Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) a chuva continua nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul da Bahia. A previsão para essas áreas é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas e fracas, podendo também ocorrer eventos isolados de chuvas fortes acompanhados de trovoadas. Na última semana, as cidades de Caetité, Vitória da Conquista e Santa Rita de Cássia se destacaram com os maiores índices pluviométricos (chuva) do Estado, chegando a atingir 66,4 mm.

Essas condições do tempo estão influenciadas pela frente fria que avança pelo Sudeste brasileiro e sul da Bahia associada à umidade vinda da Amazônia, deixando o céu encoberto e chuvoso em toda a faixa centro-sul e oeste do Estado durante o final de semana. Essas chuvas também amenizam as temperaturas nessas regiões do Estado, onde suas máximas deverão oscilar entre 29°C e 31°C.

No restante do Estado, permanece a ocorrência da massa de ar quente e seco que já vem atuando a algumas semanas. A previsão para essas regiões é de céu parcialmente nublado e com chuvas fracas na Chapada Diamantina, Norte, Nordeste e Recôncavo. Nessas áreas também serão registradas as temperaturas mais elevadas, com máximas podendo chegar aos 33°C. Mas em algumas localidades da Chapada Diamantina, a exemplo das áreas serranas, estão previstas as menores temperaturas do Estado, com mínimas chegando aos 19°C.

Para a cidade de Salvador e Região Metropolitana a previsão para o período entre 19/11 (sexta-feira) e 21/11 (domingo) é de céu com poucas nuvens e ocorrência de chuvas fracas, que serão mais frequentes durante à noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas se manterão elevadas, com valores variando entre 21ºC (mínimas) e 32ºC (máximas).

Maré
Entre os dias 19/11 (sexta-feira) e 21/11 (domingo), a maré alta deverá atingir valores de 1,9 a 2,3 metro de altura, em torno das 2h30 e 14h30, enquanto que a maré baixa deverá atingir valores entre 0,2 e 0,5 metro, em torno das 8h30 e das 20h30. As ondas deverão ter agitação de intensidade fraca, com altura máxima podendo chegar a até 1,5 m.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)
Neste final de semana a previsão está indicando que os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) deverão permanecer com intensidade extrema, com valores oscilando entre 12 e 13, em praticamente todo o Nordeste brasileiro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) essa categoria de intensidade exige cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários entre 10h às 16h. Com isso, recomenda-se usar filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves. Tais cuidados são imprescindíveis para prevenir danos em longo prazo do tipo: câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.