WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
embasa secom bahia embasa


novembro 2010
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Prefeitura Municpal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Sucesso do Triathlon garante etapa de campeonato brasileiro e sul-americano
Prefeito conhece projetos da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito para 2011
Prefeito define pacote de obras para Ilhéus
Edição 2010 do Prêmio Milton Santos destaca atuação de professores de Ilhéus
Mutirão do diabético atraiu grande público a praça J.J. Seabra

***

Sucesso do Triathlon garante etapa de campeonato brasileiro e sul-americano

O sucesso do Festival Ilhéus de Triathlon, realizado no último sábado (13) ajudou a consolidar de vez a cidade como rota obrigatória para a realização dos maiores eventos esportivos do mundo. O secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, disse que a ótima organização do evento e a receptividade do público garantiram a realização de em Ilhéus, da etapa do campeonato brasileiro e o sul-americano de Triathlon para junho de 2011.

Prestigiado por grande público que invadiu as ruas do centro da cidade e principalmente na Praia do Cristo – palco da largada –, o festival teve 80 atletas inscritos que vieram de várias partes do Brasil, bem como de outros países, como México, Estados Unidos, Austrália, Suíça e Canadá. O evento foi realizado pela Federação Baiana de Triathlon, em parceria com a secretaria municipal de Turismo e da Superintendência Esportiva de Ilhéus. O apoio foi da TV Santa Cruz e do Programa FazAtleta. Entre os parceiros da primeira edição do evento estão a Bahiatursa, Caixa Econômica, Makro Atacadista, Empresa Águia Branca, Petrobras e Sorvete Kibon.

Iniciada às 14 horas, a prova contou com infraestrutura que permitiu ao público acompanhar todas as provas em diversos pontos do trajeto, já que diversas arquibancadas foram distribuídas entre os principais trechos. Guardas municipais e equipe de profissionais garantiram que os atletas recebessem água e outros suplementos necessários para manter o condicionamento físico durante a corrida. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também acompanharam a corrida.

Os atletas percorreram 750 metros de natação na baía do Pontal e em seguida partiram para fazer 20 quilômetros de ciclismo e mais cinco quilômetros de corrida. As etapas de ciclismo e corrida utilizaram como percurso a avenida Soares Lopes (sentido porto, com retorno pela própria avenida), ruas Coronel Paiva, e Eustáquio Bastos (contornando na esquina do Sindicato Rural em direção mais uma vez à praia do Cristo).

Vencedores – No grupo de elite masculino o melhor tempo ficou com Bonieck de Souza Clemente, enquanto que o segundo colocado foi Fred Morais Lima. E a terceira colocação ficou com Igor Costa Santos. Gervásio Dionísio da Silva e Vinicius dos Santos Lago ficaram com o quarto e quinto lugares. Já no feminino, as ganhadoras foram Tatiane Pereira de Souza (1º lugar), Maria Claudia Lyra de Souza (2º lugar), Renata Andrade Almeida da Silva (3º lugar) e Manuela Lereno Machado (4º lugar).

O evento contou com as presenças do presidente da Federação Baiana de Triathlon, Marcelo Afonso e do diretor da Confederação Brasileira de Triathlon, Wálter Kraus, que participaram da entrega dos troféus, juntamente com os secretários de Turismo, Paulo Moreira e de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, além do superintendente municipal de Esporte, Alberto Kruschewsky.

Prefeito conhece projetos da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito para 2011

Durante reunião ocorrida no Palácio Paranaguá, sede do governo municipal, o prefeito Newton Lima conheceu alguns dos projetos elaborados pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, para o próximo ano. A apresentação, que contou com a presença de técnicos municipais, foi realizada pelo titular da pasta, Marcelo Barreto. Entre as propostas apresentadas, merecem destaque o plano municipal de segurança pública, o curso de formação da Guarda Municipal e o projeto de proteção dos jovens em território vulnerável.

Visando à formatação do plano municipal de segurança pública, alunos da Faculdade de Ilhéus e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) iniciaram treinamento para realizar diagnóstico da violência e criminalidade no município. O secretário Marcelo Barreto disse que o objetivo do diagnóstico é identificar, descrever, mapear e desenvolver metas para que a cidade promova no prazo de cinco anos ações capazes de consolidar a promoção da segurança local. Afirmou que “com esse intuito, serão trabalhadas ações em parceria com a comunidade, através de audiências públicas nos bairros, no centro da cidade e nas faculdades e universidades”.

O secretário enfatizou ainda que o plano de segurança pública, no que tange ao planejamento das ações de segurança urbana, estará integrando, além da Guarda Municipal, todos os órgãos ligados ao setor, como polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Administração Municipal, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e instituições de ações sociais e de defesa à cidadania.

Outra iniciativa apresentada ao prefeito foi o curso de formação da Guarda Municipal, esforço que, segundo Marcelo Barreto, se encontra ligado ao plano municipal de segurança pública. “A ideia é desenvolver capacitações diversas visando fazer com que a corporação passe a atuar, efetivamente como agentes de segurança pública”. Atrelado a esse esforço de fortalecimento, o secretário destacou também a reestruturação da Guarda Municipal com a aquisição de veículos, motos e bicicletas, além de aparelhos de alarmes e monitoramento eletrônico e equipamentos de informática e comunicação.

O projeto de proteção dos jovens em território vulnerável presta assistência em Ilhéus, por meio de programas de formação e de inclusão social, a 150 adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana (ou que vivam nas ruas). O território de paz escolhido foi o Teotônio Vilela, bairro localizado na zona oeste da cidade. Segundo, o trabalho terá como foco a formação da cidadania dos participantes por meio de atividades culturais, esportivas e educacionais, capazes de resgatar a autoestima e permitir que eles disseminem uma cultura de paz em suas respectivas comunidades.

O projeto obedece a normativas previamente estabelecidas, como seleção dos jovens a partir dos níveis de exposição à violência, curso de 800 horas de capacitação, divididas em um ano, formação para a vida, formação em informática, acompanhamento psicossocial, implementação do mecanismo de informação juvenil, participação de 150 jovens e adolescentes expostos à violência doméstica, urbana ou em situação de rua residentes no território selecionado e faixa etária de 15 a 24 anos. O projeto prevê a concessão de bolsa no valor de 100 reais por mês.

Prefeito define pacote de obras para Ilhéus

Na tarde desta quarta-feira (17) o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, junto com secretários municipais, definiu in loco, a ordem das áreas da cidade que receberão um pacote de obras. Os melhoramentos têm como objetivo preparar a cidade para o verão, época em que Ilhéus recebe um grande número de turistas – hóspedes em hotéis, casas de veraneio, cruzeiristas, dentre outros –, além da população residente.

Entre os locais escolhidos para receber as melhorias estão o centro da cidade, os bairros do Pontal, Hernani Sá, Sapetinga, Malhado, Barra, Iguape, avenidas Itabuna e Princesa Isabel, bairros Teotônio Vilela e Nelson Costa e Praia do Sul até Olivença. Em seguida, outras localidades também receberão os mutirões realizados pela prefeitura, dentro do cronograma que será estabelecido.

De início, ficou decidido que o trabalho será executado em regime de mutirão, com os operários realizando as tarefas de manutenção das áreas verdes, através de poda de árvores, capina de mato, corte de gramados; consertos em meio-fio e operação tapa-buracos, que será acelerada em vários pontos da cidade, bem como a troca de lâmpadas queimadas e manutenção na rede elétrica.

Na avenida Soares Lopes e outros locais onde existem passeios construídos com pedras portuguesas, diferentes equipes da Secretaria do Desenvolvimento Urbano irão realizar sua recomposição. Ainda na Soares Lopes, será construído um estacionamento para automóveis, com a finalidade de ordenar o trânsito naquela avenida que deve receber equipamentos de lazer, como parque de exposição e uma praça gastronômica.

Para evitar os constantes engarrafamentos nas proximidades da praça Cairu, com reflexos até o bairro do Pontal, um projeto já foi elaborado com o sentido de promover algumas mudanças no trânsito. Além disso, todos os semáforos do centro da cidade serão sincronizados, para permitir o escoamento do fluxo de veículos nas áreas de maior movimentação, principalmente nos três períodos de congestionamento.

Edição 2010 do Prêmio Milton Santos destaca atuação de professores de Ilhéus

Professores das redes municipal e estadual e de escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, urbanas ou rurais, de educação infantil, de 1º ao 9º ano do ensino fundamental e médio de Ilhéus estiveram reunidos no início deste mês, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, para participar do Prêmio Milton Santos – Professor Estação 2010. O evento reuniu autoridades, homenageados pelo projeto Troféu São Jorge dos Ilhéus, alunos, pais e professores da própria escola e das escolas públicas participantes.

A homenagem é iniciativa do Colégio São Jorge dos Ilhéus, que conta com a parceria da secretaria municipal de Educação e visa busca identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, em escolas de Ilhéus. Várias escolas da rede municipal participaram com inscrições de projetos. Com o projeto “Publicidade, publicitanto, de rótulo em rótulo, vamos exercitando”, a professora Cléa Nascimento Barbosa, do Centro Comunitário do Iguape foi uma das contempladas com o prêmio.

Já a professora Kátia Crystina Almeida dos Santos, representando as escolas Nucleadas de Inema e Pimenteira, foi premiada com o projeto “O mundo que eu tenho. O mundo que eu quero”. Os professores Jaqueline Souza Santos e Josemar Santos Tonnico, das Escolas Nucleadas de Inema, se destacaram com o trabalho “O Brasil de todos os povos. Negro, índio e branco. Unidos para a construção de um mundo sem preconceito”. Já a professora Solange Skromov, da Casa da Criança Daniel Rebouças, foi uma das vencedoras, apresentando o musical “Os Saltimbancos”.

De acordo com a secretária de Educação, Lidiney Campos, ao delimitar com zelo as metas de atividade, é possível adequar os conteúdos e atingir as metas propostas pela iniciativa. “Diagnosticar o aprendizado não é só dar uma nota às produções da turma. O objetivo é perceber o desenvolvimento de cada um em relação ao seu próprio processo de aprendizagem e aos objetivos premiados”.

O Prêmio Milton Santos fez parte da programação alusiva aos 25 anos do Colégio São Jorge dos Ilhéus. O colégio realizou ainda o Troféu São Jorge dos Ilhéus de Arte e Cultura. Este ano, destacou a diretoria, os professores trabalharam para que nenhum aluno ficasse para trás, o mérito de ser chamado Educador Nota 10 da cidade de São Jorge dos Ilhéus. Já o prêmio Milton Santos é uma homenagem ao professor Dr. Milton Santos (in memorian) que durante muitos anos lecionou no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne. Ele se destacou ainda como jurista, geógrafo, escritor de grandes obras, descrevendo sobre a nova globalização, a inclusão social e geopolítica mundial.

Mutirão do diabético atraiu grande público a praça J.J. Seabra

Um simples furo no dedo e a detecção rápida de uma séria doença: a diabetes. É assim que funciona o teste de glicemia. E foi à procura desse e de outros serviços que dezenas de pessoas lotaram o estande montado na praça J. J. Seabra, centro, durante a sexta-feira (12). No local, a Associação dos Diabéticos de Ilhéus realizou o I Mutirão dos Diabéticos de Ilhéus, com o apoio da secretaria municipal de Saúde, Faculdade de Ilhéus, Câmara de Vereadores, Rotary Clube e Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.

No estande, pessoas de diversas idades puderam fazer o acompanhamento da glicemia, realizando o teste rápido, medição da pressão arterial e avaliação nutricional. Alunos do curso de enfermagem e do sexto semestre de nutrição da Faculdade de Ilhéus auxiliaram a população durante o mutirão. De acordo com o estudante de nutrição, Sócrates Souza Lima, o trabalho de orientação contou com várias etapas. “Primeiro, fizemos o trabalho de medição do índice de massa corpórea para identificar se a pessoa pode ser considerada com baixo-peso, eutrófica, com sobrepeso ou obesa. Em seguida, orientamos e distribuímos material informativo com dicas de hábitos alimentares saudáveis”.

O técnico em telecomunicações Jailton Menezes aproveitou que estava trabalhando próximo ao estande para medir sua glicemia. “Não é sempre que temos a chance de realizar esse exame e de maneira tão rápida”. O ano de 2010 é o segundo ano da campanha nacional “Diabetes: educar para prevenir” e o I Mutirão de Diabéticos de Ilhéus acompanha o período da programação oficial da campanha, que acontece entre os dias 7 e 14 deste mês.

A presidente da Associação de Diabéticos de Ilhéus, Célia Oliveira Cardoso, disse que a finalidade do evento é conscientizar a população e disseminar recursos para ajudar na prevenção da diabetes. “Ao divulgarmos as ferramentas necessárias para o combate da doença, realizarmos outras medidas simples, a exemplo dos testes rápidos. Estamos contribuindo para que a pessoa possa desde cedo buscar qualidade de vida, mesmo com a doença”.

1 resposta para “Prefeitura Municpal de Ilhéus”

  • José Pereira says:

    Que vergonha um evento de tamanha evergadura, foi realizado em um momento de precariedade na cidade de Ilhéus, as ruas sujas e esburacadas e povo cabesbaixa.
    Lamentável.
    Zé Pereira

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia