WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


novembro 2010
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) PREPARE-SE, EM 2011 ILHÉUS VAI TER O MAIOR APAGÃO DE TODOS OS TEMPOS.
2) OS 68 ANOS DO MONUMENTO DO CRISTO REDENTOR DE ILHÉUS.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

***

PREPARE-SE, EM 2011 ILHÉUS VAI TER O MAIOR APAGÃO DE TODOS OS TEMPOS

Mas não precisa você ficar tão preocupado(a), esse apagão (fechamento) vai acontecer somente nas LOJAS COMERCIAIS, BANCOS, CASAS LOTÉRICAS e alguns SUPERMERCADOS.
Finalmente são quatro dias de comércio fechado no mês de abril, se não vejamos:

21 de ABRIL = DIA DE TIRADENTES
22 de ABRIL = SEXTA FEIRA SANTA
23 de ABRIL = DIA DE SÃO JORGE (PADROEIRO)
24 de ABRIL = DOMINGO (RESSURREIÇÃO)

Esperamos que as autoridades MUNICIPAIS, RELIGIOSAS e os representantes do COMÉRCIO se reúnam com antecedência e possam resolver o problema que poderá acarretar muitos prejuízos para a população.
Na época, é bom se prevenir antecipando suas compras, principalmente de gêneros alimentícios.

Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá. Em abril de 2011, quatro dias o comércio fechado vai ser um caos tanto para os lojistas como para os consumidores. (Foto: setembro 2010).

O comércio de Ilhéus poderá ter quatro dias fechado durante o período de uma semana.

OS 68 ANOS DO MONUMENTO DO CRISTO REDENTOR DE ILHÉUS

Uma da festas mais bonitas aconteceu em Ilhéus no ano de 1942. Foi no dia 10 de novembro, um dia de terça feira, antes do amanhecer do dia, uma alvorada de fogos acontecia na Avenida Soares Lopes, ao lado da CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO. Depois de uma noite chuvosa a cidade amanhecia com um sol bonito e uma temperatura agradável. A partir das 8 horas da manhã, todos os caminhos levavam uma parte da população de Ilhéus para a AVENIDA DOIS DE JULHO. Gente a pé, montado em animais, de carro ou de bicicleta e até de carroça enfeitada para o evento, o Prefeito decretou feriado nesse dia. A presença das mais altas autoridades civis e religiosas, estudantes de todas as escolas, entidades representadas e o povo em geral.
Precisamente às 10 horas daquele dia 10 de novembro de 1942, O MONUMENTO DO CRISTO REDENTOR foi inaugurado solenemente na AVENIDA DOIS DE JULHO, também em comemoração ao DIA DO ESTADO NOVO pelo então Prefeito Dr. MÁRIO PESSOA.
A consagração religiosa da ESTÁTUA foi feita por DOM FELIPE CONDURU PACHECO, terceiro Bispo de Ilhéus. A ESTÁTUA DO CRISTO simbolizava as “BOAS VINDAS” às embarcações de passageiros e cargueiros que entravam na barra com destino ao Porto da Baia do Pontal. O projeto da ESTÁTUA DO CRISTO com oito metros de altura é de autoria do Escultor Italiano PASCHOAL DE CHIRICO, sendo a obra de ampliação executada pelos escultores WALDEMAR TAVARES e SALOMÃO DA SILVEIRA, o mesmo que projetou a CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO.

Dr. Mário Pessoa, Prefeito de Ilhéus na época, inaugurou o monumento do Cristo Redentor. (Foto: J. Dias 1940)

Dom Felipe Conduru Pacheco, Bispo de Ilhéus na época. Fez a consagração religiosa na ESTÁTUA DO CRISTO. (Foto: acervo Diocese de Ilhéus 1940).

O lindo Cristo Redentor de Ilhéus. (Foto: Jair Garcia 1990). Uma sugestão ao prefeito Newton Lima: Através de decreto, o monumento do Cristo passe a ser Patrimônio Histórico Municipal.

A área do Cristo continua sem melhoramento.

AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA

SAUDADES DE UM AMIGO

HAMILTOM IBERTI foi Secretário Executivo da Federação do Comércio Lojista da Bahia por mais de 20 anos. HAMILTOM IBERTI foi responsável pela fundação de mais de 100 CDLs. No Estado da Bahia ele era quem fazia o contato com as Lideranças Lojistas das cidades e daí o Surgimento de mais um CLUBE DE DIRETORES LOJISTAS, hoje CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS. HAMILTOM IBERTI faleceu no ano de 2008 e não recebeu uma homenagem como ele merecia. Na foto, da esquerda para direita: D. CAROL BOHANA, JOSÉ LEITE, HAMILTOM IBERTI e SARA VIROLLI (ex secretária da CDL de Ilhéus). (Foto: fevereiro de 2000)

Construção do segundo Edifício mais alto do Ceará. (26 andares) Todos os apartamentos já foram vendidos. É Juazeiro do Norte crescendo verticalmente. (Foto: 01-11-2010)

Viajar para Juazeiro do Norte e não visitar meu amigo “SEU LUNGA” a viagem fica incompleta. Dizem que SEU LUNGA é o homem mais zangado do BRASIL. EU NÃO ACHO. (Foto: 02-11-2010)

Dizer que meu amigo LIBERINHO não vai beber mais uma SKOL geladinha em IRATÊ BAR, não é verdade. Espera só o CARNAVAL CHEGAR. “MAS BEBER COM MODERAÇÃO”.
Na foto: Dr. PAULO NORA, LIBÉRIO MENEZES, LORENCINHO e UMA SKOL GELADA NA MESA.
(Foto: 2008)

Notícia do Jornal A TARDE 12/11/2010

PARABÉNS CONTERRÂNEO!

PARABÉNS CONTERRÂNEO! O Terno já está pronto e a passagem para sua posse vou comprar amanhã. Na foto: O DEPUTADO FEDERAL ELEITO TIRIRICA e seu amigo JOSÉ LEITE.


Texto e Fotos: José Leite de Souza.

1 resposta para “DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE”

  • José Pereira says:

    Meu querido Zé,
    Não me diga que esta preocupado com o apagão do mês de Abril do ano que vem; pegue um dos seus carrões e faça um tour por ai, e deixe essa turma nova esquentar a cabeça com esses feriadões que imobilizam o comércio. Na vida tudo é passageiro e tão rápido, que não tem coisa melhor do que aproveitar um apagão para beber umas brahama geleadinha com os amigos e atualizar a proza.
    José Pereira

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia