WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia embasa secom bahia embasa


novembro 2010
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








RESULTADO DO CENSO 2010

Rabat:

Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje e pode ser visto em

http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/index.php

A Bahia tem 13.633.969 habitantes. Ilhéus que em 2000 tinha 222.127 habitantes, hoje tem 176.917 habitantes. Enquanto isto, Itabuna que em 2000 tinha 196.675 habitantes, hoje tem 202.359 habitantes.
Vale a pena paramos para analisar estes dados.

Carlos da Silva Mascarenhas
carlos.consultic@gmail.com
73 8147-0607 – 73 9125-0547

7 respostas para “RESULTADO DO CENSO 2010”

  • Marcos Reis says:

    Muito estranho Ilhéus perder mais de 30 mil habitantes,já que várias pessoas que eu tenho encontrado,relataram que não foram recenseadas.Aliás um ponto interessante disso,é que essas pessoas moram na zona urbana.
    Infelizmente a Prefeitura não acompanhou de perto o pessoal do IBGE,e isso representará prejuízos financeiros para Ilhéus.

  • José Rezende Mendonça says:

    ILHÉUS – POPULAÇÃO 2010 E O CACAU

    Com o site indicado pelo amigo Mascarenhas, fiz questão de observar toda Região Cacaueira e pude notar que todas elas ficaram abaixo da população de 2000. O que me leva a crer que talvez o fato mais interessante aí, seja a migração da população rural para outras cidades do Extremo Sul da Bahia, ou outros estados à procura de emprego em razão da grave doença da vassoura de bruxa em nossos cacauais.

    Da Região do Cacau, só Itabuna cresceu em torno de 6.000 habitantes, que é muito pouco num período de 10 anos. É bom lembrar, que Itabuna já não tinha tanta área de cacau em 1989, pois foi desmembrado da sua área o distrito de Jussari, que concentrava 70% deste cultivo.

    Percebi também, que as cidades que cresceram em números de habitantes estão no Extremo Sul, como as cidades de Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Teixeira de Freitas, Eunápolis, etc., que não são por excelência produtores de cacau. Itamarajú que também está no Extremo Sul perdeu população e lá concentrava uma boa área de cacau, no distrito de São Paulinho, Guarany e vale do Jucuruçú.

    Parece-me, que um dos parâmetros é este, ou seja, cacau X trabalhador rural.

    Também é bom lembrar, que Ilhéus era o maior produtor de cacau do Brasil e tinha população rural bastante significativa, com isso a queda da população foi mais expressiva. No caso de Itabuna, é que ela deve ter absorvido pequena parte desta população do meio rural da nossa região por ser uma cidade centralizada na região do cacau, e mesmo assim foi muito pouco pelo que foi constatado pelo censo 2010.

    Mesmo com o crescimento de Ilhéus no setor turístico nos últimos anos, esta mão de obra rural não pode ser absorvida devido à falta de treinamento deste pessoal.

    Acho que é por aí, no mais as pessoas que ficaram sem serem entrevistas pelo censo, não deverá atingir o patamar que se espera de pelos menos 200.000 habitantes.

    Rezende

  • LEANDRO says:

    TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE EM MINHA RESIDÊNCIA NÃO ESTEVE NINGUEM DO IBGE, DURANTE O PERIODO DE PESQUISAS. E OLHA QUE EU MORO NO NELSON COSTA , QUE SOU POLICIAL MILITAR E QUE ALEM DE TODOS OS VIZINHOS ME CONHECEREM ,SEMPRE HA ALGUEM EM MINHA RESIDENCIA. IMAGINEM SÓ ,SE NA AREA URBANA NAO ESTIVERAM ,VOCES ACHAM QUE ESTIVERAM EM BANCO DO PEDRO , INEMA, SAPUCAEIRA … . ISSO TEM QUE SER APURADO COM SERIEDADE. NOSSA CIDADE PERDE MUITO COM ISSO.

  • Se alguém não foi recenseado, entre no “site” do IBGE e cadastre-se para que seja recenseado. Reclamar neste veículo de mídia não adianta. Isso não aconteceu somente em Ilhéus, em outros locais também, inclusive em pequenas cidades do Estado do Rio de Janeiro, onde tenho uma pequena propriedade rural, apesar de eu ser originário de Ilhéus, de onde saí há mais de cinquenta anos.

  • Omir Oliveira says:

    Gostaria somente de saber quando as informções do Censo 2010 estarão disponíveis apra o público?

    Pelo momento, gostei de ver a população por estados. Interessante notar, que a população geral do Brasil está ainda abaixo dos 190 mil… imaginava ter chegado perto dos 200mil. Não seria este fato, uma falha do sistema de amostragem que foi utilizado pelo Censo?
    Agradeceria um retorno.

  • eduardo says:

    por que a populacoa rural nao foi visitada

  • Maria Luiza says:

    Eu nao to intendendo nada…
    Ps.. So sincera

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia