AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Etapa do Projeto de mobilização social contra a dengue é realizada em Ilhéus
Saúde realiza atividades pelo Dia Mundial de luta contra a Aids.
População de Ilhéus recebeu diversos atendimentos no Projeto Viva Bem
Em Ilhéus, novos salva-vidas receberão treinamento nos dias 7, 8 e 9 de dezembro
Blog da Câmara de Turismo da Costa do Cacau já está disponível na Internet
Organização do Torneio de Pesca doa peixes para entidades beneficentes

***

Etapa do Projeto de mobilização social contra a dengue é realizada em Ilhéus

Ilhéus recebeu nesta segunda-feira (29), a visita de representantes da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem) e da Secretaria de Saúde do Estado para a realização de uma das etapas do projeto de mobilização social para a prevenção e o controle da dengue, executado em parceria com a Secretaria da Saúde do município. O grupo de trabalho executa esse projeto em 10 cidades baianas, incluindo Ilhéus. O objetivo é envolver a população nas ações contra a doença e formar articuladores que espalhem essa idéia em suas comunidades. O grupo permanecerá na cidade por dois dias.

No primeiro dia de trabalho foram agendadas a visitação de alguns bairros do município, como o Alto do Coqueiro, além das localidades do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória. Durante a visita, foi realizado um primeiro contato com os líderes comunitários locais para informá-los sobre o projeto e convidá-los para uma parceria de trabalho. Além disso, o grupo pode ouvir dos moradores quais as principais necessidades em relação ao combate à dengue, e observar a estrutura e localização dos bairros.
Ainda na tarde de segunda-feira, o grupo se reuniu com o secretário da Saúde, Jorge Arouca, para a apresentação e discussão do projeto, além de expor sobre o papel da mobilização. Estiveram presentes à reunião a diretora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, o médico da Vigilância à Saúde, Júlio Dias, o coordenador de campo da Dengue, Orlando de Souza, e o coordenador de endemias da 6ª Dires, Joselino Soares,.

Na terça-feira (30), das 8 às 11 horas, no auditório da Justiça Federal, foi realizada uma reunião com os agentes comunitários de endemias dos bairros selecionados para o projeto. Através de palestras e dinâmicas, os agentes foram levados a refletir sobre sua atuação como agente multiplicador para a mudança de hábitos e atitudes da população em suas residências, contribuindo para a prevenção e o controle da dengue. A reunião contou com cerca de 55 participantes entre agentes e supervisores de campo.

No período da tarde, as atividades continuaram com a realização de um encontro com a imprensa, com a presença de representantes da Secretaria da Saúde do Estado, como a coordenadora do Grupo de Trabalho Ampliado da Dengue, Elisabete França, e do Grupo de trabalho da dengue da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Melyssa Santos Neves. Também esteve presente o secretário da Saúde, Jorge Arouca, e o médico da Vigilância a Saúde, Júlio Dias.

Prosseguindo com as atividades da tarde, foram convidados representantes dos órgãos governamentais, empresas, associações, sindicatos e sociedade civil, para compor uma rede de parceiros que ofereça apoio às ações. Neste encontro, foi feita a apresentação do projeto e das atividades a serem desenvolvidas, demonstrando como essa parceria será realizada durante as ações de mobilização na cidade.

Saúde realiza atividades pelo Dia Mundial de luta contra a Aids.

No dia 1o de dezembro é comemorado o Dia Mundial de luta contra a Aids, e durante toda a semana, a Secretaria da Saúde de Ilhéus estará realizando diversas atividades voltadas para esta temática. O público-alvo escolhido para a campanha deste ano são os jovens na faixa etária de 15 a 24 anos. Segundo a equipe do centro de referência em DST/AIDS, a escolha dessas populações leva em conta critérios epidemiológicos e comportamentais. Os jovens, em geral, se expõem mais, possuem mais parceiros casuais, e 40% deles não fazem o uso do preservativo, forma mais eficaz de se prevenir contra a doença.

O tema para as atividades do Dia Mundial de luta contra a Aids é “o preconceito como aspecto de vulnerabilidade a Aids”. A escolha da temática tem como base a tendência de distanciamento e de negação dos jovens em relação às DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e em especial a Aids, o que costuma afastá-los de comportamentos seguros de prevenção e os aproxima de atitudes de preconceito em relação com vive com a doença.

As ações realizadas pela campanha objetivam assim dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/Aids, combater o estigma e a discriminação sofridas por pessoas que vivem com o vírus, além de fazer com que os jovens reflitam sobre seus próprios comportamentos. Frases como “A Aids está distante de mim, não faz parte do meu mundo e não me interessa. Será que isso é verdade? Será que isso não diz respeito a mim?”, ou “A Aids não tem preconceito, você também não deve ter’’, serão abordadas e discutidas durante as atividades.

Programação – Durante os dias 30, 1º, e 2 de dezembro, sempre das 9 às 17 horas, serão realizados atividades com a população no Centro da cidade, na rua Rodolfo Vieira. Dentre as ações estão o aconselhamento coletivo, o teste rápido diagnóstico para HIV, aconselhamento individual, entrega de material educativo e brindes com mensagem de prevenção, além da distribuição de preservativos.

Nesta terça-feira (30), a partir das 13 horas, na Faculdade de Ilhéus, zona sul da cidade, foi realizada uma oficina de sensibilização com professores do ensino médio, para lidar com a questão da sexualidade dos adolescentes na rede de ensino. Após essas atividades, foi oferecido um coffe-break com música ao vivo. A partir das 19 horas, realizada uma abordagem aos estudantes da Faculdade de Ilhéus, com convite para realizar o teste rápido e entrega de preservativos.

Nesta quarta-feira (1º), às 9 horas, será realizada uma caminhada com mini-trio, com saída do CAE III (antigo Sesp), na avenida Canavieiras, em direção ao centro da cidade para o início das atividades do dia. Já na quinta-feira (2), será promovida uma caminhada pelo comércio de Ilhéus, com a presença do Secretário da Saúde, o médico Jorge Arouca, e da equipe do Centro de Referência em DST/Aids, ONG’ S além dos profissionais de saúde.

População de Ilhéus recebeu diversos atendimentos no Projeto Viva Bem

Ao fazer um balanço das atividades que envolveram a terceira edição do projeto Viva Bem, na zona sul de Ilhéus, a diretora da escola municipal do Pontal, Marilene Cristina Sá Anunciação, uma das coordenadoras do evento, e a professora de educação física Rosa Malena Machnick, disseram que os trabalhos mais uma vez superaram a expectativa. “Agradecemos a presença dos moradores do bairro Hernani Sá e adjacências, pais, alunos e professores da rede municipal de ensino, além do apoio do Gapa-Bahia e do Núcleo de Educação e Promoção à Saúde de Ilhéus (Nepsi).

Marilene Cristina Sá Anunciação lembrou que “a participação de todos no projeto, a exemplo de técnicos-pedagógicos, pessoal de apoio da escola, empresários e a todos os parceiros que estiveram envolvidos direta ou indiretamente nos ajudando no sucesso do evento. Agradecemos ainda a comunidade que mais uma vez se preocupou com a importância da preservação do meio ambiente com base na temática ‘A saúde do planeta’. Creio que conseguimos levar a cada indivíduo o cuidado com o corpo e a proteção do planeta”.

Já a professora Rosa Malena Machnick afirmou que “temos a certeza que estamos no caminho certo, onde a convivência democrática fundamentada no diálogo, na interação e na tolerância esteve presente neste projeto. Isto só é possível por meio do trabalho em colaboração e parcerias. Com base neste contexto a escola municipal atua de forma critica e reflexiva sobre as principais temáticas que envolvem o ser humano em suas várias dimensões, principalmente no que tange à conscientização da preservação ambiental”.

Serviços oferecidos – Na praça principal do bairro Hernani Sá a coordenação do projeto Viva Bem disponibilizou a população serviços na área de saúde por meio de mutirão. Na oportunidade, levou vacinação, exames preventivos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, dentre outros.

Em Ilhéus, novos salva-vidas receberão treinamento nos dias 7, 8 e 9 de dezembro

O governo municipal já está preparando a cidade para a alta estação, período em que Ilhéus recebe todos os anos milhares de turistas vindos de várias partes do estado e do país. Aberto no último dia 16 de novembro, um processo de seleção pública simplificada viabilizou a contratação temporária de 40 salva-vidas, que estarão reforçando o trabalho de segurança nas praias locais. Com carga semanal de 44 horas e salário de R$ 510,00, acrescido das respectivas vantagens legais, os novos salva-vidas integrarão os quadros do município do próximo mês de dezembro até março de 2011.

Além do grau de escolaridade e da documentação exigida pelo edital, os 54 candidatos inscritos foram submetidos a uma prova prática, que incluiu a realização de duas atividades físicas. No dia 25 de novembro, com um percurso total de 2.400 metros, uma corrida foi realizada no Estádio Mário Pessoa. Já no dia 26, com 1.800 metros, o cronograma constou de uma prova de natação, que teve largada na praia do Pontal, em frente à Casa de Eventos Boca Du Mar, e chegada na praia da Maramata, Nova Brasília.

O secretário da Administração, Antônio Bezerra, informa que, em parceria com o Corpo de Bombeiros, será realizado um treinamento (para os 40 novos salva-vidas) e uma reciclagem (para os 35 salva-vidas efetivos). Ainda de acordo com Antônio Bezerra, o treinamento e a reciclagem acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, na própria sede da instituição, localizada na Barra de Itaípe, zona norte da cidade. Os novos contratados devem iniciar suas atividades no próximo dia 10, auxiliando um trabalho que vai da Ponta do Ramo, na praia no Norte, até Águas de Olivença, na praia do Sul.

Blog da Câmara de Turismo da Costa do Cacau já está disponível na Internet

Com o endereço www.turismocacau.blogspot.com, já se encontra disponível desde o final de outubro na Internet o blog da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, entidade que abrange os municípios de Ilhéus, Itabuna, Santa Luzia, Canavieiras, Una, Itacaré e Uruçuca. Além de diversas notícias e informações sobre o setor, a página destaca sites importantes, como Abav, Agência de Notícias do Sebrae, Capacitação em Turismo, Destinos Regionais, Ibahia.Com, Cadastur, Iesb e Ministério do Turismo, entre diversos outros.

De acordo com seu estatuto, a Câmara de Turismo da Costa do Cacau tem a missão de “apoiar e estimular o desenvolvimento do turismo sustentável na Costa do Cacau, através da implementação de um espaço de representação e articulação dos atores sociais, visando à discussão e gestão de estratégias voltadas para a cultura da cooperação”. Como objetivo, a entidade trabalha para “potencializar o desenvolvimento sustentável em sua área de abrangência, sob a ótica da gestão e do empreendedorismo, buscando sempre a integração das ações com a sociedade e com os governos Federal, Estadual e Municipal”.

A Câmara de Turismo defende suas propostas dando ênfase ao direcionamento dos programas de investimentos públicos (federal, estadual e municipal) para o âmbito das ações regionais do turismo; ajuste das ações de desenvolvimento dos destinos turísticos do estado para os corredores estruturantes regionais; e fortalecimento e integração da Cadeia Produtiva do Turismo. E mais: consolidação da Costa do Cacau pela identificação dos principais produtos turísticos diferenciados existentes no destino; promoção e inserção competitiva da Costa do Cacau no destino turístico do Pólo Litoral Sul e do Nordeste; preservação do meio ambiente e do patrimônio artístico, cultural e arquitetônico de sua área de abrangência; atração de novos investimentos complementares possibilitados na esfera da iniciativa privada.

Organização do Torneio de Pesca doa peixes para entidades beneficentes

A equipe “Barracuda”, formada por pescadores vindos do Rio de Janeiro, foi a grande campeã da 27ª edição do Torneio de Pesca da Gabriela, que chegou ao fim na manhã do último domingo (28). O grupo foi capitaneado pelo presidente da Seleção Brasileira de Pesca, Júlio Cesar Brito, que aproveitou para elogiar a competição. “A cidade de Ilhéus já se consolidou como uma das principais rotas de pesca do país. O evento é sempre bem organizado e a participação aumenta todos os anos”, ressaltou.

Ao todo, 43 equipes, com três integrantes cada, participaram da competição iniciada no sábado (27). A equipe Barracuda também faturou o prêmio na categoria masculino, enquanto que a segunda colocada foi a equipe ilheense Clupesil Laranja. O terceiro lugar ficou para a equipe Santo Antônio Amarelo e o maior peixe – uma arraia de 3.230 kg – foi pescada por David, da equipe Sabiá. No feminino a campeã Santo Antônio Lilás, seguido das equipes Santo Antônio Rosa e Gabriela.

Na categoria Juvenil, as equipes Clupesil Bronze e Clupesil Prata, conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente. Já na Senior o vencedor foi Santo Antônio Azul Senior, seguido de Santo Antônio Branco e Clupesil Verde Senior. Além da equipe carioca, o torneio contou com a participação de equipes de Salvador e dos estados do Espírito Santo, Alagoas e Sergipe.

Social – A prática esportiva não foi o único foco do evento, que também teve cunho beneficente. Durante os dois dias foram pescados 160 quilos de peixe, que foram doados a duas instituições assistenciais que atuam em Ilhéus.

No sábado (27), o presidente do Clube de Pesca de Ilhéus, Roberto Fraga, juntamente com mais membros do Clupesil fez a entrega de 75 quilos de peixe para o representante do Grupo de Apoio a Moradores de Rua, Luís Cunha. No domingo (28), 85 quilos de peixe foram doados ao Centro de Convivência Alegria de Viver, localizado no bairro Ilhéus II.