AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Entrega de certificados e apresentações marcam encerramento de oficinas
Parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Senac promove novos cursos em 2011
Saúde realiza oficina de avaliação para 2011

***

Entrega de certificados e apresentações marcam encerramento de oficinas

Foram encerradas nesta segunda-feira (20) as oficinas de Iniciação Artística da Fundação Cultural de Ilhéus. Mais de 100 alunos, distribuídos entre os cursos de bateria, violão, canto e coral, pintura em tela, desenho, pintura em tecido, arte em papel, restauração e interpretação teatral I e II subiram ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus para apresentar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo deste ano. Alguns trabalhos, como os de pintura em tela e em tecido foram expostos no primeiro andar do teatro. Os participantes receberam certificados.

O objetivo é revelar talentos e oferecer opção extra de renda. O presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, disse que “a metodologia aplicada permite a entrega dos alunos, a espontaneidade, a relação com o outro e o estar em cena, seja através do desenho, seja através do palco”. O evento contou com a participação do ator cover de Sílvio Santos, Emerson, que divertiu a plateia que prestigiou o evento.

Já o assessor cultural da Fundação, Pawlo Cidade, afirmou que “esperamos poder ampliar a oferta de vagas para o ano que vem. Estas oficinas se transformaram em referência para o público de todas as idades. A de teatro, por exemplo, já revelou atores globais, como é o caso de Fábio Lago”.

Apresentações no largo Cultural – Do lado de fora, o grupo da melhor idade da Associação Pré-Idosos do Sul da Bahia apresentou coreografia de Bianca Lavigne e Isabela Kruschewsky, tendo como tema o natal. Em fevereiro do próximo ano a Fundação Cultural inicia a inscrição para as oficinas de Iniciação Artística e a expectativa de Maurício Corso é que o número de integrantes das oficinas aumente ainda mais.

Parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Senac promove novos cursos em 2011

O prefeito Newton Lima deve assinar nos próximos dias o contrato de renovação da parceria entre o município de Ilhéus e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nos últimos anos, a aliança possibilitou o oferecimento de diversos cursos, muitos deles voltados para a qualificação da mão-de-obra que trabalha no setor turístico. No ano passado, entre outros, a secretaria municipal de Turismo em parceria com o Senac, ofereceu os cursos de guia turístico, camareira e reciclagem de garçom.

Na semana passada, o chefe de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo, Maurício Torres, se reuniu com a supervisora e com a gerente do Senac, Silvana Machado e Graça Rocha, respectivamente. Durante o encontro, com o aval do secretário de Turismo, Paulo Moreira, ficou acertada a continuidade da parceria. “Esta é uma aliança fundamental para que nós continuemos melhorando a qualidade dos serviços que, nos diversos segmentos envolvidos, são prestados aos nossos visitantes”.

A partir de janeiro de 2011, entre outras possibilidades que ainda podem ser formatadas a parceria Secretaria de Turismo/Senac promove cursos de garçom (com carga de 100 horas) e de atendimento ao público, que deve beneficiar guardas municipais e agentes de trânsito. “Além destes, bancado exclusivamente pela prefeitura, também já está garantida a realização de curso sobre o patrimônio histórico da cidade, a ser ministrado pela escritora e professora Maria Luiza Heine, visando capacitar os guardas municipais de Ilhéus”.

Saúde realiza oficina de avaliação para 2011

Com o objetivo de avaliar, problematizar e apontar proposições, a Secretaria da Saúde de Ilhéus promoveu nesta terça-feira (21), no auditório da Inspetoria da Fazendária da Bahia, no centro, uma oficina de avaliação e construção de perspectivas para 2011. O evento foi realizado durante todo o dia e reuniu a equipe gestora da secretaria, com diretores e coordenadores.

As atividades incluíram dinâmicas, trabalho em grupo e palestras com o assessor do Ministério da Saúde, Emerson Canonicci, que possui experiência na área de planejamento estratégico da saúde. Segundo o secretário municipal da Saúde, Jorge Arouca, que também participou das atividades, “esta é uma maneira de movimentar e criar motivação para o trabalho em equipe’’. Arouca ressaltou ainda que “através do levantamento e das proposições realizadas durante a oficina será possível implementar ações e um plano de contingência da crise na saúde publica”.

Durante a abertura do evento, o secretário enfatizou para a equipe a oportunidade de propor estratégias e diretrizes para 2011, com a finalidade de melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à população. Para o palestrante Emerson Canonicci, “é importante que a equipe entenda o momento em que vivem, para abrir assim a possibilidade de definir os caminhos a serem seguidos pela saúde no município”.