WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia embasa embasa secom bahia secom bahia secom bahia


novembro 2010
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE


1) UMA HOMENAGEM PARA DOM EDUARDO
2) OS PEQUENOS CONTRASTES DE ILHÉUS (2)
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA


***

UMA HOMENAGEM PARA DOM EDUARDO.

“É SEMPRE COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE PROCURO RECORDAR OS GRANDES VULTOS DO NOSSO PASSADO, FAZENDO-OS CONHECIDOS DAS NOVAS GERAÇÕES”.

DOM FREI EDUARDO JOSÉ HERBERHOLD, tomou posse na DIOCESE de ILHÉUS no dia 22 de março de 1931 como o 2º BISPO de ILHÉUS. Sua gestão se caracteriza pelo intenso movimento missionário na sede e no interior da DIOCESE. Criou as PARÓQUIAS de ITAJUÍPE e IBICARAÍ e deu continuidade à construção da CATEDRAL SÃO SEBASTIÃO.
Em 15 de maio de 1933 doou para as irmãs URSULINAS o terreno e o prédio do PALÁCIO EPISCOPAL (anexo ao convento da PIEDADE), para a fundação de um Orfanato para crianças. DOM EDUARDO era considerado um homem de DEUS, tinha verdadeiro amor aos seus diocesanos. Em 1939 participou no Rio de Janeiro, da ASSEMBLÉIA DOS BISPOS DE BRASIL. Ao retornar à Bahia, desembarcou em SALVADOR no dia 24 de julho de 1939 e na noite do mesmo dia veio a falecer de um ataque cardíaco. Estava com 67 anos. Ele está sepultado na CATEDRAL SÃO SEBASTIÃO que ele tanto quis terminar, mas não conseguiu.

DOM EDUARDO, sua participação na construção da CATEDRAL foi muito importante.

CATEDRAL SÃO SEBASTIÃO, observe no corrimão da escada, lado esquerdo, o Busto de DOM EDUARDO completamente isolado e mal localizado.

DOM EDUARDO, um dos Bispos de maior expressão da DIOCESE de ILHÉUS, SEU BUSTO merecia um PEDESTAL bonito na praça que tem seu nome.

O Busto de DOM EDUARDO precisa de um local de destaque.

OS PEQUENOS CONTRASTES DE ILHÉUS (2)

Mais uma vez vamos falar de alguns pequenos contrastes que acontecem em Ilhéus, mas avisando que não se trata de críticas, pois são coisas que podem acontecer em qualquer cidade desse país de meu Deus.

A DELEGACIA da CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA em ILHÉUS, que representa a nossa GLORIOSA MARINHA DO BRASIL, tem sua SEDE ADMINISTRATIVA na Rua Major Homem Del Rei (cidade nova).

A Sede da 18ª CSM CIRCUNSCRIÇÃO DO SERVIÇO MILITAR, que representa o EXÉRCITO BRASILEIRO, orgulho de todos nós, está localizada na Rua Rotary (cidade nova) e tem toda extensão de sua área de fundo beirando o mar. E aí é quando se diz: “A MARINHA ESTÁ NA TERRA E O EXERCITO ESTÁ NO MAR”.

Área interna da 18ª CSM. Observe o mar ao fundo da foto. (Foto: 27-06-2004)

AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

AMIGOS DE ILHÉUS

Da esquerda para direita: JEOVÁ CARDOSO, LUIGI MASSA, JOSÉ LEITE, ANTONIO COSTA, E PAULO GOULART. “Entrega da COMENDA SÃO JORGE DOS ILHEUS pelo Prefeito Newton Lima a Jose Leite no Teatro Municipal de Ilhéus.” (Foto: 28-06-2009)

AMIGOS DE JUAZEIRO DO NORTE

Da Esquerda para Direita: RAIMUNDO ARAÚJO, JOSÉ TAVARES, EXPEDITO, DR. BALBINO, JOSÉ LEITE E O Primo FRANÇA. (Foto: 02-11-2010). “Recordando o passado com os amigos em Juazeiro do Norte”.

UM ROMEIRO NO MEIO DA ROMEIRADA

JOSÉ LEITE na festa em homenagem ao PADRE CÍCERO em JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ (02-11-2010)

VII PRÊMIO LIDERANÇA DA BAHIA

Agradeço a “FOLHA DA PRAIA” através do amigo ROBERTO SANTANA pela escolha do meu nome e PARABÉNS pelo evento realizado no Centro de Convenções do Hotel Cana Brava.



Sra. Juíza Federal, Dra. KARINE COSTA DA SILVA fazendo a entrega do Troféu “LIDERANÇA DA BAHIA” a JOSÉ LEITE DE SOUZA. (Foto 18-09-2010).


Texto e Fotos: José Leite de Souza

2 respostas para “DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE”

  • José Rezende Mendonça says:

    Esta sua informação sobre a doação do terreno e prédio do Palácio Episcopal por Dom Eduardo 1933, para a fundação de um ORFANATO para crianças me pegou de surpresa, haja visto que lá não funciona nada disto, e pelo que me parece, tentaram fazer naquele um local um museu, que quando visitei há algum tempo estava em ruínas. Não sei como está agora, mas o mais correto é que o desejo de Dom Eduardo fosse cumprido, pelo seu ato de bondade com estas crianças tão carente em nossa cidade.

    Rezende

    Em 15 de maio de 1933 doou para as irmãs URSULINAS o terreno e o prédio do PALÁCIO EPISCOPAL (anexo ao convento da PIEDADE), para a fundação de um Orfanato para crianças.

  • Senhoras e Senhores,

    muito prazer, bom dia.

    Desculpe minha portuguoes, mas eu esta alemao e falo um puco / mais meneos portuguoes.

    Minha esposa e filha esta nascimento na Rio de Janeiro.

    Eu est 65 anos e morar em lipsstadt.

    dom Eduardo herberhold esta irmao de minha grande mae, Elisabeth krilleke, nascimento herberhold.

    bom Eduardo esta minha grande tio, tio de meu pai.

    eu vistam ilheus Antes de 8 or 10 anos. visitam cathedral sao Sebastian.

    e outro irmao, Siegbert, esta tambem ai com seu irmao Eduardo. Siegbert esta trabolho ai e ajudar Eduardo.

    eu ve ai em Sakristei de catedrahl a Foto, eu penso de meu grande mai.

    ilheus eat uma Bonito cidade.

    eu visitam tambem e igrja franzicus na Salvador. ai eu conversa com a padre Hugo frageso. ela dar meu allguns informacao de bispo e mostrar meu e sekretario de bispo na igreja ai.

    eu penso nossos foi ai na Rio de Janeiro em 2 anos para sempre.

    talvez eu visitam mais um ilheus para ve mais informacao de bispo.

    eu esta alegre voce escrevem meu um puco coisas / responder.

    muito obrigado !

    saudacao para tudos !

    Michael Krilleke

    Am Rüsing 36
    59555 Lippstadt

    Alemao

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia