O universo da arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde cedo sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo.

Regido pela necessidade básica de ordenação, o espírito humano cria, continuamente, sua consciência de existir por meio de manifestações diversas.

Nesse sentido, pode-se dizer que a aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que visam à criação de significações, exercitando fundamentalmente a constante possibilidade de transformação do ser humano. Além disso, encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço permite contextualizar a época em que se vive na sua relação com as demais.

A arte é um modo privilegiado de conhecimento, a aproximação entre indivíduos de culturas distintas, pois favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, num plano que vai além do discurso verbal.

A Escola Heitor dias desenvolve desde 2008, o Musical de Natal e, sua proposta com este trabalho, é proporcionar aos alunos participantes o desejo de criar, de desenvolver as suas possibilidades por meio da arte e, principalmente, despertar o prazer de ler e escrever a partir das letras das músicas. O projeto envolve alunos dos Ciclos 1 e 2, sob a coordenação da Supervisora Pedagógica Célia Miranda e da Orientadora Educacional Jani Mota.

Para a Diretora Escolar professora Jamile Maron, é fundamental que a escola desenvolva ações que permitam a participação efetiva dos pais na concretização da aprendizagem das crianças, objetivo maior da nossa Escola. No seu terceiro ano de apresentação, o Projeto Cantando o Natal com Jesus tem se tornado um grande estímulo para os alunos integrantes. Observa-se mudanças significativas no comportamento das crianças pois cantar exige disciplina, responsabilidade e aprendizagem.

O evento acontecerá no dia 26 de novembro às 15 horas na Igreja Batista Lindinopólis, bairro Conquista, Ilhéus-Bahia.