Pesquisa revela que 46% dos jovens publicam sua localização na web
Entre os riscos de divulgar muitas informações está o roubo de identidade.
Uma pesquisa encomendada pela empresa de segurança McAfee divulgou nesta quarta-feira (10) que 46% dos adolescentes brasileiros entre 13 e 17 anos publicam suas localizações em perfis de redes sociais, como menções de locais onde estão. A pesquisa “A vida secreta dos adolescentes: o comportamento dos jovens na web”, realizada pela empresa TNS, entrevistou 400 jovens no Brasil.
Segundo o G1, o estudo revelou que 71% desses adolescentes atualizam seus “status” nas redes sociais frequentemente, sendo que 8 em cada 10 participam ativamente desses sites. Conforme a pesquisa, 33% dos jovens compartilham fotos pessoais na internet com pessoas desconhecidas, 22% enviam o seu número do celular e 21% divulgam o nome da escola.
Segundo José Matias Neto, gerente de suporte técnico da McAfee, os maiores riscos de divulgar essas informações na internet são as práticas de engenharia social.
“Sabendo informações sobre o adolescente tão facilmente pela web, torna mais fácil convencer alguém, como o pai, que estou com aquele jovem”, disse Neto.”Outra prática é o roubo de identidade. Ou seja, é mais fácil se passar por alguém, criando um perfil falso e o usando para prejudicar outras pessoas”, completou.
Entre as atividades mais praticadas pelos jovens na internet estão as redes sociais (83%), conversas por mensagens instantâneas (82%), e-mail (79%) e compartilhamento de fotos (67%). Segundo Alexandre Momma, diretor de atendimento da TNS, das 10 atividades mais praticadas pelos adolescentes na web, sete delas podem tornar públicas informações que deveriam ser privadas.
Momma também mostrou que os adolescentes passaram a utilizar vários tipos de aparelhos para estar on-line. Conforme a pesquisa, 89% acessam a internet por um desktop, 49% usam um notebook e 25% entram na web pelo celular.
“Mesmos adolescentes de 13 anos, 48% desses jovens acessam a web há mais de quatro anos. Ou seja, eles já nasceram no sucesso da internet”, disse Momma. A pesquisa também revelou que 77% dos entrevistados usam a web de seis a sete dias por semana.
Redação CORREIO DA BAHIA



























































