Rabat,
Meu amigo de um tempo que não volta mais: quando há trinta e cinco anos fazendo neste dois mil e onze quando chequei a Ilhéus…
Chegamos, Cesar Augusto Paraiso Martins que se foi. Faleceu o corpo. Augusto Cesar e eu de irmãos gemesos, chegamos e estamos aqui na terra de São Jorge dos Ilhéus até hoje. Não sei porque… Deixamos a terra onde nascemos. O certo é que aqui estamos.
Fomos Augusto e eu a Valença na semana passada para o casamento bonito da sobrinha Mariana da minha irmã das irmães a mais velha Ana Maria. Antes de partir, visitei Cesar um pouco desolado, mas visitei como sempre procurando uma solução para reviver sua alegria que voce conheceu: O CATEGORIA. Nada deu certo.
Voltei as pressas porque internado num hospital ele estava. Fiz de tudo, Augusto também.
Nestes poucos dias de uma perda irreparável, hoje pela manhã, adquirindo jornais O FOCO de Saldanha que cobriu o lançamento do meu novo Momentos, ao lado de José Carlinhos que o fez também, encontrei na banca de revista José Leite, meu visinho que disse:
Gentil, não sabia que Cesar se foi. Se soubesse ao sepultamento teria ido (muita gente não soube), na simplicidade da família de Valença, parte radicada em Ilhéus, não nos preocupamos tanto com divulgações… Nos preocupamos em acompanhar a partida do nosso irmão para mantê-lo na eternidade ao lado de DEUS e dos nossos pais que se foram.
Então, caro amigo dos momentos de lutas políticas e amizade sincera quando uma eleição perdemos, conclui que voce fez um SITE que Ilhéus e a Região lê porque é bom. Vi que o seu espírito e saúde, graças a DEUS, está presente entre nós num momento em que voce sobreviveu às turbulências da saúde que recuperou. Você é forte: Não se detenha como escreveu Madre Tereza de Calcutá. Vamos continuar vivendo até a hora de encontrar Cesar para dar a Cesar o que é de CESAR.
Meus dois livros que voce os conhece, escreví pouco para não cansar as pessoas. Por isso, vamos parar por aqui, pedinco-lhe que anuncie no seu SITE que a missa de sétimo dia de Cesar será terça-feira próxima às 19,30 horas na Igreja do Malhado do lado do Barravento (de velhos encontros) e tradições de Ilhéus. O Padre que vai representar a presença de DEUS, é Padre JOÃO OITICICA, também valenciano, nosso colega de infância e juventude que está sentindo demais a saudade de CESAR como nós e voce.
RABAT,
Do seu amigos de sempre,
GENTIL