8), o ônibus segue para o Horto Havaí, no bairro Teotônio Vilela e na terça-feira (9) visita a Apae, no bairro da Urbis. Já na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11) os profissionais atendem respectivamente o posto de saúde do bairro Princesa Isabel e o distrito do Retiro.

Seguindo a programação, a equipe da Secretaria de Saúde contempla ainda as localidades de Santaninha (16), Creche Novo Ilhéus (17) e Mamoman (18). O Odontomóvel realiza atendimento também nos distritos de Aritaguá (22), no posto de saúde de Maria Jape (23), no Rio do Engeneho (24) e em Búzios (25). Para finalizar as visitas deste mês, o atendimento odontológico será realizado no Couto, na segunda-feira (29) e no posto de saúde do bairro Nossa Senhora da Vitória, na terça-feira (30).

O trabalho descentralizado é realizado por dois ônibus equipados e tem como foco as comunidades da zona rural. Todos os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe formada por cirurgião-dentista e auxiliares realiza tratamento dentário de baixa e média complexidades, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras, além da distribuição de material informativo. Os casos que requer outros tipos de procedimentos são encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).