AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Em Ilhéus, atividade comercial segue sendo incrementada pela chegada dos cruzeiristas
Escolas matriculam alunos novatos a partir do dia 6
Fundação Cultural abre inscrição para oficinas de iniciação artística
Igreja Batista Lindinópolis apresenta sua Cantata de Natal neste sábado, dia 25

***

Em Ilhéus, atividade comercial segue sendo incrementada pela chegada dos cruzeiristas

O movimento nas lojas, restaurantes e cabanas de praia continua sendo incrementado pelos turistas que chegam ao município desde o último dia 12 de outubro através dos navios de cruzeiro da temporada 2010/2011. Com cinco paradas contabilizadas até o momento, a cidade vem recebendo uma média de 2.000 visitantes por transatlântico. Nesta quinta-feira (30), o Costa Serena, considerado o maior navio de cruzeiro da Europa, fará sua segunda parada no Porto Internacional, trazendo cerca de 2.600 turistas.

Quando descem no Porto de Ilhéus, os turistas são recebidos por ‘baianas’, ‘nacibs’ e ‘gabrielas’, entrando em contato, também, com a cultura, a história e as tradições do município através da apresentação de diversos grupos afro. Entre as inúmeras opções, os cruzeiristas podem conhecer as praias locais, o centro histórico da cidade e as fazendas e fábricas de cacau. Para isso, dispõem de vans, táxis e locadoras de veículos, além de operadoras que comercializam pacotes de passeios e excursões.

Considerado um dos mais luxuosos do mundo, o transatlântico Costa Serena virá de Salvador e terá como destino a cidade do Rio de Janeiro. Tecnologicamente, o Costa Serena, que acomoda quase 3 mil passageiros, é um dos mais avançados do planeta. Com foco na preservação ambiental, o gigantesco Cruzeiro possui uma tripulação treinada para desenvolver programas a bordo com o objetivo de levar uma maior conscientização aos passageiros sobre o papel que eles desempenham na proteção dos oceanos. O Costa Serena possui uma ampla tela de cinema ao estilo drive-in e é o único a ter a bordo um simulador de Fórmula 1. O Cruzeiro conta ainda com o maior spa flutuante do mundo, além de teatro com capacidade para 1.500 pessoas. O Costa Serena também possui 5 restaurantes, 13 bares, 5 jacuzzis, 4 piscinas (duas com tampas retráteis) e 6 mil metros quadrados em dois níveis, com ginásio, banhos, talassoterapia, salas de tratamentos e sauna, quadra de esportes, cassino e discoteca.

Paradas – As próximas paradas de navios no Porto de Ilhéus são as seguintes: Grand Mistral (01.01), MSC Orchestra (04.01), CVC Soberano (05.01), MSC Musica (06.01), Costa Serena (12.01), MSC Orchestra (13.01), Grand Mistral (16.01), MSC Orchestra (17.01), Costa Serena (19.01), MSC Musica (20.01), MSC Orchestra (24.01), Costa Serena (26.01), Grand Mistral (31.01), MSC Orchestra (31.01), Costa Serena (02.02), MSC Musica (03.02), MSC Orchestra (07.02), Costa Serena (09.02), MSC Orchestra (14.02), Grand Mistral (12.02), Aidacara (17.02), MSC Musica (17.02), MSC Orchestra (21.02), Vision Of The Seas (23.02), Costa Serena (23.02), Costa Serena (02.03), Grand Mistral (02.03), MSC Musica (03.03), MSC Musica (07.03), Costa Serena (09.03), Costa Serena (19.03), Costa Fortuna (21.03), MSC Orchestra (28.03) e, finalmente, Aidacara (14.04).

Escolas matriculam alunos novatos a partir do dia 6

Entre os dias 6 e 20 de janeiro, as unidades escolares que pertencem à rede municipal de ensino realizam matrícula para alunos novatos. Estão disponíveis cerca de 10 mil vagas que, de acordo com a secretária Municipal de Educação, Lidiney Campos, vão suprir a demanda existente em Ilhéus. “É importante ressaltar também que pais e responsáveis devem se dirigir às escolas mais próximas da residência do aluno, facilitando, assim, seu acesso à escola”.

Em Ilhéus, a rede municipal de ensino conta com 45 escolas e 8 unidades conveniadas. Os alunos da rede municipal tiveram até o dia 16 de dezembro para confirmar a matrícula para o ano letivo de 2011, que deve começar no dia 7 de fevereiro. De acordo com a responsável pelo setor de matrículas e estatística da Secretaria de Educação, Rita Cristina Machado Carvalho, pouco mais de 16. 300 alunos da rede confirmaram matrícula. “Os que ainda não confirmaram devem se dirigir, o mais breve possível, à unidade escolar que estuda e garantir sua vaga”.

No caso dos alunos novatos é necessário apresentar, no momento da solicitação de matrícula, histórico escolar ou atestado de matrícula, fotocópias do RG ou da certidão de nascimento, duas fotos 3×4 recentes, fotocópias do comprovante de residência e do RG e CPF dos pais ou responsáveis, além de comprovante de participação no Programa Bolsa Família (caso seja beneficiário) e pasta individual do aluno. A maior parte das escolas tem sistema informatizado. Dessa forma, dentro de poucos minutos a matrícula do aluno é efetivada. O mesmo procedimento de solicitação de matrícula também é válido para os alunos que buscam uma vaga numa das escolas localizadas na zona rural do município.

Fundação Cultural abre inscrição para oficinas de iniciação artística

A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) reabre, a partir de 1º de fevereiro de 2011, a inscrição gratuita para o projeto de oficinas de iniciação artística, que objetiva revelar talentos e oferecer opção extra de renda aos participantes. Para março, serão oferecidos cursos de pintura em tela, desenho, violão, bateria, restauração, canto e coral, interpretação teatral (adulto e infantil) e arte em papel (reciclagem). As aulas serão ministradas no auditório da instituição, nos turnos da manhã, tarde e noite.

O presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, espera que o número de participantes das oficinas seja bem maior que em 2010. Afirmou que “um dos nossos orgulhos é que a cada oficina realizada aqui em Ilhéus conseguimos revelar alguns nomes que chegam a despontar no cenário artístico do país. Dentre os muitos nomes que fazem sucesso lá fora lembramos o ator da Rede Globo, o ilheense Fábio Lago”.

Metodologia – Por sua vez, o assessor cultural da Fundação, Pawlo Cidade, relata que a metodologia aplicada nas oficinas permite um desenvolvimento espontâneo dos participantes, a relação com outros colegas de curso e a presença no palco. Cidade afirma que as oficinas de iniciação artística fazem com que os alunos sejam capazes de mostrar, de forma individual, as diversas e variadas ações do seu trabalho.

Igreja Batista Lindinópolis apresenta sua Cantata de Natal neste sábado, dia 25

A programação de eventos da cidade para o mês de janeiro será incrementada pela nona edição do “Vem Louvar Verão”, projeto concebido pela Igreja Batista Lindinópolis. A promoção, que no ano passado atraiu cerca de 12 mil pessoas, acontecerá na avenida Soares Lopes, ao lado da ExpoIlhéus, nos dias 28 e 29. De acordo com o coordenador do projeto, Paulo Sérgio dos Santos (Ceo), o evento contará com a participação dos ministérios Semeadores, de Eunápolis, e Sacerdórcio, de Ilhéus, além do cantor e compositor Irmão Lázaro.

“O Vem Louvar Verão é um projeto dirigido à família em geral. Durante as oito edições anteriores, fomos tendo, cada vez mais, a participação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, o que mostra a amplitude do evento”, comenta Paulo Sérgio. Segundo ele, o Vem Louvar continua sendo uma opção maravilhosa para os evangélicos, “mas, também, para todos aqueles que gostam de ouvir a Palavra de Deus, um testemunho ou um belo louvor”, completa.