Durante este final de semana, chuvas fracas poderão ocorrer em áreas isoladas do litoral baiano, incluindo a cidade de Salvador e Região Metropolitana, devido ao calor e a umidade vinda do Oceano Atlântico segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

De acordo com a previsão, o céu deverá ficar com nebulosidade variável e a ocorrência de chuvas com intensidade variando de fraca a moderada na região Oeste da Bahia, enquanto que, nas demais regiões do Estado espera-se céu parcialmente nublado a claro.

O sistema responsável pela presença dessas nuvens é o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) associado à umidade vinda da região amazônica, que influenciará também as condições do tempo no setor oeste do Nordeste brasileiro. Este sistema meteorológico tem como característica o aumento de áreas de instabilidade em suas bordas e a inibição de nebulosidade em seu centro.

As temperaturas máximas previstas deverão variar de 27°C a 31°C nas regiões Norte e Nordeste da Bahia, enquanto que, nas demais regiões do Estado essas máximas permanecerão entre 25°C e 29°C. Já as menores temperaturas deverão ser registradas apenas nas áreas mais elevadas do setor centro-sul da Bahia, onde esses valores oscilarão entre 18°C e 21°C.

Maré

Entre os dias 17/12 (sexta-feira) e 19/12 (domingo), a elevação das marés deverá oscilar entre 1,7 m e 2,2 m (maré alta) em torno das 1h30 e 13h30 e entre 0,3 m e 0,7 m (maré baixa) em torno das 7h30 e das 19h30. Em toda a faixa litorânea da Bahia, a agitação das ondas será de intensidade fraca e a altura média em torno de 1,9 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs), durante este período, deverão ficar na categoria de intensidade extrema (com índices oscilando entre 11 e 12) em toda a região Nordeste do Brasil. Isto significa que, os cuidados de não se expor ao sol entre as 10h e 16h, usar protetor solar, bonés, óculos escuros e roupas leves, são recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção de câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.