AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


ExpoIlhéus se consolida como opção de Lazer e compras
“Saúde da Praça” superou expectativas e garantiu atendimento gratuito à população carente
Assistência Social discute reforma administrativa
Bolsa Família amplia horário de atendimento em Ilhéus
Guarda Municipal terá brigada de prevenção e combate a incêndios

***

ExpoIlhéus se consolida como opção de Lazer e compras

O prefeito Newton Lima, acompanhado dos secretários Emenson Silva (Assistência Social e Trabalho), Marconi Queiroz (Infraestrutura e Ações Regionais), Alisson Mendonça (Planejamento) e Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano), prestigiou a abertura da 18ª edição da ExpoIlhéus – Feira de Moda e Turismo. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira (17) e desde então, a avenida Soares Lopes – onde estão localizados os estandes da feira – vem recebendo um público bem acima do comum. Na opinião de Newton Lima, “a tendência é que esse movimento continue crescendo e não apenas na alta estação, já que as perspectivas para Ilhéus são as melhores possíveis”.

Newton refere-se aos empreendimentos que o município vem recebendo nos últimos meses, a exemplo de empresas do ramo de alimentação rápida (Bobs e Subway), medicamentos (Rede Pague Menos), cosméticos e de variedades (Lojas Americanas), entre outras. A participação de empresários de vários municípios baianos, como Vitória da Conquista, Jequié e Feira de Santana, além de comerciantes de outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, também foi bastante festejada pelo prefeito de Ilhéus. “O ramo de pousadas e hotéis e o de alimentação são bastante beneficiados com a estadia dessas pessoas que participam da feira”.

A promoção de Ilhéus como destino turístico também é um dos focos da ExpoIlhéus deste ano, que traz o estande da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), com o objetivo de orientar aos turistas os melhores restaurantes, lugares para visitar, pousadas e passeios para a região, “promovendo uma maior interação entre os empresários da cidade e os turistas”, afirmou uma das promotoras da ExpoIlhéus, Carla Ourives. O setor imobiliário é outro que participa da feira e vem aproveitando a grande movimentação de pessoas para divulgar novos empreendimentos na área.

Opções de lazer e compras para todos os gostos – Com uma estrutura formada por cerca de 60 estandes, o evento reúne novidades e diversidade em moda-praia, confecções, roupa íntima, calçados, acessórios, artesanato, livraria, produtos em couro, entre outros artigos. A feira conta com zona wi-fi, que disponibiliza acesso gratuito à internet para os visitantes e está disponível na área da praça de alimentação. Para ter acesso ao serviço de wireless gratuito é necessário que o interessado se dirija ao bar da praça da alimentação, para retirar uma senha. A praça de alimentação conta com bares, lanchonetes, estande especializado em queijos e vinhos, jogos eletrônicos, acesso ao parque de diversões, além de música ao vivo todas as noites.

A ExpoIlhéus conta segurança 24 horas e funciona diariamente das 17 às 23 horas até o dia 23 de janeiro. Na próxima sexta-feira (24), véspera de Natal a feira funciona das 17 às 21 horas e no dia 31, o horário extra de funcionamento volta a se repetir. O evento é realizado pela Associação de Indústrias de Ilhéus e conta com a parceria da AmBev, Faculdade de Ilhéus, Governo Municipal, Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e da Polícia Militar.

“Saúde da Praça” superou expectativas e garantiu atendimento gratuito à população carente

Mostrar na prática tudo o que aprenderam em sala de aula. Promover qualidade de vida e cidadania tendo os primeiros contatos com o público que passarão a atender ao longo de uma nova e promissora carreira profissional. Os estudantes do 7º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Madre Thaís (FMT), promoveram o Programa Saúde da Praça, em Ilhéus, numa parceria com a Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Saúde. Foi um sucesso. Em cinco horas de atividades, mais de mil pessoas foram atendidas por 60 estudantes, através de serviço de Atendimento Especializado (SAE) para mulher, distribuição de preservativos, atendimento e consulta de Doenças Sexualmente Transmitidas (DSTs), aferimento de pressão, medição da circunferência do abdômen, nível de glicemia, dentre outros serviços.

Dona Waldice dos Santos, 55 anos, descobriu em um exame de rotina que estava com a pressão alta. No estande de Hipertensão e Diabetes, foi aconselhada a ter mais cuidado para controlar o problema. Recebeu cartões informativos e orientações. “Agora vou me cuidar”, garante. Dona Maria Reis, de 57 anos, foi mais uma pessoa a receber atendimento. Ela circulou pelos quatro estandes, acompanhada do marido, Amadeu. “Eu me senti bem, muito bem-vinda e bem tratada. Vim passear no centro, passei por aqui e gostei. Ainda descobri que minha saúde está ótima”, comemorou. Durante toda a manhã de sábado (18), a população teve acesso gratuito a algumas vacinas fornecidas pelo sistema público de saúde, como a H1N1, hepatite, febre amarela, antitetânica e meningite e ganhou consultas gratuitas com especialistas, a exemplo da nutricionista Fernanda Wolff, que fez aconselhamentos sobre a melhor forma de se alimentar, e da especialista em fisiologia do controle da pressão arterial, Viviana Moreto.

O projeto é do curso de enfermagem da Faculdade Madre Thaís (FMT) e tem como objetivo aproximar seus alunos da população. “Diretamente, a feira proporciona uma interação com o público, fazendo com que nosso nível de conhecimento chegue de uma forma simplificada à população, atingindo nosso objetivo maior que é levar a saúde básica a todos, de uma forma humana e igualitária”, afirma Alana Miguel, aluna do sétimo semestre. Laíz André, também aluna da instituição, explicou que a feira foi uma idéia dos professores e a coordenação da faculdade, que estabeleceram o trabalho como meta de encerramento dos estágios supervisionados depois que os alunos do sétimo semestre passaram nos postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “O importante é que este é o nosso primeiro projeto aberto à comunidade”, elogia Laíz.
Mitchelangelo Catai, professor do curso de enfermagem da FMT e um dos responsáveis pelo projeto, informou que a média de atendimentos foi bem superior à previsão inicial, que era de 600 pessoas, o que demonstra a importância de se promover eventos deste porte para atender a uma população carente e uma demanda reprimida de pessoas que não conseguem ter acesso ao atendimento público. “A comunidade procurou nossos estandes por conta própria. Os alunos corresponderam com muito empenho, cumprindo a proposta da faculdade de levar o conhecimento adquirido em sala de aula de volta para a população”.

Levantamento de números
– A feira serviu, de acordo com os coordenadores, para mostrar à população como é possível ter uma qualidade de vida melhor quando se dá uma maior atenção à saúde. Mas não só isso. Para Magali Lavigne, coordenadora do curso, o evento ajudará no levantamento de dados que será feito pela instituição, sobre a saúde no município. “Esses números servirão como base para futuros trabalhos de nossos alunos”, explica.

Assistência Social discute reforma administrativa

O secretário da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Emenson Silva, vai entregar ao prefeito Newton Lima um relatório com o levantamento sobre a atual situação da secretaria. O relatório foi elaborado junto com os técnicos da Assistência Social, durante as reuniões concentradas realizadas durante os dias 17 e 18 deste mês. Segundo o secretário Emenson, o documento tem como objetivo principal identificar os problemas, tratar das questões emergenciais, para posteriormente realizar uma reforma administrativa.

Durante as reuniões foram discutidos os relatórios de diversos programas da secretaria, a exemplo do Pró Jovem, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Bolsa Família, entre outros. O secretário da Assistência Social, Emenson Silva, explicou ”que este é momento de averiguar as deficiências e identificar os profissionais que estejam fora do perfil, para que possamos sair deste caos administrativo”.

O secretário destacou a autonomia dada pelo prefeito para a realização desta reforma administrativa e afirmou que uma das exigências da nova gestão é que os coordenadores entendam a sua função dentro da dinâmica do programa social em que está incluído, para que na prática este possa ter um funcionamento efetivo junto à população. Para que esse objetivo seja alcançado, será desenvolvida uma formação e capacitação continuada dos profissionais envolvidos.

Programas – Um dos programas discutidos para a elaboração do relatório foi o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Uma das propostas para este programa é desmistificar o seu real objetivo e avaliar respectivamente o serviço de monitoramento seguindo as novas orientações técnicas. O secretário solicitou, ainda, que a equipe desenvolva a articulação e parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus para a realização de oficinas, desenvolvendo atividades como teatro e dança.

Já sobre o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), as discussões foram voltadas para medidas socioeducativas de adolescentes infratores. Para isto, será providenciada a organização da equipe técnica e de equipamentos, além de verificar o planejamento estratégico junto aos usuários do serviço. Emenson Silva foi enfático a ressaltar a importância e a necessidade de formalizar parcerias com órgãos a exemplo da Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Fundação Cultural, Sesi, Secretaria de Saúde, dentre outros.

Bolsa Família amplia horário de atendimento em Ilhéus

Com o objetivo de ampliar o atendimento às famílias de Ilhéus que ainda não realizaram o cadastramento ou recadastramento no Programa Bolsa Família e garantir que todas elas sejam beneficiadas até fim deste mês, quando o prazo para realizar os procedimentos se encerra, o programa estendeu seu horário de funcionamento até esta sexta-feira (24). Até quinta-feira (23), o setor estará à disposição da população das 7 às 17 horas e na véspera do Natal, o funcionamento será em horário normal: das 7 às 13 horas. A sede do programa está localizada na secretaria municipal da Assistência Social, rua Vereador Mário Alfredo, s/n.

Outro motivo para a ampliação do serviço é que a secretaria estará em recesso entre os dias 27 a 31 deste mês, voltando a funcionar normalmente a partir do dia 3 de janeiro. O secretário Emenson Silva afirmou que “daí necessidade de garantir que todos sejam contemplados, garantindo o benefício para os próximos anos”. Este ano, vários mutirões de cadastro e recadastro foram realizados e a intenção do secretário é que esta ação se amplie em 2011. “Mais comunidades, principalmente da zona rural, devem continuar sendo beneficiadas com este e outros serviços”.

O Bolsa Família é um programa do governo federal que procura beneficiar famílias que vivem em situação de pobreza, por meio da transferência de renda. O programa faz parte do Fome Zero, que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome. O Bolsa Família atende mais de 12 milhões de famílias em todo território nacional.

Em Ilhéus, 22.840 famílias estão cadastradas no programa, gerando movimentação financeira na cidade de R$ 620 mil por mês. O benefício varia entre R$ 22,00 e R$ 200,00, e para ter acesso é necessário que a família tenha uma renda mínima de até R$ 120,00 por pessoa, que será somada e dividida entre o número de moradores da casa. Se o valor encontrado se encaixar em algum perfil do programa, essa família deve se dirigir à secretaria de Assistência Social e Trabalho, levando todos os documentos dos familiares e solicitar a sua inclusão no Bolsa Família.

Guarda Municipal terá brigada de prevenção e combate a incêndios

Como parte do projeto de ampliar as ações da Guarda Municipal de Ilhéus, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito pretende criar no próximo ano a primeira Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios. Para isso, em parceria com o comando do Corpo de Bombeiros foram selecionados previamente 15 integrantes do efetivo que já receberam noções básicas principalmente na prevenção e combate a sinistros em área aberta na sede da unidade, na Barra de Itaípe.

Durante dois dias o sargento Elowilson Viveiros, com o auxílio de outros bombeiros militares, ministrou cursos teórico e prático utilizando técnicas com a ajuda de extintores – pó químico, CO2 e água – para debelar chamas provocadas por gás de cozinha, combustíveis líquidos, plásticos e papel. Ao final da capacitação o instrutor assegurou que aos poucos parte do efetivo perdeu o medo e todos já estão aptos para auxiliar o Corpo de Bombeiros em qualquer tipo de ação de combate a incêndios.

Atuação polivalente
– O secretário Marcelo Barreto afirmou que a proposta do governo é consolidar a nova tarefa da Guarda Municipal com o aproveitamento de parte do contingente também no auxílio de prevenção e combate a incêndios. Ele garantiu que a capacitação será um incremento importante para atuar o grupo de forma polivalente. Além da manutenção dos bens públicos agora tem a tarefa de auxiliar para evitar sinistros de qualquer natureza.