WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


dezembro 2010
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  








LIXO, CIDADANIA, EDUCAÇÃO

É desgastante quando se aborda e discute um mesmo assunto, e o pior, quando não se vê nenhuma luz no fim do túnel.

O assunto que mais entristece as pessoas de bem da nossa cidade, é a proliferação do lixo, em todos os lugares e nas mais diversas dimensões.

Sinceramente, não sei o que está passando na cabeça de milhares de pessoas que resolveram viver intensamente com o lixo invadindo suas casas, as ruas, as avenidas, os logradouros públicos.

Um exemplo que marcou minha vida como cidadão, foi a batalha para eliminar o lixão da Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, aqui no nosso Pontal.

A Prefeitura, depois de muita insistência, resolveu adotar uma postura para o bem, acabou com o lixão e reformou todo o calçamento da referida artéria.

Nada mais me surpreende quando se trata de lixo. Depois do serviço realizado alguns moradores da dita rua já estão arrumando outros locais como pontos de lixo e entulho.

Nas fotos tiradas hoje, podemos ver o estado em que se encontra a Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, o lixo já tomando conta de um bom pedaço da sua extensão.

Não posso em hipótese alguma culpar a prefeitura pelo que está acontecendo, pois estas ações estão partindo de moradores do local.

À Prefeitura, cabe fazer um mutirão da limpeza, retirando toda a sujeira e colocar os fiscais para visitar as casas residenciais, exigindo que não será mais permitido jogar lixo e entulho em via pública.

As construções em nossa cidade estão pipocando por todos os lados, mas, pelo que se vê nas ruas, os proprietários estão agindo da pior maneira possível, espalhando entulho por todos os lados e sem serem importunados pela fiscalização municipal.

Ações isoladas como a que aconteceu recentemente nas praias da Zona Sul, têm um valor simbólico e educativo, mas infelizmente não conseguem demover que a falta de cidadania e educação prevaleçam.

O que fazer para minimizar o problema realmente não tenho uma receita mágica, pois educação, bons princípios e cidadania não se aprende nas escolas, uma parcela considerável do nosso povo está caminhando na contramão da história, melhor dizendo, está andando onde tiver mais lixo, quanto mais lixo melhor.

É a nossa cultura, o que fazer!


Veja fotos clicando AQUI e depois na seta para avançar.

9 respostas para “LIXO, CIDADANIA, EDUCAÇÃO”

  • Anne Pacheco says:

    Ze,
    mais uma vez você cumpre o papel de BOM CIDADÃO!
    As fotos indicam o local certinho para o início de um novo
    lixódromo. So depende dos ‘prefeituráveis’ tirarem as vendas para enxergarem
    o que acontece na cidade onde eles se orgulham de ‘serem’… onde estão!

  • Anísio J.S. Cruz says:

    Não há Poder Público, sem que haja cidadania, minha amiga Anne. Os prefeituráveis, os gestores, etc, são apenas parte do problema. A outra parte, como bem frizou o Zé Carlos, compete ao cidadão. Nós esquecemos as lições que recebemos de berço, ou nunca tivemos berço. Sei lá!
    O fato concreto é que o ilheense (nativo, ou não), não gosta mesmo de Ilhéus, como venho dizendo há muito tempo. No mais, é pregar no deserto, pois a falta de educação está contagiando, rapidamente, a todos.

  • Domingos D. Santos says:

    Na Av. Lomanto Júnior, há varios pontos em que foram jogados entulhos de construção e lixo na grama junto ao passeio. Tem gente que faz jardinagem, planta, capina, cuida e tem muitos que jogam lixo ali. Nesse ponto, a Prefeitura não tem culpa nenhuma. O problema é a falta de educação mesmo. O que a Prefeitura poderia fazer, é colocar em vários pontos da cidade, coletores de entulhos de contrução, que seriam aproveitados em aterros diversos, inclusive de obras particulares, com alguma contra partida. Tem cidades que possuem empresas que compram e vendem os entulhos de construção. Porém a não existência desses pontos coletores, não dá o direito de jogar os resíduos nas vias públicas.
    Domingos D. Santos

  • Anísio J.S. Cruz says:

    Aqui em Ilhéus, mais precisamente no Distrito Industrial, há uma empresa que possui caminhões com caçambas coletoras de entulhos, que disponibiliza o serviço para todos. Não tenho o número do telefone, no momento, mas não é difícil conseguir. Vejo com frequencia, alí no Jardim Savóia, a caçamba próximo a construções. Elas são recolhidas em horários combinados. Creio que o serviço deveria ser divulgado, ajudando assim a melhorar o aspecto da cidade.

  • Domingos D. Santos says:

    Em lugares estratégicos já escolhidos antecipadamente pela população, como por exemplo a Rua Brigadeiro Eduardo Gomes no Pontal, poderiam ser colocados conteiners para depósito de entulhos, com placas explicativas, datas de recolhimento e números de telefones. Além de amenizar e chamar a atenção para o problema, serviria para ajudar na orientação e educação desse povo tão carente de atos de civilidade.
    Domingos D. Santos

  • Melck Rabelo says:

    Zé Carlos Jr,

    Lixo, falta de cidadania, falta de educação, é dos próprios moradores da rua mesmo, que não ficaram satisfeito com a retirada do lixão do muro do CPMI, sempre estou ali naquela rua conversando com amigos, e tentando concientizar-los da importância de manter aquele local limpo.Sempre recebo a mesma resposta, colocamos lixo na rua porque temos autorização do projeto do ex-vereador Zé Fernandes(im-memoriam), que foi autor do projeto que autorizava aos moradores , carroceiros e caçambeiros a jogar entulhos naquele local.O projeto ainda esta em vigor na Câmara de Vereadores, não foi revogado.Me disse um antigo morador da rua que, a PMI coloque no local um coletor de entulhos para eles jogarem o lixo e resto de construções, que a PMI busque o coletor uma vez por semana, pois a maioria dos moradores não tem condições financeiras de pagar carroças e caçambas para buscar entulhos de resto de construção, que vão continuar a jogar os entulhos na rua mesmo e PMI que venha e faça a coleta.E mais me foi dito, se preciso for jogam no meio da rua para interditar o tráfego de carros no local.
    Enquanto isso, meu caro amigo vamos bater martelo em ferro gusa, até virar aço temperado.
    Melck Rabelo

  • Anne Pacheco says:

    Melck,
    No dia em que a Prefeitura resolver colocar coletor de lixo ainda vai ser pior. O coletor serve para lixo doméstico e não para entulhos, resto de construção, portas velhas, conf. fotos anexas. O caminhão do lixo passa regularmente todos os dias nesse local. O correto é uma fiscalização e penalidades para os infratores.
    O resto de construção deixado pela Secretaria de Obras foi retirado por uma patrol da prefeitura e no local não tem mais lixo.
    Inclusive nesse local (fotos anexas)tem uma casa que é de um político que não ganhou nessa eleição 2010, e pretende ser prefeito de Ilhéus, segundo informações obtidas através dos blogs.
    Ja pensou? Eu já!

  • Melck Rabelo/Anne Pacheco says:

    Muito bem expressado seu comentário, não tinha conhecimento que naquela rua mora um político, que disputou eleição neste ano e pretende ser prefeito de Ilhéus! A única pessoa que conheço naquela artéria envolvido com política é um amigo comerciante, pessoa que não fas nem admite que outros façam.Vou verificar o nome desse cidadão e listar sem nome na agenda com tinta preta, paranão esquecer o nome do porquinho da Rua Brig. Eduardo Gomes.Essa pessoa não merece ser prefeito de Ilhéus, nós não merecemos que essas pessoas tenham um convivio social, político representantivo em nossa cidade.No tempo certo na hora certa, revelamos o nome do porquinho a sociedade.Vai ganhar eleição, lá nos quintos dos infernos.A Secretária de Des. e Serviços Urbanos, Carlinhos Freitas tem tido problemas de gestão em sua pasta, não é lá uma Brastemp, mas na medida do possível tem atendido os pedidos e reclames da população,nem Jesus Cristo que não cometeu nenhum pecado agradou a todos,foi morto na cruz, para a remissão de nossos pecados.
    Melck Rabelo

  • Silvio says:

    Nao podemos empurrar tudo para o serviço público, se não cumprirmos a nossa parte, sermos cidadãos.

    O fato de pagar impostos não nos dá o direito de sujar as ruas peasseios e calcadas como bem entendemos.

    Enganam-se os que pensam que isso vem das camadas mais humildes da sociedade, muito ao contrário, as classes tidas com mais culturalmente esclarecidas são as que mais fazem errado.

    E o nossos logistas então, observem a sujeira que eles fazem.

    O poder público tem que executar mais também tem que fiscalizar e multar, multar sem dó, seja quem for.

    Conheço cidades onde o entulho de construção no passeio rende multa diária de 100,00,terreno sem limpeza e se não estiver devidamente murado, o proprietário também é multado diariamente, e pode ter seu imovel impdido para liberação de obras em caso de não pagamento da multa.

    Parece duro, impopular demais, mais só se educa os maus educados com o lixo e o descaso com o que é público pelo bolso, cadê o novo e moderno código de postura.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia