WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


novembro 2010
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Mário Alexandre assume interinamente e cumpre agenda de visitas em Ilhéus
Apoio do PT a Ilhéus é institucional, diz Josias Gomes a Newton Lima
Novos prêmios são definidos para a corrida temática Costa do Cacau
Secretário Arouca define metas e prioridades de trabalho
Prefeito entrega veículos e equipamentos à Guarda Municipal
Projeto 5ª do Rádio – Gospel, acontece nesta quinta-feira

***

Mário Alexandre assume interinamente e cumpre agenda de visitas em Ilhéus

O vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, responde interinamente pelo cargo durante esta semana. Ele tomou posse na manhã desta terça-feira (23) dia em que o prefeito Newton Lima inicia viagem particular por motivos de saúde, retornando na segunda-feira (29). Após assinar o livro de posse, Mário Alexandre garantiu manter os rumos do governo e se empenhar em atender a demanda do executivo, “mantendo sempre o diálogo constante com a comunidade”.

Até o final desta semana, o prefeito interino realiza visitas, entre elas à zona rural, para ver a situação de algumas estradas vicinais. A visita será acompanhada pelo secretário da Infraestrutura, Marconi Queiroz. Mário Alexandre também se reúne com o secretário da Saúde, Jorge Arouca, para discutir as primeiras medidas a serem tomadas na pasta. Mário Alexandre faz visita técnica à rua Sá Oliveira, centro, que está sendo transformada em novo calçadão e ao estádio Mário Pessoa. “Nestes dois locais, além de acompanhar essas reformas, nosso objetivo é de imprimir celeridade às obras, garantir que elas sejam finalizadas dentro do prazo mais breve possível”.

Esta não é a primeira vez que Mário Alexandre assume o cargo de prefeito interino. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, ele assumiu o cargo durante viagem feita por Newton Lima à Veneza, na Itália, para participar, na condição de convidado especial, da Turism Real Estate-Expo Venice, uma feira de investimentos imobiliários voltados para o turismo europeu. Mário Alexandre Corrêa de Sousa, 38 anos, é natural de Ilhéus, casado, pai de quatro filhos, é medico ortopedista e filho do médico Mário Alves de Sousa e da deputada estadual Ângela Sousa.

Apoio do PT a Ilhéus é institucional, diz Josias Gomes a Newton Lima

O deputado federal eleito, Josias Gomes, participou da solenidade de posse do secretário municipal da Saúde, Jorge Arouca e garantiu ao prefeito Newton Lima que o Partido dos Trabalhadores (PT) continuará a fazer um trabalho profícuo em parceria com a administração pública municipal. Segundo Josias Gomes, os esforços não se prendem à Secretaria da Saúde, mas sim a todas as áreas do governo.

Na opinião de Josias Gomes existe uma disposição do governo do estado e da União em investir no sul da Bahia e Ilhéus será uma das cidades contempladas, por ser estratégia no processo de desenvolvimento regional. “Nosso planejamento inclui a liberação de recursos para tornar Ilhéus uma cidade referência na área da saúde em toda a Bahia, o que iniciamos com o novo projeto de gestão do Hospital Regional Luís Viana Filho”, ressaltou.

Nesta quinta-feira (18), Josias Gomes acompanhou o prefeito Newton Lima e o secretário da Saúde, Jorge Arouca, durante audiência com o secretário Jorge Solla. O encontro teve a finalidade de apresentar o novo titular da pasta e solicitar o apoio da Secretaria da Saúde da Bahia para um conjunto de ações que o gestor pretender realizar no município, visando melhorar a assistência e ampliar o atendimento para os usuários dos serviços de saúde de Ilhéus.

Em Ilhéus, por ocasião da posse de Jorge Arouca, Josias Gomes e Newton Lima acertaram uma agenda de trabalho que compreende a verificação dos limites territoriais do município a liberação de recursos para obras de infraestrutura. “Essa parceria entre dois partidos da base aliada dos governos federal e estadual está consolidada e vamos continuar trabalhando para conseguir recursos suficientes para transformar Ilhéus numa cidade melhor para se viver”, disse Josias Gomes.

O prefeito Newton Lima agradeceu o apoio do PT, que integra a administração municipal e ressaltou que Ilhéus já vem recebendo recursos para a realização de obras e serviços, conseguidos através de emendas parlamentares, entre elas da deputada federal e senadora eleita Lídice da Mata. “Agora, com o esforço dos parlamentares dos dois partidos, Ilhéus terá muito a ganhar e continuar no caminho do desenvolvimento”.

Novos prêmios são definidos para a corrida temática Costa do Cacau

Como resultado de parceria com o Pólo de Informática de Ilhéus, a coordenação da III Corrida Temática Costa do Cacau incrementa a premiação do evento com a entrega de dois notebooks para o 1º lugar masculino e feminino e prêmios em dinheiro, troféus e medalhas. O coordenador do evento e diretor da Costa do Cacau Comunicação e Assessoria, Afonso Maria Zeni, disse que a empresa Águia Branca disponibiliza ônibus gratuito (Salvador/Ilhéus) para os atletas inscritos e supervisionados pela Federação Baiana de Atletismo. Programada para o dia 12 de dezembro, a terceira edição da corrida acontece no Quarteirão Jorge Amado, com largada prevista para as 8h30min, da praça da catedral Dom Eduardo.

Os principais aspectos da corrida, evento que já inserido no calendário esportivo do município, foram apresentados na noite desta terça-feira (23), no auditório do Hotel Jardim Atlântico, localizado na rodovia Ilhéus/Canavieiras. Além do vice-prefeito Mário Alexandre, o evento contou com a presença de empresários, desportistas e secretários municipais. O apoio da Prefeitura de Ilhéus e patrocínio da Bahia Mineração.

Em parceria com o Lions Clube de Ilhéus, ao lado da corrida também será realizada a III Caminhada Costa do Cacau, com percurso de 2,5 quilômetros na avenida Soares Lopes, com direito a camiseta, animação e dicas de saúde para o verão. A inscrição será através da entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições sociais.

A terceira edição da corrida conta com parceria da Liga de Atletismo de Ilhéus e Associação Itabunense de Atletismo. E o ‘permit’ da Federação Baiana de Atletismo, entidade que destaca o crescimento dos clubes de corrida formados por profissionais de educação física, com especialidade em atletismo. A prova conta com percurso aferido, já que foi realizada a medição oficial, que passa a ter 10 mil metros (10 quilômetros).

Incremento – Afonso Maria Zeni lembra que a corrida temática movimenta o comércio, o setor de hotelaria e a infraestrutura para a sua organização. O coordenador informa que a corrida conta com credibilidade na mídia local e nacional, “inserida nas agendas da revista Runner’s World, programa Vamos Correr-ESPN Brasil e outros sites, da FBA, Webrun, Street Runners, ChipTimming e demais sites de clubes de corrida”.

Com largada prevista para as 8h30min, a corrida terá saída da praça da catedral São Sebastião, avenida Soares Lopes até a concha acústica, retorno pela própria avenida, contorno pela praça Ruy Barbosa, seguindo pela rua Coronel Paiva e avenida 2 de Julho, entrando na segunda rua à esquerda, sentido Bataclan, seguindo para a praia do Cristo e continuando até a praça da catedral. Serão duas voltas de cinco quilômetros.

Inscrição – A inscrição vai até o dia 8 de dezembro, na loja Costa do Cacau (aeroporto de Ilhéus Jorge Amado) e banca Ilhéus Revista (Largo Cultural). Já a inscrição online no site www.costadocacau.com.br. Além de dois quilos de alimentos não perecíveis, a taxa custa 15 reais nos postos fixos e 19 reais através da internet. A inscrição para a caminhada até o dia 11 de dezembro, a partir das 10 horas, na clínica de fisioterapia Unifísio, avenida Soares Lopes.

O kit de participação da corrida que pode ser retirado no dia 11 de dezembro, a partir das 10 horas, também na Unifísio, inclui camiseta, número de peito e chip de cronometragem (que deve ser amarrado ao cadarço do tênis, sendo obrigatórios o seu uso e a devolução no final). Já os participantes da caminhada recebem no ato da inscrição, camiseta comemorativa.

Secretário Arouca define metas e prioridades de trabalho

O secretário da Saúde de Ilhéus, Jorge Arouca, reuniu coordenadores e diretores de departamento no auditório da sede da secretaria após sua posse. Na reunião, o secretario estabeleceu um primeiro contato com os profissionais, traçou metas e perfil do trabalho a ser realizado. Na oportunidade, falou sobre o apoio do secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, na reunião em Salvador, em que participou juntamente com o prefeito Newton Lima.

Fortalecimento da capacidade de gestão, saneamento das finanças e política de contenção foram algumas das prioridades listadas, que segundo Arouca serão realizadas através de trabalho coletivo e unificado, por meio de gestão moderna, participativa e transparente. Outra prioridade citada pelo secretário foram os mecanismos de acesso e melhoria da área de Atenção Básica. Assim, atendendo pedido do novo secretário, o governo do estado envia uma equipe técnica para o acompanhamento e reestruturação do setor.

Além disso, foi nomeada a nova diretora para o departamento de Atenção Básica, a enfermeira Gisele D`Angela. Segundo Jorge Arouca, ‘’Gisele possui conhecimento e domínio da área, além de ser dinâmica e irá contribuir muito para o cargo’’. O secretário citou ainda o comprometimento do secretário da Saúde da Bahia na reforma das unidades de saúde de Ilhéus, fato reforçado na sua posse.

Reforma física – Para a reforma das unidades de saúde, a Secretaria de Infraestrutura já elaborou os projetos de alguns postos, enquanto outros se encontram na etapa de finalização. Assim que o projeto for concluído, Jorge Arouca encaminha para o gabinete do secretário Jorge Solla, a fim de que os recursos possam ser liberados.

Outra ação destacada por Jorge Arouca é o combate à dengue. Afirmou que esta é uma questão delicada e que necessita de atenção, colaboração e conscientização entre a Secretaria da Saúde, meios de comunicação e a população. Garantiu que para este trabalho estão sendo disponibilizados pelo governo do estado mais 50 agentes de endemias, aprovados em seleção, que após treinamento realizarão a prevenção e combate à dengue.

Prefeito entrega veículos e equipamentos à Guarda Municipal

Ao fazer a entrega de veículos e equipamentos à Guarda Municipal, o prefeito Newton Lima disse que a sua gestão também se preocupa com a manutenção e preservação do patrimônio público. “Esse convênio firmado entre o governo municipal e o Ministério da Justiça garantiu a liberação de recursos da ordem de R$ 680 mil para assegurar não só os bens públicos como também o dia-a-dia da população, sobretudo no âmbito de questões ligadas à segurança. O ato aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na praça J. J. Seabra, em frente ao Palácio Paranaguá.

Por sua vez, o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, ressaltou que a verba enviada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senaspi) resultou na aquisição de três veículos, três motocicletas, 10 bicicletas, equipamentos de monitoramento eletrônico e alarmes, comunicação, informática e de proteção individual. Ilhéus conta atualmente com 186 guardas municipais, com contingente integrado por homens e mulheres.

Marcelo Barreto explicou que com isso, a proposta é melhorar a capacidade de trabalho da Guarda Municipal. “O próximo passo da sua secretaria é realizar diagnóstico e elaborar o plano municipal de segurança pública. O objetivo dessas ações são a de mapear a cidade visando o desenvolvimento de planos e metas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados nessa área.

O secretário detalhou alguns pontos sobre a elaboração do diagnóstico e plano municipal de segurança pública. “O planejamento será de forma integrada com outros órgãos ligados ao setor. Assim, teremos a participação do Ministério Público, polícias Militar e Civil, conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente e representantes de instituições privadas. A ação será a fim de permitir maior eficiência na execução e beneficiar a população”.

Curso – Marcelo Barreto garantiu que parte da verba do convênio será destinada a curso de capacitação para a Guarda Municipal. Serão desenvolvidas atividades para possibilitar que o agente se habilite na questão de segurança pública. “Em paralelo a essas ações vamos executar o projeto de proteção dos jovens em território vulnerável”.

O objetivo é prestar assistência, através de programas de formação e inclusão social no município para 150 jovens expostos à violência doméstica, urbana ou que vivam nas ruas. Sua duração será de um ano e meio. Durante este período os jovens terão acesso a atividades culturais, esportivas e educacionais.

Projeto 5ª do Rádio – Gospel, acontece nesta quinta-feira

Dando continuidade ao “Projeto 5ª do Rádio-Gospel” criado pelo Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, com objetivo exclusivo de unir os profissionais cristãos da imprensa local para um momento de louvor, apresentação de músicos e bandas evangélicas em agradecimento ao Senhor da Vida. A 2ª edição-gospel acontece nesta quinta-feira, 25/11, a partir das 17h na Praça do Radialista, no centro da cidade.

Estarão se apresentando a Banda Criação Sou; Tiago e a Banda o Verbo; Gilmário e Banda; Banda Getesemane; Coral da Igreja Lindinpolis; Grupo de dança Rip-Rop-Dança prá Jesus; Grupo de dança Vaso de Alabastro; Grupo de Coreografia de Crianças da Assembléia de Deus. Apresentação Solo fica por conta do missionário Daniel, Tuca, Gustavo Matos, Antônio Batista, Dilson, Ariosvaldo e Marcos Silveira. Também estarão cantando para Jesus, as missionárias Irmãs Felicidade; Maria Valentim; Savana; Luciana Vitorino; Maria Augusta; Joseline Maria; Juliana, Rita de Cássia e finalmente, a cantora mirim de apenas 09 anos, Carina Monteiro, da Assembléia de Deus.

Neste evento já estão confirmados a presença de vários Pastores de congregações diversas, presbíteros e missionários de Ilhéus e Itabuna.

Para os coordenadores do evento, radialistas Pedro Oliveira e Rita de Cássia, este é um momento impar para que possamos estar em sintonia com o Senhor Deus. “Vamos agradecer ao Dom da Vida, por nossas famílias e por nossa cidade”, salientam.

O Projeto 5ª do Rádio – MPB e GOSPEL acontecem desde julho último, com grande número de freqüentadores, sendo mais uma opção de lazer dos munícipes. E, neste mês de dezembro próximo, não haverá nenhuma atividade na Praça do Radialista, devido ao trabalho de recuperação do jardim da praça e construção de dois sanitários públicos.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • EM SEIS DIAS?!? says:

    Em seis dias ocupando a cadeira de Newton Lima, o Dr. Mário Alexandre, terá tempo suficiente para fazer o que?
    Alguem poderá me responder?
    Só milagre!
    Mas, como Ilhéus é a terra dos Milagres…Veremos!!!

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia