WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia embasa secom bahia embasa


novembro 2010
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Ilhéus terá decoração natalina, afirma o prefeito Newton Lima
Ilhéus comemora Dia Nacional da Cultura com “Virada Cultural”
Newton Lima é homenageado pelo Sindicato dos Radialistas
Padre Cristo agradece empenho do prefeito na recuperação de igreja
Crianças do Peti comemoram Dia das Bruxas em Ilhéus

***

Ilhéus terá decoração natalina, afirma o prefeito Newton Lima

A cidade do porte de Ilhéus e com comércio que a cada ano mostra sua força não pode prescindir de ter uma iluminação de Natal que atenda não só os anseios dos comerciantes, como também dos consumidores. A afirmação é do prefeito Newton Lima que recebeu em audiência o proprietário da empresa PSV, Gerry Jackson e do responsável pela concepção/confecção, Ulysses Moreira (Tonico), onde foram discutidos vários aspectos com relação aos enfeites natalinos.

O prefeito adiantou que o município já possui dois mil metros de gambiarra, mas se faz necessário que sejam criadas peças decorativas não só para a própria iluminação, como também para que em áreas específicas – provavelmente nas praças Dom Eduardo e Castro Alves – sejam instaladas árvores natalinas que atraiam a atenção dos turistas que nesta época do ano costumam passar parte do verão na cidade.

Além do projeto decorativo completo, para que seja entregue até este final de semana, o prefeito Newton Lima também solicitou ao empresário da PSV a tabela de custos, “porque todos conhecem as nossas dificuldades de ordem econômica e temos que trabalhar com o que temos”. Gerry Jackson quanto Tinoco garantiram que a decoração natalina pode ser inaugurada na primeira semana de dezembro.

Ilhéus comemora Dia Nacional da Cultura com “Virada Cultural”

O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, recebeu nesta quarta-feira (3), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, o troféu São Jorge dos Ilhéus de Arte, Cultura e Educação, entregue pelo Colégio São Jorge. A noite contou com apresentação de artistas regionais e a entrega de prêmios nas categorias personalidades que ajudam a cultura, música, teatro, dança, fotografia, manifestação popular, entre outras. A realização da Caravana Cultural, que já alcançou a marca de 50 mil espectadores e a Virada Cultural, que começa nesta quinta-feira (4), foram alguns dos destaques lembrados pela organização do evento.

A “I Virada Cultural de Ilhéus” é promovida pela Fundação Cultural e Prefeitura de Ilhéus, com o apoio de artísticas e do Hotel Britânia e TV Santa Cruz. O evento que já é realizado com sucesso nas principais capitais do país, reúne artistas de diferentes segmentos, serve de referência para Ilhéus, que entre os dias 4 e 5, Dia Nacional da Cultura, realiza um movimento cultural com características semelhantes.

Em Ilhéus, a programação conta com a participação de cantores e bandas de estilos variados através da realização de tributo a Saul Barbosa. Do rock à MPB, passando pelos grupos afro. A TV Santa Cruz, aniversariante do dia, será homenageada, e também realizada visita às casas de cultura, galerias e museus, além de atividades literárias, teatrais e cinema nacional.

Maurício Corso explica que a “Virada Cultural” deve promover uma maratona artística, aberta ao público de todas as classes sociais e com entrada gratuita. Assegura que “conta também com a mídia espontânea, inclusive via redes sociais, um número expressivo de pessoas certamente tomará conhecimento da programação, o que pode se configurar em importante atrativo turístico para o município”.

Até o momento está confirmada a participação de Herval Lemos, Ivan Moraes, Carlos Silva, Keketa, Itassucy, Luciano de Lucas, Nozinho (cover de Tim Maia), Abdias, Chica de Cidra e Bebeto. Dos grupos afro Dilazenzi, Minicongo, Zambiaxé, Rastafari, além de Makkel, Dr. Imbira, Quizila, Mortífera, Infected Mind, Trido, Enttropia, Mendigos Blue, Eletroacústico da Comunidade Quilombola de Sião e a banda OQuadro.

Na programação consta o grupo Casa Aberta de Teatro, atores do curso Retrate, a NúProArt – que fará uma mostra dos vídeos premiados no Mostra Universitária Salobrinho de Cinema – e assina acordo para realizar o I Festival de Cinema Baiano, entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2011, com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus.

Segundo Maurício Corso, “além desses músicos e artistas, teremos a participação das escolas de dança; alunos e professores das escolas públicas e privadas; diversos artistas plásticos; lançamentos de livros e recitais de poesia; o Varal Cultural, com literatura e oficina de cordel e performances com artistas regionais. Afinal, é o “Dia Nacional da Cultura” e Ilhéus, berço da cultura do país, tem muito que comemorar”.

Newton Lima é homenageado pelo Sindicato dos Radialistas

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu, quarta-feira (3), um título de sócio honorário do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Ilhéus. A homenagem foi prestada durante sessão especial e solene realizada pela Câmara de Vereadores, para homenagear os radialistas pelos serviços prestados à sociedade.

A sessão foi requerida pelo vereador Marcos Flávio Rhem da Silva e aprovada pela unanimidade dos vereadores. Como fundamentação, o vereador ressaltou a contínua presença do rádio na integração dos munícipes, principalmente em Ilhéus, que possui um município muito extenso, ampliando, portanto, sua importância como meio de comunicação instantâneo.

O prefeito foi representado pelo seu chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco, que justificou a ausência do prefeito e ressaltou sua gratidão aos radialistas por tamanha honraria. ”Impedido de vir a esta sessão por atender a uma série de outros compromissos, o prefeito me incumbiu de trazer uma mensagem, parabenizando esta categoria pelo brilhante trabalho que tem feito em benefício de toda a sociedade”, disse.

José Nazal também externou sua alegria em estar naquela sessão, pois seu convívio com o rádio é de muito tempo, pois o seu pai foi proprietário da Rádio Cultura, uma emissora que faz parte da história da comunicação de Ilhéus. “Na prefeitura temos feito um trabalho de parceria com o sindicato e esperamos ampliá-lo ainda mais”, ressaltou o Chefe do Gabinete.

Além do prefeito, outras nove personalidades também receberam o título de sócio honorário. A homenagem consta do estatuto do sindicato e as pessoas distinguidas com o título são escolhidas pelos dirigentes da entidade. Durante a sessão, foi prestada homenagem especial ao radialista Candango do Ipê, falecido recentemente e que é parte da história da música e da comunicação radiofônica de Ilhéus.

No final, o presidente do sindicato, Elias Reis, falou sobre as parcerias que o sindicato tem firmado na atual gestão. Lembrou o trabalho que os radialistas têm no dia-a-dia, “ao tempo que lembramos que o rádio [AM e FM] no país tem evoluído. Aqui em Ilhéus nossos profissionais sempre atuam com ética e responsabilidade”.

Padre Cristo agradece empenho do prefeito na recuperação de igreja

Um público estimado em 10 mil pessoas deve lotar a concha acústica de Ilhéus nesta sexta-feira (5) para assistir ao show do cantor Padre Fábio de Melo, a partir das 20 horas. A apresentação deve contar com a presença de fãs e religiosos de diversas cidades da região. O show marca a reabertura do espaço cultural, que na última semana teve os trabalhos de recuperação acelerados, a fim de que tudo estivesse pronto para receber a apresentação de uma das maiores revelações da música religiosa do Brasil.

Todo o valor arrecadado com a bilheteria do show será destinado à reforma e ampliação da capelania São Paulo Apóstolo, localizada na avenida Princesa Isabel. O pároco da igreja, Padre Cristo, agradeceu ao empenho do governo municipal em garantir a recuperação da concha acústica, “fazendo com que o show possa acontecer com toda a infraestrutura necessária para trazer conforto, principalmente ao público”. Ainda de acordo com Padre Cristo a notícia da finalização dos trabalhos na concha fizeram com que a venda dos ingressos aumentassem significativamente. O ingresso para o show, que conta com o apoio da prefeitura, ainda pode ser encontrado com vendedores ambulantes.

Na segunda quinzena de outubro, uma frente de trabalho formada por 28 operários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano intensificou a reforma da concha acústica. O esforço da secretaria resultou na recuperação do sistema elétrico e hidráulico do local, além da manutenção do piso em cerâmica, pintura nas áreas interna e externa, reforma dos portões de acesso, recuperação dos sanitários e nova iluminação interna e externa. Os camarins – locais reservados para a preparação e arrumação dos artistas – também foram reformados. Nos dois camarins foram colocados aparelho de ar condicionado e os espelhos trocados.

De Capelania para paróquia – De acordo com Padre Cristo a reforma e ampliação da Capelania São Paulo Apóstolo constituem o primeiro passo para mudar o status de capelania para paróquia. Para isso, o projeto arquitetônico, cedido pela arquiteta Simone Flores, já se encontra pronto e vai possibilitar a construção de salas de reunião e auditório no primeiro piso do espaço, além de secretaria e salão de reunião na parte térrea da igreja. “Esperamos que o público aproveite bastante o show e que os recursos arrecadados possam mudar a realidade da nossa capelania, beneficiando principalmente, toda a comunidade católica da avenida Princesa Isabel”.

Crianças do Peti comemoram Dia das Bruxas em Ilhéus

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, comemorou na última quarta-feira (3) na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) na Barra em Ilhéus, a festa de “Halloween”, também conhecida como Dia das Bruxas.

Cerca de 60 crianças e adolescentes assistidas pelo programa da zona norte da cidade tiveram uma tarde de festa. O Peti tem o objetivo de contribuir para erradicar o trabalho infantil no Brasil, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes tenham idade inferior a 16 anos e se encontrem em situação de trabalho. Através do resgate da cidadania, atividades lúdicas e reconhecimento da criança como portadora de direitos, o Peti procura incluir a criança e sua família na comunidade e nas atividades para fortalecer os vínculos familiares.

A atividade foi feita em parceria com um dos cinco Cras existentes na cidade. O conselho é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social.

Em Ilhéus existem quatro unidades dos Cras que ficam localizadas nos bairros da Barra, Banco da Vitória, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória. O Cras é destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos e à articulação destes serviços no seu território de abrangência e atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • Marcos says:

    Em Ilhéus, a unica coisa que as criaças, os jovens, os adultos e os idosos podem comemorar mesmo é o dia da bruxa. Que aliás parece que nunca termina. Não prefeito, Não é vereadores, não é secretários?

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia