WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


novembro 2010
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Incêndio na Unicoba revela deficiências no combate ao fogo em Ilhéus

Muita fumaça ainda hoje pela manhã  Crédito: JBO

Muita fumaça ainda hoje pela manhã Crédito: JBO

Um incêndio de grandes proporções ocorrido durante a madrugada desta segunda-feira, destruiu uma das mais importantes indústrias do Pólo de Informática de Ilhéus. A Unicoba tinha atividades no município há 14 anos. No início trabalhava apenas com a montagem de gabinetes e ferros de soldagem, depois partiu para projetos mais audaciosos e, dentre outros produtos que passou a oferecer ao mercado nacional, destacava-se a produção de GPS veicular.

Considerada uma das empresas mais sólidas do Pólo de Informática, o incêndio na Unicoba destruiu toda a sua estrutura física e estoque de componentes eletrônicos. Segundo informações colhidas no local pelo repórter do JBO, o Corpo de Bombeiros demorou a chegar e ainda teria sido prejudicado por uma falha mecânica em um dos seus carros disponibilizados para a operação. Teria sido preciso a ajuda da equipe de Combate Contra incêndios do Aeroporto Jorge Amado, que fica de plantão na região oposta ao Distrito Industrial de Ilhéus. Ainda não se sabe as causas do incêndio.

No entanto, a versão dada pelo comandante do Corpo de Bombeiros ao site Teia de Notícias é outra. Segundo disse, a chegada dos policiais foi rápida. Mas a ação de combate ao fogo teria sido prejudicada pela falta de um hidrante no Distrito Industrial. Por conta disso, a companhia teve que fazer diversas viagens até o centro de Ilhéus para recarregar os tanques com água para o combate ao fogo.

Barril de pólvora – O Jornal Bahia Online teve acesso a um estudo feito pelo consultor de turismo, Ariel Figueroa, que investigou a quantidade de hidrantes disponíveis na cidade de Ilhéus. De acordo com informações da Embasa, a cidade, com mais de 150 mil habitantes, conta apenas com nove equipamentos instalados por suas ruas. E pior. No diagnóstico apresentado no dia 24 de março deste ano, quatro deles estavam quebrados e sem condições de uso.

No estudo, Ariel revela que muitos dos que ainda funcionam mesmo que de forma precária, sofrem com a falta de água, em virtude de “manobras técnicas” realizadas pela Embasa para garantir o abastecimento das casas localizadas nos morros de Ilhéus. “Tive informações de que até mesmo o hidrante instalado em frente ao Corpo de Bombeiros, tem hora para funcionar. À noite é quase sempre impossível”, revela o consultor.

Reflexos negativos – O sinistro ocorrido esta madrugada, para além do grupo paulista a quem pertence a empresa, também deve causar reflexos negativos na economia do já combalido Pólo de Informática de Ilhéus que vê, a cada dia, diminuir a quantidade de industrias tecnológicas instaladas na cidade e, consequentemente, a produção de equipamentos eletrônicos com a sua marca. Era a Unicoba quem fornecia quase que a totalidade de gabinetes para produção local de PCs.

O Jornal Bahia Online conseguiu apurar que, no início da madrugada, vigilantes escutaram uma forte explosão no interior da unidade. De imediato acionaram o Corpo de Bombeiros. Hoje pela manhã, quando os primeiros trabalhadores chegam para o início das atividades, os últimos bombeiros ainda trabalhavam no local.

A Unicoba surgiu em 1973, em São Paulo e chegou a Ilhéus em 96. Tem unidades também em Extrema, Minas gerais; Manaus (AM) e Joinvile, interior de Santa Catarina. Em Ilhéus, gerava cerca de 50 empregos diretos.

Veja, abaixo, a lista dos hidrantes existentes em Ilhéus, segundo pesquisa do turismólogo e relatório divulgado pela própria Embasa.

Avenida ACM

Avenida Petrobrás

Soares Lopes

Esquina Cine Santa Clara

Catedral de São Sebastião

Rua Coronel Paiva

Rua Dom Pedro II

Avenida Lomanto Júnior

Rua da Linha


Jornal Bahia Online.

1 resposta para “Incêndio na Unicoba revela deficiências no combate ao fogo em Ilhéus”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia